Laboratório De Tecnologia Oceânica Completa 10 Anos
Por Meio Filtrante
Edição Nº 65 - Novembro/Dezembro de 2013 - Ano 12
O Laboratório de Tecnologia Oceânica - LabOceano - da COPPE/UFRJ completou dez anos de operação. A instalação, que é parte do Programa de Engenharia Naval e Oceânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro
O Laboratório de Tecnologia Oceânica - LabOceano - da COPPE/UFRJ completou dez anos de operação. A instalação, que é parte do Programa de Engenharia Naval e Oceânica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui o tanque oceânico mais profundo do mundo. Nada menos que 40 metros de comprimento, 30 de largura, 15 de profundidade e 10 metros adicionais em seu poço central. São 23 milhões de litros de água tratada, ou 10 vezes mais que uma piscina olímpica.
Estes números impressionantes estão por trás de um trabalho mais impressionante ainda. O laboratório é usado principalmente para pesquisas relacionadas à exploração de petróleo em águas profundas, ele foi desenhado para reproduzir as principais características do meio ambiente marinho e simular fenômenos que ocorrem em lâminas d’água superiores a 2 mil metros de profundidade.
Em escala 100 vezes menor, todas as condições climáticas e marítimas podem ser reproduzidas, incluindo ondas de até 50 metros de altura e ventos de até 400 km/h. Isso permite aos pesquisadores e às empresas que também "vivem no mar", como a Petrobras, simular situações extremas e aprender com elas, subsidiando a construção de navios, plataformas e outros equipamentos.
Movimentar essa quantidade de água requer mais que energia, requer alta tecnologia! E a Bosch Rexroth está presente neste desafio. São as tecnologias Rexroth as responsáveis pela geração de ondas deste incrível pequeno oceano e pela movimentação das plataformas onde são feitos ensaios relacionados ao transporte de gases liquefeitos.
Antes da instalação do LabOceano, que nestes 10 anos já realizou mais de 100 ensaios para empresas nacionais e estrangeiras, a finalização dos projetos era realizada em laboratórios na Europa. Conseguir simular no Brasil estas dramáticas forças em um ambiente controlado tem feito a diferença e o sucesso do país no competitivo mercado internacional de óleo e gás.
Bosch Rexroth Ltda |