Diferença Entre Nominal X Absoluto

A eficiência de filtração é uma das características que distinguem um do outro


Diferença Entre  Nominal X Absoluto


A classificação da abertura do poro está relacionada ao tamanho da partícula específica que irá passar pelo meio filtrante. Os filtros nominais e absolutos se diferenciam por esta classificação, que demonstra o grau de eficiência da filtração, entre outros aspectos. Com a proporção Beta, também é possível conseguir uma melhor definição do produto e sua qualidade. As classificações, nominal e absoluta, seguem um critério para seleção de elementos filtrantes, conforme diz Carina L. de Macedo,  coordenadora de marketing com foco no mercado Food & Beverage da 3M Purification, área de negócios especializada em produtos e soluções para filtração, fruto da aquisição da Cuno em 2005, que uniu a inovação da 3M e conhecimento tecnológico da Cuno. Em um filtro nominal, o valor indicado é em micra. "Este valor é arbitrário, fixado de acordo com cada fabricante de filtro, e expressa a porcentagem de retenção em peso de um determinado tamanho de partículas", complementa Carina. Segundo Cassiana Marocci, gerente de vendas de Energy da multinacional americana Pentair Porous Media, empresa de tecnologia em separação de líquidos, sólidos e gases para as indústrias de refino, gás, química e geração de energia, a filtração nominal ou cartucho com grau de filtração nominal é um produto ou processo em que a filtração de uma partícula é definida apenas pelo tamanho da partícula a ser separada. "Por exemplo, quando se diz que um filtro é de 10 micra nominal, as partículas retidas por este filtro são de 10 micra, porém, uma porcentagem significativa abaixo e acima deste valor pode passar pelo filtro. Nos filtros nominais, considera-se uma eficiência de 90% a 98% na retenção desejada. Nos absolutos, a eficiência esperada é de, no mínimo, 99,9%", destaca.

Diferença Entre  Nominal X Absoluto Diferença Entre  Nominal X Absoluto


Já em um filtro absoluto, de acordo com Carina, da 3M, o valor expresso em micra refere-se ao diâmetro da maior partícula que poderá passar pelo meio filtrante em condições específicas de teste. "Geralmente, filtros com matriz consolidada e poros de tamanho uniforme e consistente possuem classificação absoluta", esclarece. Para Cassiana, da Pentair, a filtração absoluta ou cartucho de filtração absoluta é uma forma de designar o grau de filtração mais preciso do meio filtrante. "Um produto com especificação absoluta retém todas as partículas iguais ou maiores que o especificado. Assim, um filtro de 10 micra absoluto reterá todas as partículas iguais ou maiores que 10 micra. Independentemente do fabricante, a especificação absoluta garante a mesma eficiência filtrante do meio filtrante", assegura.
Os métodos de verificação do tamanho e eficiência de filtração mais utilizados em laboratório, conforme Cassiana, da Pentair, são os testes com contador de partículas. "Na produção, utilizam-se outros testes comparativos e mais práticos, como, por exemplo, Gas Flow Test e Bubble Point", informa.
Segundo Carina, da 3M, os filtros absolutos passam por testes de acordo com a norma ASTM STP 975. "Nossos filtros são testados por metodologia própria desenvolvida pela 3M Purification, que está totalmente de acordo com esta normativa", afirma.

Diferença Entre  Nominal X Absoluto Diferença Entre  Nominal X Absoluto Diferença Entre  Nominal X Absoluto

Aplicações
As aplicações dos filtros absolutos e nominais são específicas para cada caso pela diferença que apresentam no processo de filtragem. Os filtros absolutos, conforme a coordenadora de marketing da 3M, atendem aplicações críticas que necessitem de remoção mais eficaz de contaminantes acima de determinado valor. "Isso porque proporcionam um corte por tamanho de partículas bem definido, fornecendo uma remoção de contaminantes consistente e reprodutível durante toda sua vida útil", assinala. Já os filtros nominais, segundo ela, servem para aplicações nas quais o tamanho das partículas a ser removidas não é tão restrito a um valor. "As classificações dos elementos filtrantes devem ser usadas somente como um guia para estreitar a faixa de seleção. Um teste feito na aplicação real é o melhor método para avaliar seu desempenho", adverte.
Por outro aspecto, para Cassiana, da Pentair, todos os meios filtrantes podem atender à todas as aplicações. "A escolha para as aplicações está vinculada ao grau de filtração desejado, à eficiência a ser obtida, à qualidade do filtrado e ao custo da filtração", enfatiza. Não há dúvida também para a gerente de Vendas, que os produtos produzidos para atender uma especificação absoluta são mais avançados no projeto, nos testes, na fabricação e na qualidade em geral.


Diferença Entre  Nominal X Absoluto

Fator Beta
O coeficiente Beta, de acordo com Carina, da 3M, "é um método de classificação absoluta de filtros, importante por permitir, tanto ao fabricante quanto ao usuário, uma comparação precisa e representativa entre diferentes meios filtrantes absolutos". Segundo Cassiana, da Pentair, com a especificação de filtros ou meio filtrantes feita por meio da proporção Beta, é possível conseguir uma melhor definição do produto e sua qualidade, parâmetro que independe da nomenclatura adotada pelo fabricante.
A coordenadora de marketing, da 3M, explica a seguir como funciona o processo. O coeficiente Beta é determinado por testes que estabelecem a relação entre o número de partículas na entrada do filtro maiores que um tamanho específico com o número de partículas de mesmo tamanho ou maiores na saída do filtro, como descrito na fórmula abaixo:

Diferença Entre  Nominal X Absoluto

Por exemplo, se chegam 1.000 partículas maiores que 5 micra na entrada de um filtro e sai apenas uma partícula acima de 5 micra, o filtro é classificado como Beta 1000, equivalente a 99,9% de retenção.

Diferença Entre  Nominal X Absoluto

Por comparação, se chegam 1.000 partículas maiores que 5 micra na entrada de um filtro e saem 10 partículas acima de 5 micra, o filtro é classificado como Beta 100, equivalente a 99% de retenção.

Diferença Entre  Nominal X Absoluto

Toda e qualquer aplicação em filtragem deve ser analisada de acordo com a  finalidade do fluido a ser filtrado e a qualidade desejada deste filtrado, tanto os filtros nominais quanto os absolutos podem ser utilizados nas aplicações industriais, por isto é sempre importante consultar uma empresa especializada para o correto dimensionamento e determinação do melhor sistema ou tecnologia para sua empresa.

Publicidade