Publicidade

Queda no mercado de veículos leves continua sendo conduzida pela intensificação da pandemia

Com 87 mil emplacamentos de veículos leves em 11 dias úteis, houve queda de 22,3% sobre o mesmo período de 2020


PEDRO KUTNEY, AB (COM DADOS DA AUTOINFORME)

Foram emplacados 87.175 veículos leves na primeira quinzena de março, número 22,3% abaixo do registrado no mesmo intervalo de 2020 e 8,7% abaixo dos primeiros 11 dias úteis de fevereiro passado, quando foram licenciados 95.471 carros e utilitários, segundo números obtidos pela Autoinforme.

O movimento para baixo do mercado de veículos leves continua sendo conduzido pela intensificação da pandemia de coronavírus, que vem provocando restrições ao comércio e baixa da confiança do consumidor. Os fabricantes também não estão conseguindo atender toda a demanda, com interrupções na produção de algumas fábricas por falta de componentes, o que aprofunda a queda de emplacamentos.

FIAT E STRADA OCUPAM O TOPO DO RANKING DE VENDAS

A Fiat manteve um bom ritmo de vendas na primeira quinzena de março, com 20.795 unidades emplacas e 23,8% de participação, solidificando a liderança conquistada no último trimestre de 2020 e mantida no primeiro bimestre de 2021. A Volkswagen ficou na segunda posição na quinzena com 15.750 emplacamentos e share de 18%, enquanto a GM desceu ao terceiro posto com 12.494 carros vendidos, 14,3% do total no período.

Ao mesmo que ampliou sua liderança como marca, a Fiat colocou a picape Strada em primeiro lugar no ranking de veículos mais vendidos do País, ultrapassando o Chevrolet Onix, que este mês teve a produção interrompida na fábrica de Gravataí (RS) por falta de componentes eletrônicos, mas ainda manteve a segunda colocação e junto com o sedã Onix Plus (também sem fabricação no mês) em quinto e o SUV Tracker em 11º seguraram a GM na terceira posição entre os fabricantes.

A marca italiana mantém quatro carros entre os dez mais vendidos: Strada em primeiro, Mobi em quarto, Toro em sexto e Argo em sétimo (o Uno caiu para o 12º lugar). A picape da Fiat vendeu 5.490 unidades nos primeiros 11 dias úteis do mês, contra 4.858 do líder de 2020, o Onix que desceu para.

Para ficar em segundo, a Volkswagen teve apenas um carro entre os dez mais, o Gol na décima posição, mas como é dona de um grande catálogo tem muitos modelos na zona intermediária do ranking (oito modelos entre os 24 mais vendidos), o que ajuda a compor o bom volume da marca.

O HB20 manteve a terceira posição na primeira quinzena de fevereiro, mas com uma pequena diferença dos concorrentes Mobi, Onix Plus e Toro, todos na faixa das 3 mil unidades emplacadas. Destaque para o Creta, que entrou na lista dos dez mais e é o SUV mais vendido nesses 11 dias úteis com 2,9 mil emplacamentos. Os dois bons resultados sustentaram a Hyundai na posição de quarta marca mais vendida do País.

Publicidade