Transparente Como A Água
Por Beatriz Farrugia
Edição Nº 58 - Setembro/Outubro de 2012 - Ano 11
Conheça a incrível história da jovem empresária Manuella Curti de Souza, que aos 28 anos assume o Grupo Europa e pretende iniciar um novo ciclo de expansão na empresa que se tornou sinônimo de purificadores de água
Um mundo com água pura para se beber. Por mais simples e bucólica que pareça essa frase, fato é que mais de um bilhão de pessoas não têm acesso a água potável. Embora o Brasil seja um país privilegiado, com cerca de 14% de toda água doce do planeta, também há problemas. Mesmo em regiões com excelência em tratamento de água, como no Sudeste, é grande a demanda por uma bebida palatável e, claro, potável. E é nesse sentido que a jovem empresária, que é adepta de conceitos conservacionistas, entende estar seu grande filão. "A água pura é algo esgotável, frágil e isso é um atributo que nos favorece", explica.
Segundo a empresária, do ponto de vista da gestão da empresa uma das principais preocupações é rejuvenescer a marca e se adaptar às novas tendências. "O mercado muda todo o tempo e o nosso setor mudou muito nos últimos cinco anos", diz. Um dos principais aspectos é a entrada de novos concorrentes, o que não é, na opinião da diretora-geral, algo ruim. "A concorrência é importante para o consumidor e para as próprias empresas porque assim nos obrigamos a sempre evoluir", destaca.
Um dos primeiros passos na direção das mudanças está no lançamento dos novos purificadores "Bliss", considerados como a linha de entrada para a marca. Uma das ações está justamente nas redes sociais, com uma Fan Page estruturada no Facebook que já conta, até o fechamento dessa reportagem, com 949 membros. Uma campanha cultural foi lançada, com a proposta de que os usuários enviassem a decoração ideal "para o seu Bliss". A nova linha conta com design arrojado, em várias cores e com um aspecto bastante ligado à juventude. O autor da foto com mais "curtidas", leva um Bliss na cor que quiser. Em junho, a comunidade contava com 481 membros. Em julho, somaram-se mais 133 e apenas nos primeiros dias de agosto, mais de 333 novos participantes aderiram à comunidade e à promoção. A página traz também uma série de dicas sobre hidratação e mensagens positivas sobre como preservar o mundo. Fotos de design e artigos descolados também fazem parte da estratégia que vem angariando seguidores por todo país. Desde 2010, o Grupo Europa lançou dois novos produtos. Além de implantar a Universidade Europa, que é um programa de treinamento e capacitação oferecido em plataforma EAD e em módulos presenciais.
Diretoria: Da esquerda para direita, de pé: Sr. Sérgio Bernardo - diretor industrial; Srta. Manuella Curti de Souza -
diretora geral; Sr. Victor Hugo - superintendente de recursos humanos; Sr. Júlio Nogueira - diretor comercial;
sentados: Sr. Antônio Carlos Camargo - diretor industrial e Sr. Carlos Quioshi - diretor administrativo e financeiro
Sócios: Srta. Nathália Curti de Souza;
Sra. Sueli Curti; Sr. Antônio Carlos Camargo
e Srta. Manuella Curti de Souza
Passagens tristes de uma família feliz servem como inspiração para dias melhores numa empresa que hoje só pensa no futuro.
Manuella é a quarta filha de um total de cinco filhos do casal Dácio e Sueli. Hoje, ela convive com sua irmã Nathália e sua mãe Sueli, pois seus irmãos mais velhos Flávia e Alex já são casados. Seu irmão Dácio Múcio de Souza Júnior faleceu de forma precoce, aos 29 anos, no fim do ano de 2009, após ser agredido por um segurança numa padaria em São Paulo. Contam os familiares que a situação abateu profundamente o patriarca da família, que meses depois não resistiu a um câncer agressivo e também faleceu. A história triste, que deixou saudades e lembranças serve como inspiração para levar adiante um sonho ancestral. Dácio Júnior estava sendo preparado pelo pai para assumir os negócios. Mas quis o destino, contudo, que tal missão fosse assumida pela ex-bailarina que agora pretende fazer do Grupo Europa o palco perfeito para que o sonho do pai e fundador seja levado adiante, afinal, o show nunca pode parar.
Manuella conta que as perdas sofridas em sua família são irreparáveis, mas que é grande a responsabilidade àqueles que têm o dever de levar adiante uma empresa a qual muitas famílias tiram o sustento. A transição aconteceu de forma organizada, apesar da situação adversa. Sem um gestor, a saída encontrada dava conta da criação de um Conselho de Administração formado por sócios, um diretor com muitos anos de casa e um conselheiro independente. Todas as decisões passaram a ser tomadas de maneira colegiada. Reuniões periódicas passaram a acontecer para definir as estratégias de negócio. O sistema vem dando certo há mais de dois anos. Na empresa desde 2007, trabalhando na área jurídica, Manuella não ocupava função administrativa. Mas, em meio à necessidade de aprimorar seus conhecimentos, pós graduou-se em Administração de Empresas, fez contatos e amadureceu sua percepção de mercado. "Eu pensava que nada daquilo podia se perder, afinal, meu pai dedicou a vida dele àquela empresa", relembra. Contudo, numa reunião entre os sócios da empresa, estabeleceu-se que a melhor opção para o Grupo Europa seria ter Manuella como diretora geral, em vez de contratar um executivo no mercado. "Eu sentia a vontade do meu pai de que a empresa permanecesse na mão da família", diz. "Por causa do trabalho, não convivi muito com meu pai até os 15 anos. Mas, hoje que ele não está mais aqui, vejo que aprendi muito com ele", afirma, emocionada. É nessa hora que a lágrima vira esperança.
Manuella Curti, fala sobre gestão e como a empresa continuará seguindo em acelerado ritmo de crescimento.
O período de transição da gestão do grupo ocorreu de forma tranquila e profissional, por isso a entrada de concorrentes não impactou o crescimento da empresa, que segue investindo em novos produtos, na Rede Exclusiva de Distribuição e na ampliação da fábrica.
O Grupo decidiu trazer executivos experientes do mercado para integrar a alta diretoria e entendeu que manter o controle executivo na família seria importante neste momento para preservar o DNA da empresa, que sempre prezou por alcançar os resultados respeitando as pessoas que integram a organização. Desta forma, por não ter vivido uma ruptura na gestão, a produtividade segue crescendo. Neste ano, esperamos crescer 20%.
Da Vinci, com foco em mulheres e homens acima de 25 anos. O menor produto com água refrigerada do mercado. O primeiro produto modular do mercado.
Bliss, voltado para jovens, pequenas famílias. O produto de entrada e, há que se destacar, com um designer todo especial que certamente atenderá ao gosto tanto de jovens quanto pessoas que busquem um produto de qualidade e que sirva como peça de decoração.
|
---|