Mercedes-Benz do Brasil comemora os 50 anos de sua linha de chassis de ônibus OF com motor dianteiro

Lançada com o modelo 1313 em 1971, a gama totaliza hoje mais de 256 mil unidades entregues em todo o País


REDAÇÃO AB

A Mercedes-Benz do Brasil está comemorando os 50 anos de sua linha de chassis de ônibus OF com motor dianteiro. De acordo com a fabricante, até hoje foram emplacados mais de 256 mil veículos montados sobre chassis dessa gama no mercado nacional, o que equivale a mais de 5 mil unidades por ano. Dentro da linha, a versão OF 1721 se destaca como a campeã de vendas, com mais de 99 mil modelos licenciados.

“Graças ao seu sucesso junto aos clientes, a linha OF sempre deu grande contribuição para a nossa liderança de mercado no segmento de ônibus, que se repete há 64 anos no País”, declarou Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nesses 50 anos, muitas empresas nasceram, cresceram e se consolidaram no transporte urbano e rodoviário utilizando esta família de veículos em suas frotas”, completou.

A montadora afirma que vem modernizando a linha OF a cada nova geração, a fim de proporcionar mais qualidade, eficiência e rentabilidade para os seus clientes, além de segurança para passageiros e motoristas. Prova disso, segundo a marca, é a evolução em peso bruto total (PBT) e potência do motor, assim como nas inovações adotadas, como motorização eletrônica, freios com ABS, retarder e suspensão pneumática exclusiva para as versões 1721 e 1724. Atualmente, o catálogo da linha OF conta com os modelos 1519 (urbano), 1519 R (escolar), 1621 (fretamento), 1721 e 1724 (urbano, rodoviário e fretamento, com opção de suspensão metálica ou pneumática).

IMPORTÂNCIA DA FÁBRICA 4.0

Outro capítulo importante nessa história de evolução da gama OF é a inauguração, em setembro passado, da linha 4.0 de produção de chassis de ônibus na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Trata-se da primeira do tipo no segmento no Brasil e a mais tecnológica, segundo a Mercedes-Benz. Graças aos avanços implantados, a montadora afirma que hoje produz chassis de ônibus com mais qualidade, confiabilidade e segurança. E mais: a nova linha e os recursos disponíveis permitem que a Mercedes-Benz tenha mais flexibilidade para atender as solicitações dos clientes não só do Brasil, como da América Latina, África, Ásia e Oriente Médio, mercados para onde a empresa exporta seus chassis.

A inauguração da linha 4.0 proporcionou à fábrica brasileira tornou a unidade de São Bernardo do Campo a nova referência mundial da marca. Isso reforça a importância estratégica do Brasil como o maior mercado de ônibus do grupo Daimler em todo o mundo – mesmo com a crise – além de ser o atual centro de competência da empresa para o desenvolvimento e produção de chassis de ônibus Mercedes-Benz.
 

Publicidade