Prejuízos Causados Por Uma Parada Improdutiva Dos Filtros Pode Chegar A Us$ 200 Por Segundo
Por Vicente De Aquino
Edição Nº 65 - Novembro/Dezembro de 2013 - Ano 12
Dependendo do tipo de filtro, sua qualidade irá interferir na expectativa de vida dos componentes, sistemas e maquinários ou nos produtos finais, bem como no tratamento dos resíduos de um determinado sistema de produção.
Você acorda cedo, toma o seu café da manhã, pega o seu carro, vai ao trabalho, liga o ar-condicionado para espantar o calor, faz uma pausa para comer o arroz e feijão no almoço e, ao final do expediente, resolve dar uma parada no bar para tomar aquela merecida cerveja. Todas essas atividades corriqueiras e realizadas quase que automaticamente dependem direta ou indiretamente da eficiência de processos de filtração, seja pela utilização de filtros produtivos (no caso da produção de determinados alimentos, gases e tintas onde há necessidade de limpeza/purificação prévia realizada por sistemas de filtragem) ou improdutivos (como nos sistemas hidráulicos e filtros para eliminação de poeira e de água para refrigeração).
Assim, dependendo do tipo de filtro, sua qualidade irá interferir na expectativa de vida dos componentes, sistemas e maquinários ou nos produtos finais, bem como no tratamento dos resíduos de um determinado sistema de produção. "Na indústria alimentícia, os filtros são imprescindíveis, não só por exigências legais ou normativas, mas por serem etapas essenciais no controle de pontos críticos do processo e por garantir as características organolépticas dos alimentos", explica Mariana Pereira Alves, analista de qualidade da empresa Sakura Nagaya Alimentos. Já os filtros improdutivos "são de extrema importância para a manutenção dos equipamentos industriais", de acordo com Edison Ricco Junior, engenheiro de aplicação da empresa Apexfil.
O tratamento dos resíduos industriais também é uma importante aplicabilidade dos filtros. "Com grande aumento da população, é cada vez mais comum vermos novas indústrias sendo criadas. Cada uma trabalha com um tipo de matéria prima diferente, o que resulta em uma grande diversidade de poluentes. Porém essa poluição só é prejudicial se não houver um tratamento adequado para os resíduos industriais, o que poderia causar danos à saúde e ao meio ambiente" ressalta Eduardo Tomas, diretor comercial da Airlink Filtros Industriais.
Assim, a filtragem de gases em indústrias químicas e farmacêuticas ou da névoa comum na indústria automobilística e que é produzida durante as operações de usinagem de metais quando o óleo é usado em resfriamento/lubrificação é fundamental. No primeiro caso, pode-se utilizar de filtros mecânicos e químicos para a atenuação dos gases, enquanto que na névoa de óleo instala-se normalmente um sistema de exaustão com filtragem mecânica.
Principais problemas nos sistemas de filtragem
Dentre os principais problemas apresentados pelos filtros improdutivos pode ser citado o desgaste prematuro de componentes provocado pela presença de particulado sólido, mas também falhas em válvula atrasando seu deslocamento, a perda de mobilidade de atuadores, o aumento de vazamentos internos nos componentes e até mesmo falhas de comutação ou atuação hidráulica. "A contaminação por particulado sólido em um sistema hidráulico é o principal motivador de falhas nestes sistemas e quanto maior o grau de sofisticação tecnológica, a pressão de trabalho e o índice de disponibilidade da máquina, mais apurado deve ser o nível de limpeza neste circuito", complementa Alex Alencar, gerente de produto- componentes-divisão Mobil da Hydac Tecnologia Ltda.
Edison Ricco ressalta os problemas ocasionados pela falta de manutenção dos filtros. "A falta de manutenção ocasiona uma alta taxa de perda de carga nos sistemas, e em muitas vezes, causa colapso nos elementos filtrantes prejudicando completamente os equipamentos. Isto ocorre pois a quebra do meio filtrante, muitas vezes, ocasiona uma passagem preferencial de fluxo de fluido sem a devida filtração, o que pode ocasionar falhas e prejuízos com a interrupção de funcionamento bem como o custos mais elevados para manutenções corretivas devido a passagem de partículas indesejáveis".
Ricardo Fozzatti, diretor técnico da Volans Comercial de Peças e Filtros, alerta para a necessidade de substituir os elementos filtrantes no momento certo e de se utilizar o filtro adequado ao equipamento. "Se o item comprado não atende à especificação pode haver desde prejuízo nos sistemas até danificação da máquina. Para ilustrar podemos citar os filtros em tela metálica onde é comum se utilizar telas diferentes às solicitadas".
Na produção de alimentos os principais problemas com os filtros estão relacionados à perda da integridade, como rasgo, rompimento ou quebra dependendo do material em questão. "Estas avarias normalmente são causadas por desgaste do filtro e/ou falhas no processo, influência dos produtos filtrados (matérias-primas ou produtos acabados) ou por inadequada manutenção dos equipamentos", relata Mariana Alves.
Manutenção e demais medidas preventivas
Devido a toda importância que possuem em diversas cadeias produtivas, os sistemas de filtragem devem sofrer manutenções periódicas para evitar paradas que interfiram no sucesso da produção. "Tomando-se como referência os equipamentos de alta disponibilidade como turbinas, prensas hidráulicas, máquinas injetoras de plástico e metais, redutores, compressores, laminadores, entre outros, é sabido que uma parada provocada pelo mau funcionamento do filtro hidráulico e/ou de lubrificação pode gerar custos não programados elevadíssimos ou mesmo acidentes", alerta Alex Alencar. Nos filtros hidráulicos, duas são as ferramentas de controle básicas: o calendário e a rotina de análises de contaminação. "De posse destas duas informações, o homem de manutenção pode conferir se a tecnologia do filtro selecionado é realmente a que consegue obter e manter o nível de limpeza desejado e pelo tempo mais longo em operação. De nada adianta um filtro com uma tecnologia que ofereça um grau de retenção superior à necessidade do equipamento em que está instalado, mas que tenha uma vida útil muito curta causando excesso de substituições de elementos filtrantes. O inverso também não é conveniente, pois um filtro de baixa capacidade de retenção, permite a passagem de muitos contaminantes e estes vão gerar mais sujeira num processo de reação em cadeia, provocando falhas nos componentes atendidos pelo óleo hidráulico e/ou lubrificante" explica Alex Alencar. Há também a necessidade de verificar o diferencial de pressão dos filtros. "Podem ser instalados manômetros que permitem mensurar a vida útil e evitar a saturação que poderia levar a uma parada inesperada por contaminação", alerta Eduardo Tomas.
Outro aspecto importante é ter conhecimentos do processo produtivo e do equipamento que se deseja proteger. "Um bom exemplo são os filtros para sistemas hidráulicos, em que é necessário um conhecimento prévio das características do óleo através da análise de contador de partículas, para prever qual o tipo de filtro é adequado à instalação. A falta de conhecimento do usuário levará à utilização de sistemas de filtração inadequados, com retenções mais fechadas do que o necessário, por exemplo, o que ocasionará perda de carga excessiva no sistema, forçando bombas e aumentando a temperatura desnecessariamente. Outro ponto importante é sabermos a quantidade de partículas em suspensão e o tamanho médio das partículas para a separação. Assim conhecer o sistema que será instalado, bem como sua eficiência influencia diretamente no seu custo final", explica Edison Ricco Junior.
Ricardo alerta sobre a importância de seguir as instruções dos fornecedores. "É preciso instalar um sistema de manutenção preventiva, ter contato com os fornecedores e conhecer o consumo anual de cada item da planta".
Perdas econômicas por paradas improdutivas
Quando os protocolos para as manutenções preventivas não são seguidos e paradas improdutivas ocorrem, as perdas econômicas são muito altas. "As falhas provocadas pela filtração hidráulica inadequada podem causar baixa produtividade, tolerâncias mais abertas no material produzido pelo equipamento, paradas não planejadas para manutenção corretiva, ou mesmo acidentes com perdas econômicas ou até mortes. Há no Brasil estudos desenvolvidos pelo setor siderúrgico que indicam que cada segundo de parada não programada pode representar aproximadamente até US$ 200,00. Isso traduz aquilo que as empresas que têm excelência na manutenção já constataram, isto é, o que importa não é o preço do filtro hidráulico, mas seu custo" diz Alex Alencar.
Edison Ricco reforça os prejuízos econômicos causados pelas paradas inesperadas. "O maior impacto de uma parada improdutiva é perda econômica, primeiro pela substituição de equipamentos quebrados ou danificados, com uma filtração ineficiente, e depois pela incapacidade de produção do equipamento em si. O prejuízo pode ser imenso, pois a retirada de um forno ou uma torre de processo, por exemplo, para a substituição e retorno pode levar muitos dias ou até semanas", relata.
O prejuízo é ainda maior porque a venda de muitos filtros industriais é feita esporadicamente. "Por esse motivo a manutenção programada e o estoque estratégico ou contrato de fornecimento são muito importantes. Alguns fornecedores garantem a peça em estoque e o preço fixo pelo período de contrato" diz Ricardo.
Além dos prejuízos diretos sobre a produção, o tratamento inadequado de resíduos por problemas nos sistemas de filtragem pode ser a causa de muitos problemas. "Muitas empresas não se atentam aos poluentes emitidos no meio ambiente, mas quando esta empresa sofre uma fiscalização dos órgãos competentes, normalmente são estipulados pequenos prazos para adequação do sistema de filtragem. Se eles não são resolvidos em tempo hábil a empresa pode ser interditada até conseguir cumprir com as exigências. Neste caso o prejuízo é imensurável e varia com o tamanho do sistema produtivo", relata Eduardo Tomas.
Na produção de alimentos há ainda perigos adicionais. "Além das paradas improdutivas, problemas como contaminações por perigos químicos, físicos ou biológicos são críticos podendo causar prejuízos ainda maiores" ressalta Mariana Alves.
Assim, para evitar todos os danos ao processo causados pelas interrupções não programadas a escolha dos produtos e dos sistemas adequados torna-se fundamental.
Dentre os principais fatores a se considerar estão a "idoneidade da empresa, a qualidade da matéria- prima e o atendimento às legislações vigentes" segundo Eduardo Tomas. Edison ressalta, mais uma vez, a importância da informação a respeito do sistema e do produto. "O mais importante é que o comprador/projetista/usuário tenha os dados necessários a respeito do fluido que deverá ser filtrado e até que ponto se deseja purifica-lo para que seja feito um projeto adequado de filtração. Só dessa maneira os imprevistos serão minimizados", afirma.
Para Alex, os órgãos de fiscalização do país ainda não têm um papel efetivo e, dessa maneira a busca por informações sobre o fornecedor aliado aos testes de campo são importantes. "Infelizmente no Brasil ainda não temos confiança nos órgãos de fiscalização e controle para contestar uma informação passada pelo fornecedor oportunista de filtros que promete aquilo que seu produto não consegue cumprir. Entretanto, o caminho de referência para o setor de compras é desenvolver um trabalho de pesquisa com o solicitante e monitorar o desempenho do filtro selecionado através de análises de contaminação rotineiras e conferir ao final de sua vida útil, qual foi, por exemplo, o custo de filtração desta alternativa. Esta avaliação é demorada, mas serve como parâmetro para melhorias contínuas, pois a tecnologia avança e o que foi referência há cinco anos, hoje já pode ser ultrapassado. O que não pode ser usado de maneira nenhuma como única referência de comparação é o preço de compra exclusivamente. Evidentemente, fornecedores sérios têm seus dados técnicos confiáveis, disponíveis ao público e baseados em ensaios padronizados como as ISO 16889, 3968, 3724, 2941, 2942 e 2943, mas nada se compara ao teste de campo nas condições reais de cada equipamento", afirma.
Contatos das empresas:
Airlink Filtros: www.airlinkfiltros.com.br
Apexfil: www.apexfil.com.br
Hydac: www.hydac.com
Sakura Nagaya: www.sakura.com.br
Volans: www.volans-filtros.com.br