Mercado
Por Meio Filtrante
Edição Nº 62 - Maio/Junho de 2013 - Ano 12
Confira as novidades no mercado industrial
BMW Group Brasil assina decreto e oficializa a fábrica no Brasil
Com a presença do presidente Arturo Piñeiro e autoridades do Governo, a fábrica brasileira da BMW é oficialmente anunciada.
No dia 08 de abril, o BMW Group Brasil (representado por: Arturo Piñeiro – presidente & CEO, Gerald Degen – diretor geral - fábrica BMW Brasil, Torben Karasek – CFO & diretor financeiro e administrativo, Gleide Souza – diretora relações governamentais e Mariana Roméro – comunicação corporativa) e o Governo do Estado de Santa Catarina, assinaram o protocolo de instalação da fábrica no Brasil.
A nova unidade fabril da BMW será instalada no município de Araquari, ao norte de Santa Catarina e às margens da BR-101. Segundo o presidente do BMW Group Brasil, até o final de 2014 modelos BMW fabricados no Brasil já estarão em circulação pelas ruas do país.
"A fábrica da BMW no Brasil significa seu compromisso profundo, acima de tudo, para o país, através das futuras relações com as cadeias de abastecimento locais, bem como a colaboração com parceiros industriais. Os investimentos para os próximos anos serão em torno de 200 milhões de euros e o planejamento inclui uma capacidade de produção instalada de 32 mil veículos por ano." diz Arturo Piñeiro, presidente do BMW Group Brasil.
"Um aprendizado fantástico com as nossas equipes. Um comprometimento exemplar de ambas as partes. Definitivamente, posso afirmar que, a BMW vai ajudar SC a trilhar, com sucesso, o caminho da Nova Economia." diz Paulo Bornhausen, secretario de Estado de Desenvolvimento Sustentável.
Durante a cerimônia, o ministro do Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, destacou a vocação de Santa Catarina para a indústria automobilística, assim como o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, que ratificou que a vinda da fábrica da BMW para o Estado tornará a região muito competitiva.
Desde 2011, várias discussões, idas e vindas de técnicos da BMW Alemanha e Brasil, diversas reuniões com os representantes do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e Ministério da Fazenda foram realizados. Como resultado deste trabalho, o BMW Group teve a habilitação ao programa INOVAR-AUTO publicada no Diário Oficial da União no inicio de fevereiro de 2013.
"Com a instalação da fábrica, mais de mil novos empregos diretos serão criados. Será também uma grande oportunidade para a área da educação, geração de emprego, intercâmbio cultural e transferência de tecnologia. Temos absoluta certeza, que com a continuidade do empenho de todos, faremos deste projeto, um "case" de sucesso", finaliza, Arturo Piñeiro.
Após o evento a FIESC (Federação da Indústria do Estado de Santa Catarina) recebeu os convidados para um breve discurso do presidente da instituição e do ministro Fernando Pimentel, onde a BMW foi homenageada e recebeu as boas vindas por parte da federação. Na sequencia foi servido um almoço com a presença do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel; CFO & diretor financeiro e administrativo BMW Group Brasil, Torben Karasek; a diretora de relações governamentais do BMW Group Brasil, Gleide Souza; o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias; o governador Raimundo Colombo, outras autoridades e industriais catarinenses.
Veolia Water mostra tecnologias para segmento mineiro em conferência no Peru
Líder mundial na prestação de serviços relacionados ao tratamento de água e efluentes líquidos, a Veolia Water destacou sua expertise no mercado minerador durante a Mine Water Solutions in Extreme Environments, primeira de uma nova série de conferências para analisar e compartilhar sucessos na gestão de água de mina em ambientes extremos que aconteceu de 15 a 17 de abril, em Lima, no Peru.
A Veolia Water Brasil apresentarou no estande seus cases e referências no segmento e as tecnologias para tratamento de águas ácidas de mina. "A Veolia quer aumentar seu raio de ação no mercado latino americano e as oportunidades de tratamento de águas para a indústria mineira são parte de um dos mercados estratégicos para nossa empresa", comenta Márcia Greco, gerente de desenvolvimento de negócios-Latam da Veolia.
Tecnologia N desenvolvida pela Flygt garante alto desempenho com economia de energia
Gerente comercial da Portobombas - representante da marca no RS explica porque a tecnologia não tem substituta no mercado.
Desde quando foi lançada em 1997 pela Flygt na Suécia, a Tecnologia N vem surpreendendo usuários que necessitam de bombeamento de esgotos contínuos e eficazes, 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Segundo o engenheiro Ricardo Regus, gerente comercial da Portobombas, empresa que representa e presta assistência técnica para Xylem no estado do Rio Grande do Sul há 40 anos, a Tecnologia N é o que existe de mais confiável e robusto para bombeamento de esgotos com grande quantidade de sólidos misturados, em especial lixo doméstico (sacolas plásticas, garrafas pet, etc), que não deveria passar pelo gradeamento da elevatória, mas na prática acaba chegando até a sucção da bomba. "A tecnologia patenteada N, incomparável no mercado internacional, garante que não ocorra perda de vazão por acréscimo de material às pás do impulsor, aumentando o consumo de energia pelo aumento do tempo de utilização da bomba, ou até mesmo o bloqueio do rotor e o desarme do equipamento por elevação da corrente elétrica ou aquecimento", explica.
Outras vantagens que tem feito da Tecnologia N, sem substituta no mercado, são o baixíssimo nível de manutenção e o alto retorno do investimento por conta da economia de energia proporcionada. Por isso, as bombas e os misturadores submersíveis Flygt são empregados com grande sucesso na drenagem de obras civis, na captação de água bruta, esgotos pluviais e cloacais, na mistura e homogeneização de tanques de tratamento de efluentes, elevatórias de esgotos de condomínios, loteamentos e na recirculação de lodos de ETEs e ETAs.
Regus ainda destaca a preocupação com os detalhes com que são projetadas e fabricadas as bombas e os misturadores submersíveis Flygt. "Para garantir uma vida útil maior, seus motores possuem isolamento classe H, selos mecânicos em carbeto de tungstênio, sensores térmicos e de umidade e relés de proteção, aços e ferros fundidos especiais de alto cromo, como o Hard Iron de dureza 60HRC de alta resistência à abrasão no bombeamento de esgotos com muita areia", finaliza.
BASF combina negócios de soluções para tratamento de água, campos petrolíferos e mineração a fim de apoiar as estratégias de crescimento
Soluções para tratamento de água e soluções para campos petrolíferos e mineração formam nova unidade de negócios global;
Medidas de eficiência para soluções para tratamento de água incluem a redução de colaboradores, mudanças no portfólio e investimentos específicos.
A BASF combinou seus negócios de soluções para tratamento de água e soluções para campos petrolíferos e mineração em 1º de abril de 2013 a fim de aumentar a eficiência e apoiar suas estratégias de crescimento. A nova unidade de negócios global está localizada em Ludwigshafen, Alemanha.
"Ao combinar os pontos fortes destes negócios, estimulando nossa abordagem de mercado focado e, ao mesmo tempo, aumentando a excelência operacional e de inovação, nós estamos em uma boa posição para desenvolver soluções inovadoras para as indústrias de tratamento de água, campos de petróleo e mineração", disse Hans W. Reiners, presidente da divisão de químicos de performance da BASF.
A BASF oferece uma ampla gama de produtos para os principais processos de tratamento de água industrial e municipal, produtos para a perfuração e acabamento de poços de petróleo e reagentes de processamento de minerais para a indústria de mineração. Todos os três negócios incluem partes da cadeia de valor de poliacrilamida (PAM). Com a combinação desses negócios, a BASF está adotando várias medidas para aumentar a eficiência e a excelência operacional em seus processos de PAM. Investimentos significativos estão planejados para melhorar o desempenho de plantas de produção existentes, criar capacidade adicional, fortalecer os esforços de P&D e estabelecer um novo processo de bio-acrilamida para favorecer a otimização de custos.
As medidas tomadas para aumentar a eficiência
Como parte de seu programa de melhoria operacional em todo o mundo para o seu negócio de soluções para tratamento de água, a empresa espera reduzir sua força de trabalho em cerca de 215 posições em todo o mundo. A maioria das medidas planejadas ocorrerá em Bradford e Grimsby, localidades do Reino Unido. "As abrangentes medidas planejadas são necessárias para alcançar a competitividade de custo. Estes esforços serão apoiados por investimentos consideráveis em novas tecnologias na Europa, assim como na América do Norte e em P&D", disse Reiners. A BASF espera concluir as medidas previstas até o final de 2015.
Dentro da futura configuração, a linha de produtos de PAM e as respectivas operações serão geridas em conjunto para todos os três negócios seguindo uma estratégia integrada de PAM que abrange ambas, PAM catiônica e aniônica, a fim de gerar um valor adicional.
Com a presença do presidente Arturo Piñeiro e autoridades do Governo, a fábrica brasileira da BMW é oficialmente anunciada.
No dia 08 de abril, o BMW Group Brasil (representado por: Arturo Piñeiro – presidente & CEO, Gerald Degen – diretor geral - fábrica BMW Brasil, Torben Karasek – CFO & diretor financeiro e administrativo, Gleide Souza – diretora relações governamentais e Mariana Roméro – comunicação corporativa) e o Governo do Estado de Santa Catarina, assinaram o protocolo de instalação da fábrica no Brasil.
A nova unidade fabril da BMW será instalada no município de Araquari, ao norte de Santa Catarina e às margens da BR-101. Segundo o presidente do BMW Group Brasil, até o final de 2014 modelos BMW fabricados no Brasil já estarão em circulação pelas ruas do país.
"A fábrica da BMW no Brasil significa seu compromisso profundo, acima de tudo, para o país, através das futuras relações com as cadeias de abastecimento locais, bem como a colaboração com parceiros industriais. Os investimentos para os próximos anos serão em torno de 200 milhões de euros e o planejamento inclui uma capacidade de produção instalada de 32 mil veículos por ano." diz Arturo Piñeiro, presidente do BMW Group Brasil.
"Um aprendizado fantástico com as nossas equipes. Um comprometimento exemplar de ambas as partes. Definitivamente, posso afirmar que, a BMW vai ajudar SC a trilhar, com sucesso, o caminho da Nova Economia." diz Paulo Bornhausen, secretario de Estado de Desenvolvimento Sustentável.
Durante a cerimônia, o ministro do Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, destacou a vocação de Santa Catarina para a indústria automobilística, assim como o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, que ratificou que a vinda da fábrica da BMW para o Estado tornará a região muito competitiva.
Desde 2011, várias discussões, idas e vindas de técnicos da BMW Alemanha e Brasil, diversas reuniões com os representantes do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) e Ministério da Fazenda foram realizados. Como resultado deste trabalho, o BMW Group teve a habilitação ao programa INOVAR-AUTO publicada no Diário Oficial da União no inicio de fevereiro de 2013.
"Com a instalação da fábrica, mais de mil novos empregos diretos serão criados. Será também uma grande oportunidade para a área da educação, geração de emprego, intercâmbio cultural e transferência de tecnologia. Temos absoluta certeza, que com a continuidade do empenho de todos, faremos deste projeto, um "case" de sucesso", finaliza, Arturo Piñeiro.
Após o evento a FIESC (Federação da Indústria do Estado de Santa Catarina) recebeu os convidados para um breve discurso do presidente da instituição e do ministro Fernando Pimentel, onde a BMW foi homenageada e recebeu as boas vindas por parte da federação. Na sequencia foi servido um almoço com a presença do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel; CFO & diretor financeiro e administrativo BMW Group Brasil, Torben Karasek; a diretora de relações governamentais do BMW Group Brasil, Gleide Souza; o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias; o governador Raimundo Colombo, outras autoridades e industriais catarinenses.
Veolia Water mostra tecnologias para segmento mineiro em conferência no Peru
Líder mundial na prestação de serviços relacionados ao tratamento de água e efluentes líquidos, a Veolia Water destacou sua expertise no mercado minerador durante a Mine Water Solutions in Extreme Environments, primeira de uma nova série de conferências para analisar e compartilhar sucessos na gestão de água de mina em ambientes extremos que aconteceu de 15 a 17 de abril, em Lima, no Peru.
A Veolia Water Brasil apresentarou no estande seus cases e referências no segmento e as tecnologias para tratamento de águas ácidas de mina. "A Veolia quer aumentar seu raio de ação no mercado latino americano e as oportunidades de tratamento de águas para a indústria mineira são parte de um dos mercados estratégicos para nossa empresa", comenta Márcia Greco, gerente de desenvolvimento de negócios-Latam da Veolia.
Tecnologia N desenvolvida pela Flygt garante alto desempenho com economia de energia
Gerente comercial da Portobombas - representante da marca no RS explica porque a tecnologia não tem substituta no mercado.
Desde quando foi lançada em 1997 pela Flygt na Suécia, a Tecnologia N vem surpreendendo usuários que necessitam de bombeamento de esgotos contínuos e eficazes, 24 horas por dia, 365 dias por ano.
Segundo o engenheiro Ricardo Regus, gerente comercial da Portobombas, empresa que representa e presta assistência técnica para Xylem no estado do Rio Grande do Sul há 40 anos, a Tecnologia N é o que existe de mais confiável e robusto para bombeamento de esgotos com grande quantidade de sólidos misturados, em especial lixo doméstico (sacolas plásticas, garrafas pet, etc), que não deveria passar pelo gradeamento da elevatória, mas na prática acaba chegando até a sucção da bomba. "A tecnologia patenteada N, incomparável no mercado internacional, garante que não ocorra perda de vazão por acréscimo de material às pás do impulsor, aumentando o consumo de energia pelo aumento do tempo de utilização da bomba, ou até mesmo o bloqueio do rotor e o desarme do equipamento por elevação da corrente elétrica ou aquecimento", explica.
Outras vantagens que tem feito da Tecnologia N, sem substituta no mercado, são o baixíssimo nível de manutenção e o alto retorno do investimento por conta da economia de energia proporcionada. Por isso, as bombas e os misturadores submersíveis Flygt são empregados com grande sucesso na drenagem de obras civis, na captação de água bruta, esgotos pluviais e cloacais, na mistura e homogeneização de tanques de tratamento de efluentes, elevatórias de esgotos de condomínios, loteamentos e na recirculação de lodos de ETEs e ETAs.
Regus ainda destaca a preocupação com os detalhes com que são projetadas e fabricadas as bombas e os misturadores submersíveis Flygt. "Para garantir uma vida útil maior, seus motores possuem isolamento classe H, selos mecânicos em carbeto de tungstênio, sensores térmicos e de umidade e relés de proteção, aços e ferros fundidos especiais de alto cromo, como o Hard Iron de dureza 60HRC de alta resistência à abrasão no bombeamento de esgotos com muita areia", finaliza.
BASF combina negócios de soluções para tratamento de água, campos petrolíferos e mineração a fim de apoiar as estratégias de crescimento
Soluções para tratamento de água e soluções para campos petrolíferos e mineração formam nova unidade de negócios global;
Medidas de eficiência para soluções para tratamento de água incluem a redução de colaboradores, mudanças no portfólio e investimentos específicos.
A BASF combinou seus negócios de soluções para tratamento de água e soluções para campos petrolíferos e mineração em 1º de abril de 2013 a fim de aumentar a eficiência e apoiar suas estratégias de crescimento. A nova unidade de negócios global está localizada em Ludwigshafen, Alemanha.
"Ao combinar os pontos fortes destes negócios, estimulando nossa abordagem de mercado focado e, ao mesmo tempo, aumentando a excelência operacional e de inovação, nós estamos em uma boa posição para desenvolver soluções inovadoras para as indústrias de tratamento de água, campos de petróleo e mineração", disse Hans W. Reiners, presidente da divisão de químicos de performance da BASF.
A BASF oferece uma ampla gama de produtos para os principais processos de tratamento de água industrial e municipal, produtos para a perfuração e acabamento de poços de petróleo e reagentes de processamento de minerais para a indústria de mineração. Todos os três negócios incluem partes da cadeia de valor de poliacrilamida (PAM). Com a combinação desses negócios, a BASF está adotando várias medidas para aumentar a eficiência e a excelência operacional em seus processos de PAM. Investimentos significativos estão planejados para melhorar o desempenho de plantas de produção existentes, criar capacidade adicional, fortalecer os esforços de P&D e estabelecer um novo processo de bio-acrilamida para favorecer a otimização de custos.
As medidas tomadas para aumentar a eficiência
Como parte de seu programa de melhoria operacional em todo o mundo para o seu negócio de soluções para tratamento de água, a empresa espera reduzir sua força de trabalho em cerca de 215 posições em todo o mundo. A maioria das medidas planejadas ocorrerá em Bradford e Grimsby, localidades do Reino Unido. "As abrangentes medidas planejadas são necessárias para alcançar a competitividade de custo. Estes esforços serão apoiados por investimentos consideráveis em novas tecnologias na Europa, assim como na América do Norte e em P&D", disse Reiners. A BASF espera concluir as medidas previstas até o final de 2015.
Dentro da futura configuração, a linha de produtos de PAM e as respectivas operações serão geridas em conjunto para todos os três negócios seguindo uma estratégia integrada de PAM que abrange ambas, PAM catiônica e aniônica, a fim de gerar um valor adicional.