Publicidade

Editorial

Pouca gente sabe, mas o mercado de filtros e sistemas de filtração no Brasil – avaliado atualmente em 9,2 bilhões de dólares, compreendendo os segmentos residencial, automotivo, industrial e tratamento de água (ETA e ETE)


Um mercado que cresce e aparece

Pouca gente sabe, mas o mercado de filtros e sistemas de filtração no Brasil – avaliado atualmente em 9,2 bilhões de dólares, compreendendo os segmentos residencial, automotivo, industrial e tratamento de água (ETA e ETE) – responde por cerca de 15% do mercado mundial, que gira em torno de 65 bilhões de dólares. A estimativa do mercado brasileiro ainda é tida como conservadora por boa parte das empresas do setor. Mas sem dúvida, é um número expressivo que mostra a força do nosso país, onde ainda há grandes e promissoras oportunidades de negócio. Afinal, os filtros são a cada dia mais indispensáveis para a manutenção da qualidade de vida e a preservação do meio ambiente. E como já dissemos anteriormente, essa tendência segue a máxima do nosso mercado: onde houver ar e líquido, haverá sempre o filtro.
Prova dessa realidade são os novos investimentos como os que retratamos nesta edição. Em nossa matéria de capa, apresentamos a nova fábrica da Divisão de Filtração da Parker Hannifin localizada em Arujá (SP), a Parker HDA, que torna o grupo o maior fabricante de filtros e acessórios hidráulicos no país. A Freudenberg também ampliou suas operações no Brasil com a inauguração de uma unidade produtiva em Jacareí (SP), dedicada à fabricação de filtros de ar e pó para a indústria automotiva, geração de energia, petróleo, fertilizantes, laboratórios, entre outras aplicações, o que ampliará a oferta de produtos para o setor e também contribuirá para o crescimento do mercado nacional, como você também acompanhará em nossas páginas.
No segmento automotivo, a Abrafiltros mostra que com vontade e trabalho de grupo – destacando a importância do diálogo - é possível coordenar esforços com o governo do estado de São Paulo, o que resultou na recente assinatura por um grupo de 13 empresas do setor, em complemento ao Termo de Compromisso assinado em dezembro para a coleta e reciclagem dos filtros do óleo lubrificante automotivo no estado através do programa Descarte Consciente Abrafiltros, que atende a legislação de responsabilidade pós-consumo desde julho de 2012 e também segue o mesmo caminho de sucesso com o governo do Paraná, onde foi iniciado em fevereiro deste ano.
Meio Filtrante traz ainda mais informações aos leitores, como a importância do Código de Limpeza ISO 4406:1999 em uma análise de óleo; o emprego do sistema de nanofiltração  em aplicações offshore; a cobertura da Automec 2013 e as novidades no mercado de filtros automotivos; tecnologia e inovação nos lançamentos da Feimafe 2013 e muito mais.

Boa leitura!

Rogéria Sene Cortez Moura

Editora


Editorial


Conselho Editorial:

Alexandre Borges; Alice Maria de Melo Ribeiro; Antonio José Monte; Atsushi Gomi; Caio Mello de Abreu; Carlos Augusto de Souza; Cláudio Chaves; Denis Beber Frada; Eduardo Pacheco; Francisco Gomes Neto; Genaro Pascale Neto; Geraldo Reple Sobrinho; Hercules Guilardi; Helmut Zschieschang; Hermann Queiser; Jeffrey John Hanson; José Luis Tejon Megido; Julio Trujillo; Luciano Peske Ceron; Mauro Urbinati; Marco Aurélio Rangel; Marco Antônio Simon; Nelson Roberto Cancellara; Paulo Roberto Antunes; Patrick Galvin; Pedro Verpa; Plínio Centoamores; Ricardo Saad; Tárcia Rita Davoglio; Tarcisio Costa; Valter Medina; Vinicius Stoco Patricio e Walter Luiz Polônio.


Colaboraram nesta edição:

Antonio Carlos Camargo, Sueli Curti e Manuella Curti de Souza (Grupo Europa); Sérgio Gazarini (Wega Motors); Abrafiltros (Diretoria); Fernando Dias (Teciam); Eng. Edison Ricco Júnior e Flávia Gill (Apexfil); David Siqueira de Andrade e Gabriela Oppermann (Supply Service); Juliana Araújo, Tathyana Prezotti e Alessandro Gaiotto (Bosch Rexroth); Gilberto Albertini e Maria Candida Stecca D’Angieri (Mann+Hummel Fluid Brasil); Simone Minhoto Queiroz e Carlos Alberto Teixeira Mourão (Tecfil); Edgard Luiz Cortez (Iteb); José Osmério Barbosa e Newton Feliciano Soares (Automotiv do Brasil); André Luis Moura e Valdir Montagnoli (Laffi Filtration); Kurt Dannegger e Alex Peixoto de Alencar (Hydac Tecnologia); Sérgio Moreira Monteiro e Vinicius Stoco Patricio (Parker Hannifin); Aldenir C. Montesso (Poli-Filtro); Waldynei Vitti Felice (Newtec); Paulo Vivian (Pall); Sidnei Escada Gomes (Cristal Componentes Técnicos); Felipe Pinto (Dow Water & Process Solutions); Claudia Boechat (Aker Solutions no Brasil); Delphine Durantel (Degremont); Eduardo Casimiro da Cruz (Delphi); Everaldo Fontana (Filtros Mil); Estevam Barna Junior e Fátima Regina Amadi (Magneti Marelli Cofap); Marco Antonio Calabrezzi (Affinia Automotiva); Talita C. Peres (KSPG); Raul Cavalaro (Mann+Hummel); Luiz Guilherme Poloni e Edison da Matta (Mahle Metal Leve); Caio Tsai (Seineca Brasil); Valéria (Filtran); Bruno Covas (Secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo); Otávio Okano, Flávio de Miranda Ribeiro e Nelson Roberto Bugalho (Cetesb); Helmut Max Zschieschang (Auto Mecânica Helmut Classic Cars); Marco Aurélio Rangel (Cummins Filtration); Luis Alberto Catânio (Hengst); Oswaldo Prats Filho (Siemens Industry); Claes Backlund (Atlas Copco); Edgard Dutra Jr. (Metalplan); Fabio Trocoletto Delgado (SMC); Sérgio Coca (Schunk); Parametric Technology Corporation (Hélio Samora) e Liliane Bortoluci (Reed Exhibitions Alcantara Machado).

Publicidade