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Foxconn entra na disputa de fabricação de carros elétricos

Empresa planeja fabricar veículos em sua fábrica no México ou nos Estados Unidos e está finalizando uma joint venture com a Fiat Chrysler Automobiles


REDAÇÃO AB

A Foxconn, o maior fabricante de celulares iPhone para a Apple, vai escolher entre o México e o estado de Wisconsin, Estados Unidos, como local da sua primeira fábrica de veículos elétricos neste ano, segundo a agência Bloomberg.

Como a empresa já possui fábricas nos dois países, ela poderia usar a estrutura, a mão-de-obra qualificada e os talentos de engenharia já existentes para dar início ao novo projeto, explicou o presidente da Hon Hai Precision Industry Co., unidade principal da Foxconn, Young Liu, em uma entrevista coletiva em Taiwan na terça-feira, dia 16.

Não é segredo que a Foxconn quer replicar o mesmo sucesso na produção dos iPhones com os automóveis, já que cada vez mais eles recebem um conteúdo tecnológico maior. Especialistas do mercado apontam a empresa como uma das cotadas para montar o carro elétrico que há mais de uma década a Apple deseja fazer (leia aqui).

ACORDOS COM FISKER E BYTON

Mas o presidente da Foxconn fez questão de fugir das especulações quando questionado sobre o assunto, dizendo apenas que o projeto do carro com a Apple divulgado era "um boato". Liu disse que a Foxconn está trabalhando na finalização de um acordo de joint venture com a Fiat Chrysler Automobiles, agora parte da Stellantis, e também está conversando com empresas americanas de automóveis elétricos com as quais ainda não anunciou acordos.

Segundo a Bloomberg, Foxconn assinou em janeiro um acordo de manufatura com a startup chinesa de veículos elétricos Byton para iniciar a produção em massa do Byton M-Byte no primeiro trimestre de 2022. Em fevereiro, ela fechou outro acordo com a startup americana Fisker para um modelo elétrico que será construído pela Foxconn e exportado para EUA, Europa, China e Índia. A produção está prevista para o quarto trimestre de 2023.

CRESCIMENTO DE CELULAR EM QUEDA

Em outubro, a empresa apresentou seu primeiro chassi de veículo elétrico e uma plataforma de software com o objetivo de ajudar os fabricantes de automóveis a lançar modelos no mercado com maior rapidez. No mês passado, Liu disse que dois veículos leves baseados na plataforma seriam revelados no quarto trimestre, com a Foxconn também planejando ajudar a lançar um ônibus elétrico na mesma época.

Liu ressaltou que a empresa tem como meta uma participação de 10% no mercado de carros elétricos e disse que ela poderia produzir uma bateria de estado sólido antes de sua meta originalmente declarada de 2024.

Ainda de acordo com a Bloomberg, a Foxconn está se voltando para os veículos à medida que o crescimento dos smartphones está parando. O volume de produção global de celulares, o principal negócio da empresa, caiu por três anos a partir de 2018, embora deva se recuperar este ano, conforme a demanda se recupera após a pandemia.
 

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