Editorial

Chegamos ao final de mais um ano e apesar das turbulências mundo a fora, o mercado de filtros teve novamente, saldo positivo. Num balanço informal acerca dos quatro segmentos que formam o nosso mercado.


Bom crescimento em 2014!

Chegamos ao final de mais um ano e apesar das turbulências mundo a fora, o mercado de filtros teve novamente, saldo positivo. Num balanço informal acerca dos quatro segmentos que formam o nosso mercado - filtros e purificadores de água; filtros automotivos; filtros industriais; e filtros destinados em aplicações para estações de tratamento de  água e efluentes - podemos estimar um crescimento em média de 5%. O destaque positivo fica para o segmento industrial, com empresas informando crescimento da ordem de 11%, enquanto o segmento de filtros para estações de tratamento de  água e efluentes registrou índice de crescimento de pouco mais de 3%, em função da falta de investimentos no setor.
Em meio a uma época de estimativas e previsões, um levantamento recente do IBGE aponta que os investimentos na economia brasileira de 2014 a 2017 deverão atingir R$ 3,982 trilhões, aumento de 26% em relação ao total realizado no país entre 2009-2012; a Anfavea projeta encerrar 2013 com crescimento de 11,9% em veículos produzidos e boas perspectivas para o próximo ano; sinais que demonstram que o mercado de filtros deve continuar em crescimento e manter o índice na casa dos 5% também em 2014. É importante lembrar sempre: onde houver ar e líquidos, sempre haverá a necessidade de filtros e sistemas de filtração.
Na última edição do ano, trazemos como matéria de capa o uso da nanofiltração na separação por membranas, abordando as principais aplicações e funcionalidades; nas demais matérias, a importância da capacidade de retenção em massa em elementos filtrantes hidráulicos; os dez anos do Laboratório de Tecnologia Oceânica - LabOceano; o emprego dos filtros tipo manga na redução de material particulado; a importância do filtro para um saboroso café; uma reportagem especial sobre como garantir maior pureza na água que bebemos; na seção Filtrado, o Multi-Filtro fabricado pela Mann-Filter; os novos filtros industriais para gases químicos da Freudenberg; a chegada da AWA Instruments ao Brasil; em Mercado, a marca de produção de 3 milhões de bombas de engrenagens pela Bosch Rexroth Brasil; a construção da nova fábrica de carros Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), com assessoria da Investe SP; Luiz Carlos Cabral assume a presidência da Daikin no Brasil;  o crescimento da produção de autoveículos segundo a Anfavea; e na seção Visão Empresarial, dicas para preparar empresas familiares para o caminho do sucesso.
Registramos aqui os votos de que todos possam encontrar o caminho da prosperidade em 2014, tanto no ambiente empresarial quanto no pessoal e familiar. Que o novo ano que se aproxima possa alavancar projetos e mostrar mais uma vez, a capacidade de superação dos brasileiros rumo a um futuro melhor.

Boas festas e um próspero ano novo! Nos vemos em 2014!

Rogéria Sene Cortez Moura

Editora


Editorial



Conselho Editorial:

Alexandre Borges; Alice Maria de Melo Ribeiro; Antonio José Monte; Atsushi Gomi; Caio Mello de Abreu; Carlos Augusto de Souza; Cláudio Chaves; Denis Beber Frada; Eduardo Pacheco; Francisco Gomes Neto; Genaro Pascale Neto; Geraldo Reple Sobrinho; Hercules Guilardi; Helmut Zschieschang; Hermann Queiser; Jeffrey John Hanson; José Luis Tejon Megido; Julio Trujillo; Luciano Peske Ceron; Mauro Urbinati; Marco Aurélio Rangel; Marco Antônio Simon; Nelson Roberto Cancellara; Paulo Roberto Antunes; Patrick Galvin; Pedro Verpa; Plínio Centoamores; Ricardo Saad; Tárcia Rita Davoglio; Tarcisio Costa; Valter Medina; Vinicius Stoco Patricio e Walter Luiz Polônio.

Colaboraram nesta edição:

Antonio Carlos Camargo, Sueli Curti, Manuella Curti de Souza e Maurício Fregnani (Grupo Europa); Sérgio Moreira Monteiro e Vinicius Stoco Patricio (Parker); (Filtermaq); André Luis Moura e Valdir Montagnoli (Laffi); Edgard Luiz Cortez (Iteb); Abrafiltros (Diretoria); David Siqueira de Andrade e Gabriela Oppermann (Supply Service); Edison Ricco Júnior e Flávia Gill (Apexfil); Aldenir C. Montesso (Poli-Filtro); Willian S. Castro e Luiza Machado (WMF Solutions); Sérgio Gazarini (Wega Motors); Juliana Araújo (Bosch Rexroth); (Agência Publicis); Maria Candida Stecca D’Angieri (Mann+Hummel Fluid Brasil); Simone Minhoto Queiroz e Carlos Alberto Teixeira Mourão (Tecfil); Dirk Muller e Dirk Stöcker (GKN); Claudio Chaves (Pentair); Felipe Pinto (Dow); Frank Lipnizki e Ana Dias (Alfa Laval); Alex Peixoto de Alencar (Hydac); João Carlos Mucciacito (CETESB); Denise Ritur (Melitta); Marcio Kreusch (Supremo Eireli); Rodrigo dos Santos (Planeta Água); Alexandre Tambasco (Lorenzetti); (Latina Eletrodomésticos); Mariana Pereira Alves (Sakura Nagaya); Eduardo Tomas (Airlink); Ricardo Fozzatti (Volans); Mary Nicoliello (FazINOVA); André Gonçalves (Mann+Hummel); Danil Lopes; Paulo Sérgio da Silva; Ronaldo Cezar Neves e Vanessa Aparecida Cavalcante Ramiris.

Publicidade