Geely anuncia joint venture para criar uma marca de carros elétricos para competir diretamente com a Tesla
Automotive Business -
Empresa é dona da Volvo Cars e agora vai lançar carros elétricos premium com nível de sofisticação igual da BMW e Mercedes
REDAÇÃO AB
A montadora chinesa Geely anunciou na terça, 23, uma joint venture para criar uma marca de carros elétricos que vai competir diretamente com a Tesla. A empresa, que é dona da sueca Volvo Cars e tem 9,7% da Daimler, confirmou o nome da nova divisão, que se chamará Zeekr e ficará posicionada como a mais luxuosa entre as fabricantes que fazem parte do grupo.
Li Shufu, fundador e presidente da Geely, nunca escondeu seu desejo de produzir carros "como a Mercedes-Benz" e agora terá a oportunidade de colocar sua ideia em prática com a Zeekr, que deve lançar seu modelo elétrico (ainda não revelado oficialmente) no terceiro trimestre deste ano.
O plano da Geely é abrir pequenos showrooms nos centros das cidades para vender os novos veículos elétricos a um preço fixo em vez de trabalhar com o formato tradicional da concessionárias, seguindo a mesma estratégia que fez a Tesla crescer no Estados Unidos e especialmente na China, que é o maior mercado de carros (convencionais e elétricos) do mundo.
Com a chegada da nova marca, o grupo terá a Geely na base, com veículos convencionais e mais baratos, e acima virá a Volvo, em um segmento mais premium combinando modelos a combustão, híbridos e elétricos. Em um patamar superior, haverá a Polestar, apenas com modelos elétricos (que dividirá sua plataforma e parte da identidade visual com alguns modelos da Volvo). No último degrau estará a Zeekr, apenas com veículos elétricos e com um nível de sofisticação acima da Tesla e semelhante ao das alemãs BMW e Mercedes.
Nesta terça, o grupo Geely também divulgou seu balanço, que registrou em 2020 uma venda de 1,32 milhão de veículos, abaixo do 1,36 milhão comercializado em 2019, portanto uma queda de 3%. A previsão para este ano será de 1,53 milhão. No entanto, seu lucro líquido caiu 32%, para um total de US$ 849,5 milhões.