Filtrado
Por Meio Filtrante
Edição Nº 59 - Novembro/dezembro de 2012 - Ano 11
O que acontece no mercado de filtros
Parker Hannifin adquire a Filtros Velcon
A Parker Hannifin expande sua atuação no mercado de filtração industrial e assina acordo para adquirir a empresa Velcon Filter do Grupo Sterling LP, os termos do acordo não foram divulgados.
A Velcon com sede em Colorado nos Estados Unidos da América opera globalmente com aproximadamente 300 funcionários e suas receitas até o final de 31 agosto de 2012, totalizaram US $ 115 milhões, dos quais 33% eram do segmento industrial da América do Norte e 67% do segmento industrial internacional. A empresa através de sua divisão de aviação, com as marcas Velcon e Warner Lewis, especializou-se no processo de filtração de combustível, engenharia e fabricação de produtos que filtram, purificam e removem a água e contaminantes do combustível. A divisão de filtros de processo da Velcon, através de sua marca Twin, fabrica e comercializa equipamentos e cartuchos de reposição para filtragem de óleo, filtragem líquida e filtragem de ar para mercados como Europa, Ásia, América do Norte e outros mercados internacionais.
"Esta aquisição nos proporciona uma posição de liderança na área da aviação e filtragem de combustível, que exige conhecimentos especializados e certificados," disse Peter Popoff, Presidente do grupo de filtração na Parker Hannifin. "Também reforçamos nossa atuação em mercados de filtros de processo aplicados em petróleo e gás, com a adição da marca Twin Filter. Estamos muito animados sobre a oportunidade de combinar nossos pontos fortes e estender nossas soluções para mais clientes e mercados" completou.
Veolia Water assume 100% do negócio ELGA no Brasil
Líder mundial na prestação de serviços relacionados a tratamento de água compra da Nova Analítica o direito de distribuição de ELGA Labwater, marca voltada para sistemas de purificadores de água para laboratórios.
A Veolia Water Solutions Brasil adquire o negócio ELGA Labwater da Nova Analítica e passa a cuidar de 100% da operação no mercado nacional. ELGA é uma marca global de purificadores de água para laboratório pertencente à Veolia, sendo que no Brasil os produtos eram comercializados pela Nova Analítica, que atua em distribuição de equipamentos e acessórios laboratoriais. No Brasil, a tecnologia ELGA está presente em clientes industriais e nos principais laboratórios da área diagnóstica.
"Acreditamos muito no negócio em função de dois fatores: primeiro porque temos espaço para aumentar nossa participação de mercado, assegurando um desenvolvimento no longo prazo. E também porque se trata de um setor com grande potencial de crescimento, tendo em vista o volume cada vez maior da população economicamente ativa com acesso à assistência médica, seja pública ou privada", afirma Francisco Faus, gerente geral da divisão Solutions da Veolia Water Brasil.
Faus acrescenta que o mercado vai se beneficiar com a centralização do negócio ELGA na Veolia. "O cliente passa a ter uma única entidade de contato, pois até então a linha era comercializada pelas duas empresas. Além disso, ELGA terá incremento de investimentos por parte do grupo, para aumentar o reconhecimento da marca dentro dos padrões da Veolia. Por fim, é importante ressaltar que a sinergia entre as duas empresas continuará, pois a Nova Analítica tem uma vasta base instalada, na qual outros serviços da Veolia podem ser oferecidos", complementa.
Na avaliação de Valter Pereira, gerente da Divisão de Bioprodutos da Nova Analítica, ambas as empresas terão ganhos com a transferência. "O core business da Divisão de Bioprodutos é a distribuição de equipamentos voltados para biologias molecular e celular, enquanto o principal mercado da Veolia Water Solutions é de purificação de água. Portanto, com a transferência do negócio, concentramos o foco nos equipamentos destas linhas e, por outro lado, a Veolia, com toda sua expertise, poderá fazer os investimentos necessários para que os produtos e serviços ELGA aumentem a sua participação no mercado, atendendo de forma ampla as necessidades dos clientes", garante Pereira.
A linha ELGA Labwater é formada pelas tecnologias Purelab, concebida para oferecer a pureza da água indicada para as aplicações laboratoriais específicas; CENTRA®, cuja função é produzir e distribuir água purificada para laboratórios individuais; MEDICA®, que garante a analisadores clínicos um fornecimento constante e confiável de água compatível para produzir e reproduzir testes de diagnóstico com precisão; e Biopure, voltada para limpeza e esterilização de equipamentos médicos reutilizáveis.
Telas em aço inox: versatilidade, filtragem precisa e menor risco de contaminação
Utilizadas na separação sólido/líquido, as telas de ranhuras contínuas em aço inoxidável produzidas pela empresa Equilíbrio, de Sertãozinho-SP ganham cada vez mais força no mercado pela versatilidade em atender os principais segmentos industriais. Além de integrar a produção verticalizada da empresa brasileira na composição das peneiras rotativas utilizadas com freqüência nas usinas de açúcar e etanol, as telas em aço inox também atendem com propriedade os segmentos de mineração, bebidas, alimentício, frigorífico e saneamento básico.
Para cada setor, a ferramenta possui uma função distinta. No caso das usinas sucroenergéticas, as telas operam na separação do caldo da cana e dos bagacilhos/minerais e também filtram a água de fuligem e as cinzas das caldeiras. No setor cítrico, separam o suco do bagaço da laranja e no segmento de frigoríficos contribuem na separação de resíduos das linhas verde e vermelha. Já, no setor de saneamento básico, atuam na separação dos efluentes. Segundo Danilo Daniel dos Santos, gerente da Equilíbrio, as telas em aço inoxidável possuem um alto grau de esterilização, minimizando riscos de contaminação e corrosão, uma das exigências dos setores que utilizam esse tipo de equipamento. Outra característica importante é uma maior durabilidade em vista do que existe no mercado. Ainda algumas usinas de açúcar e etanol fazem uso das telas de nylon na filtragem do caldo, produto com vida útil bem menor do que as telas de aço inox. No Brasil, segundo Santos, essa modalidade é pouco utilizada e em grande parte já foi substituída, diferentemente das usinas na América Latina que passam agora por esse processo de substituição.
A versatilidade das telas vai além do universo de setores no qual podem ser empregadas, chegando ao âmbito da sua configuração. O produto pode ser fabricado de acordo com cada aplicação, em diferentes gamas, aberturas, formatos e quantidade. "Essa é uma das facilidades das telas em aço inox. A praticidade em atender diferentes necessidades torna a tela especial e extremamente vantajosa para o setor industrial", pondera Santos.
Mercado
À parte do mercado sucroenergético, já que a tela é um dos itens vitais na fabricação das peneiras rotativas para esse setor e, estes, por sua vez, são os equipamentos de maior representatividade na linha de produtos da Equilíbrio, a participação das telas alcança hoje cerca de 15% nas vendas da fabricante brasileira e a tendência é que esse número cresça mais nesse ano. "Estamos empenhados em estreitar nosso relacionamento com setores que despontam em ascendência, como o setor frigorífico. As leis e a fiscalização cada vez mais severas vão exigir produtos que contribuam com a qualidade e não ofereçam riscos de contaminação como nossas telas", comenta.
Para isso, a Equilíbrio investiu na ampliação da capacidade produtiva das telas com a aquisição de um novo equipamento de fabricação de telas com tecnologia inglesa. O maquinário já chegou ao Brasil e deve entrar em operação até o final deste ano, colaborando para aumentar ainda mais a qualidade do produto e, igualmente, atender a demanda desses e outros mercados em crescimento. www.equilibrio.ind.br
Donaldson introduz tecnologia de filtração hidráulica nas OEM
A Donaldson introduziu o novo sistema de filtração hidráulica FLK de filtragem de pressão para os fabricantes de equipamentos originais (OEMs).
O sistema FLK é fabricado com os meios filtrantes Synteq Donaldson XP™ e pode ser usado em uma série de aplicações, incluindo veículos pesados e operações de mineração.
Os novos filtros FLK fornecem classificações mais elevadas de pressão de fadiga que os filtros tradicionais. O Sistema FLK é desenvolvido para obter uma fácil remoção da cabeça sem a necessidade de ferramentas especiais.
Os filtros FLK são fabricados com duas tecnologias, da Donaldson, o Synteq XP™ e RadialSeal™. A tecnologia de mídia filtrante Synteq XP™ proporcionam menor queda de pressão operacional, maior eficiência, filtração de arranque a frio superior, vida útil prolongada (até 2-3 vezes maior do que tradicionais meios filtrantes). Os sistemas RadialSeal™ criam um ambiente limpo, a vedação à prova de vazamento - sem contacto de metal-com-metal - que protege o sistema de contaminantes prejudiciais, impedindo a contaminação cruzada de óleo. RadialSeal fornece uma conexão robusta com resistência à vibração superior, tornando-se uma solução ideal para aplicações pesadas.
"Criamos os sistemas FLK para atenderem as demandas por melhores soluções hidráulicas que atendam aos requisitos para o menor diferencial de pressão, maior eficiência e vida útil mais longa", comentou Richard Lewis, gerente geral de filtração líquida da Unidade de Negócios de Produto.
A Parker Hannifin expande sua atuação no mercado de filtração industrial e assina acordo para adquirir a empresa Velcon Filter do Grupo Sterling LP, os termos do acordo não foram divulgados.
A Velcon com sede em Colorado nos Estados Unidos da América opera globalmente com aproximadamente 300 funcionários e suas receitas até o final de 31 agosto de 2012, totalizaram US $ 115 milhões, dos quais 33% eram do segmento industrial da América do Norte e 67% do segmento industrial internacional. A empresa através de sua divisão de aviação, com as marcas Velcon e Warner Lewis, especializou-se no processo de filtração de combustível, engenharia e fabricação de produtos que filtram, purificam e removem a água e contaminantes do combustível. A divisão de filtros de processo da Velcon, através de sua marca Twin, fabrica e comercializa equipamentos e cartuchos de reposição para filtragem de óleo, filtragem líquida e filtragem de ar para mercados como Europa, Ásia, América do Norte e outros mercados internacionais.
"Esta aquisição nos proporciona uma posição de liderança na área da aviação e filtragem de combustível, que exige conhecimentos especializados e certificados," disse Peter Popoff, Presidente do grupo de filtração na Parker Hannifin. "Também reforçamos nossa atuação em mercados de filtros de processo aplicados em petróleo e gás, com a adição da marca Twin Filter. Estamos muito animados sobre a oportunidade de combinar nossos pontos fortes e estender nossas soluções para mais clientes e mercados" completou.
Veolia Water assume 100% do negócio ELGA no Brasil
Líder mundial na prestação de serviços relacionados a tratamento de água compra da Nova Analítica o direito de distribuição de ELGA Labwater, marca voltada para sistemas de purificadores de água para laboratórios.
A Veolia Water Solutions Brasil adquire o negócio ELGA Labwater da Nova Analítica e passa a cuidar de 100% da operação no mercado nacional. ELGA é uma marca global de purificadores de água para laboratório pertencente à Veolia, sendo que no Brasil os produtos eram comercializados pela Nova Analítica, que atua em distribuição de equipamentos e acessórios laboratoriais. No Brasil, a tecnologia ELGA está presente em clientes industriais e nos principais laboratórios da área diagnóstica.
"Acreditamos muito no negócio em função de dois fatores: primeiro porque temos espaço para aumentar nossa participação de mercado, assegurando um desenvolvimento no longo prazo. E também porque se trata de um setor com grande potencial de crescimento, tendo em vista o volume cada vez maior da população economicamente ativa com acesso à assistência médica, seja pública ou privada", afirma Francisco Faus, gerente geral da divisão Solutions da Veolia Water Brasil.
Faus acrescenta que o mercado vai se beneficiar com a centralização do negócio ELGA na Veolia. "O cliente passa a ter uma única entidade de contato, pois até então a linha era comercializada pelas duas empresas. Além disso, ELGA terá incremento de investimentos por parte do grupo, para aumentar o reconhecimento da marca dentro dos padrões da Veolia. Por fim, é importante ressaltar que a sinergia entre as duas empresas continuará, pois a Nova Analítica tem uma vasta base instalada, na qual outros serviços da Veolia podem ser oferecidos", complementa.
Na avaliação de Valter Pereira, gerente da Divisão de Bioprodutos da Nova Analítica, ambas as empresas terão ganhos com a transferência. "O core business da Divisão de Bioprodutos é a distribuição de equipamentos voltados para biologias molecular e celular, enquanto o principal mercado da Veolia Water Solutions é de purificação de água. Portanto, com a transferência do negócio, concentramos o foco nos equipamentos destas linhas e, por outro lado, a Veolia, com toda sua expertise, poderá fazer os investimentos necessários para que os produtos e serviços ELGA aumentem a sua participação no mercado, atendendo de forma ampla as necessidades dos clientes", garante Pereira.
A linha ELGA Labwater é formada pelas tecnologias Purelab, concebida para oferecer a pureza da água indicada para as aplicações laboratoriais específicas; CENTRA®, cuja função é produzir e distribuir água purificada para laboratórios individuais; MEDICA®, que garante a analisadores clínicos um fornecimento constante e confiável de água compatível para produzir e reproduzir testes de diagnóstico com precisão; e Biopure, voltada para limpeza e esterilização de equipamentos médicos reutilizáveis.
Telas em aço inox: versatilidade, filtragem precisa e menor risco de contaminação
Utilizadas na separação sólido/líquido, as telas de ranhuras contínuas em aço inoxidável produzidas pela empresa Equilíbrio, de Sertãozinho-SP ganham cada vez mais força no mercado pela versatilidade em atender os principais segmentos industriais. Além de integrar a produção verticalizada da empresa brasileira na composição das peneiras rotativas utilizadas com freqüência nas usinas de açúcar e etanol, as telas em aço inox também atendem com propriedade os segmentos de mineração, bebidas, alimentício, frigorífico e saneamento básico.
Para cada setor, a ferramenta possui uma função distinta. No caso das usinas sucroenergéticas, as telas operam na separação do caldo da cana e dos bagacilhos/minerais e também filtram a água de fuligem e as cinzas das caldeiras. No setor cítrico, separam o suco do bagaço da laranja e no segmento de frigoríficos contribuem na separação de resíduos das linhas verde e vermelha. Já, no setor de saneamento básico, atuam na separação dos efluentes. Segundo Danilo Daniel dos Santos, gerente da Equilíbrio, as telas em aço inoxidável possuem um alto grau de esterilização, minimizando riscos de contaminação e corrosão, uma das exigências dos setores que utilizam esse tipo de equipamento. Outra característica importante é uma maior durabilidade em vista do que existe no mercado. Ainda algumas usinas de açúcar e etanol fazem uso das telas de nylon na filtragem do caldo, produto com vida útil bem menor do que as telas de aço inox. No Brasil, segundo Santos, essa modalidade é pouco utilizada e em grande parte já foi substituída, diferentemente das usinas na América Latina que passam agora por esse processo de substituição.
A versatilidade das telas vai além do universo de setores no qual podem ser empregadas, chegando ao âmbito da sua configuração. O produto pode ser fabricado de acordo com cada aplicação, em diferentes gamas, aberturas, formatos e quantidade. "Essa é uma das facilidades das telas em aço inox. A praticidade em atender diferentes necessidades torna a tela especial e extremamente vantajosa para o setor industrial", pondera Santos.
Mercado
À parte do mercado sucroenergético, já que a tela é um dos itens vitais na fabricação das peneiras rotativas para esse setor e, estes, por sua vez, são os equipamentos de maior representatividade na linha de produtos da Equilíbrio, a participação das telas alcança hoje cerca de 15% nas vendas da fabricante brasileira e a tendência é que esse número cresça mais nesse ano. "Estamos empenhados em estreitar nosso relacionamento com setores que despontam em ascendência, como o setor frigorífico. As leis e a fiscalização cada vez mais severas vão exigir produtos que contribuam com a qualidade e não ofereçam riscos de contaminação como nossas telas", comenta.
Para isso, a Equilíbrio investiu na ampliação da capacidade produtiva das telas com a aquisição de um novo equipamento de fabricação de telas com tecnologia inglesa. O maquinário já chegou ao Brasil e deve entrar em operação até o final deste ano, colaborando para aumentar ainda mais a qualidade do produto e, igualmente, atender a demanda desses e outros mercados em crescimento. www.equilibrio.ind.br
Donaldson introduz tecnologia de filtração hidráulica nas OEM
A Donaldson introduziu o novo sistema de filtração hidráulica FLK de filtragem de pressão para os fabricantes de equipamentos originais (OEMs).
O sistema FLK é fabricado com os meios filtrantes Synteq Donaldson XP™ e pode ser usado em uma série de aplicações, incluindo veículos pesados e operações de mineração.
Os novos filtros FLK fornecem classificações mais elevadas de pressão de fadiga que os filtros tradicionais. O Sistema FLK é desenvolvido para obter uma fácil remoção da cabeça sem a necessidade de ferramentas especiais.
Os filtros FLK são fabricados com duas tecnologias, da Donaldson, o Synteq XP™ e RadialSeal™. A tecnologia de mídia filtrante Synteq XP™ proporcionam menor queda de pressão operacional, maior eficiência, filtração de arranque a frio superior, vida útil prolongada (até 2-3 vezes maior do que tradicionais meios filtrantes). Os sistemas RadialSeal™ criam um ambiente limpo, a vedação à prova de vazamento - sem contacto de metal-com-metal - que protege o sistema de contaminantes prejudiciais, impedindo a contaminação cruzada de óleo. RadialSeal fornece uma conexão robusta com resistência à vibração superior, tornando-se uma solução ideal para aplicações pesadas.
"Criamos os sistemas FLK para atenderem as demandas por melhores soluções hidráulicas que atendam aos requisitos para o menor diferencial de pressão, maior eficiência e vida útil mais longa", comentou Richard Lewis, gerente geral de filtração líquida da Unidade de Negócios de Produto.