Sinais Que Indicam A Necessidade De Troca Dos Filtros Automotivos
Por Meio Filtrante
Edição Nº 65 - Novembro/Dezembro de 2013 - Ano 12
Os filtros automotivos têm papel fundamental no bom desempenho dos veículos. Cada um deles, seja o do ar, de cabine, do óleo ou do combustível, deve ser checado regularmente
Os filtros automotivos têm papel fundamental no bom desempenho dos veículos. Cada um deles, seja o do ar, de cabine, do óleo ou do combustível, deve ser checado regularmente para proporcionar o bom desempenho de sua função e a performance total do veículo. Porém, muitas vezes eles não são lembrados pelos motoristas e, quando utilizados além dos prazos especificados, podem trazer sérios problemas ao automóvel. Mas você sabe quais são os principais sintomas que indicam a necessidade de substituição destas peças?
Fique atento se o veículo apresentar aumento repentino no consumo de combustível, pois pode estar relacionado ao filtro do ar. Este, que tem como função reter as partículas contidas no ar aspirado pelo motor e cuidar para que somente ar limpo entre na câmara de combustão, se estiver muito sujo, pode provocar o aumento do consumo de combustível, pois a saturação do elemento filtrante faz com que o propulsor tenha que fazer mais força para puxar o ar.
Para veículos de passeio, a troca do filtro do ar deve ser realizada de acordo com recomendação do fabricante do veículo, ou no máximo após um ano de uso. Já no caso dos pesados, o período de troca é determinado pelo indicador de restrição do veículo, instalado próximo à saída de ar limpo da carcaça do filtro.
O filtro de cabine, quando em más condições, possibilita a ocorrência de mau cheiro no interior do veículo e perda de eficiência do ar-condicionado e embaçamento dos vidros internos. Isso ocorre pois o filtro de cabine tem a função de impedir o ingresso de fuligem, poeira e gases tóxicos resultantes de emissões veiculares em seu interior, garantindo a qualidade do ar para os ocupantes.
É possível constatar visualmente as condições dos filtros de cabine e do elemento filtrante do ar. Basta verificar a quantidade de sujeira depositada na superfície. Quando toda a área até o fundo das dobras estiver impregnada, a peça está saturada. Além disso, imperfeições na geometria das dobras, falhas na vedação e danos no papel indicam o fim da vida útil do filtro. No entanto, o prazo para trocas que consta no manual do proprietário deve sempre ser respeitado, independentemente da aparência da peça.
A perda de potência do veículo também pode indicar entupimentos em filtros do combustível fora das especificações. Quando isso ocorre, o motor passa a puxar mais ar que combustível e, com isso, o motorista é obrigado a acelerar mais, aumentando o consumo de combustível. Além disso, filtro de combustível saturado pode provocar o entupimento dos bicos injetores e a queima da bomba de combustível.
Assim como o filtro do combustível, a principal função do filtro do óleo é impedir o ingresso de impurezas no motor. Porém, os sinais de desgaste deste filtro não são tão claros. Por isso, recomendamos sua substituição a cada troca de óleo lubrificante, realizada de acordo com manual de manutenção do veículo. O óleo sujo utilizado além da quilometragem especificada pelo fabricante causa borra no motor e pode até fundi-lo. Além disso, a não troca do filtro reduz a durabilidade do óleo novo no motor.
Apontamos ainda algumas situações severas nas quais indicamos a troca do óleo e do filtro: em grandes centros urbanos, onde existem congestionamentos frequentes, apesar de este veículo não estar rodando, ele está com o motor ligado e com o óleo circulando entre as galerias e, por consequência disso, ele aquece e se contamina antes do prazo estabelecido pelo fabricante. Por isso que é muito importante fazer as manutenções preventivas antecipadamente neste tipo de situação.
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