9º Fórum De Compras & Sourcing Oferece Show De Palestras Internacionais
Por Meio Filtrante
Edição Nº 59 - Novembro/dezembro de 2012 - Ano 11
O encontro contou com a participação de mais de 400 executivos da área
O congresso organizado pelo Inbrasc (Instituto Brasileiro de Supply Chain) aconteceu na última semana e reuniu centenas de profissionais no Cenesp (Centro Empresarial de São Paulo), em São Paulo. Dividido em dois dias a edição deste ano foi ansiada principalmente pelos destaques internacionais. Os executivos Guy Cabana e Jeffery A. White considerados experts mundiais em negociação deram um espetáculo a parte.
Cabana que leciona no International Center for Research and Studiesin Management (CIREM) e no mestrado na Haut Etude Commercial (HEC), em Montreal falou sobre os segredos que envolvem uma negociação de sucesso. Além de abordar temas relacionados às ferramentas necessárias no processo da negociação e os passos para conduzir maior aceitação das suas ideias.
Com uma dose de humor, Guy comparou o processo de negociação com um jogo de frisbee, "negociar é como jogar fresbee, as duas partes ganham" e ainda complementou "negociar é criar escolhas, é satisfazer as necessidades, ter planos e construir confiança". De acordo com o executivo, para ter sucesso em uma transação, é necessário que o profissional disponha de três tópicos. "É indispensável que o negociador tenha em primeiro lugar a informação, em segundo o poder e por fim, tempo", afirmou ele. Além disso, na visão de Cabana é importante não almejar o poder, mas sim o controle da força.
O executivo Jeffery A. White que possui mais de 25 anos de experiência em gestão de riscos e compliance em compras, finanças de fornecedores e políticas de aquisição foi o outro destaque esperado pelos profissionais presentes no encontro. Jeffery explicou como identificar os riscos que precisam ser monitorados na área de suprimentos, as métricas que devem ser utilizadas no dia a dia e os fatores que levam a uma implementação de sucesso.
Além disso, o americano ilustrou o que é a conformidade de supply chain global. Segundo ele, é preciso planejar a conformidade desde o momento em que temos uma necessidade. "O comprador tem pouca responsabilidade sobre o produto, já o profissional de sourcing garante que o trabalho seja investido de maneira estratégica", afirmou.
Cases e painéis de debates
Além das atrações internacionais, o congresso apresentou cases ricos em conteúdos apresentados por empresas como Carrefour, Coca – Cola, Gafisa, Gol Linhas Aéreas, Jequiti Cosméticos, Hospital das Clínicas, entre outras.
Todos os cases foram apresentados de forma dinâmica, levantando e solucionando questões e dificuldades da área. Na visão de Ivan Veller Correa, gerente de Suprimentos da Jequiti Cosméticos, gerar valor para o negócio gerenciando bem os custos, conhecendo as margens de contribuição de cada produto e tornando a área de suprimentos estratégica dentro da empresa é uma das maiores dificuldades da área de compras atualmente.
Outros desafios e temas ligados ao sourcing como a relação com clientes internos, serviços logísticos, indiretos, matéria-prima e embalagens também foram discutidos em painéis de debates durante os dois dias de congresso.
O diretor de Marketing do Inbrasc, Henrique Gasperoni, esteve presente no evento. Segundo ele, o encontro superou as expectativas "O Fórum de Compras é uma das maiores oportunidades para o profissional de sourcing, tanto no sentido de reciclagem como na troca da relação profissional e networking".