Usiquímica se destaca como um dos maiores fabricantes de Arla 32

Produto utilizado para a redução de emissão de poluentes de acordo com os níveis de emissões estipulados pelo PROCONVE P7 – Euro 5


A Usiquímica, fabricante de produtos químicos, atuando na diversificação do portfólio para atender diferentes setores, está se destacando como um dos maiores fabricantes de Arla 32 (Agente Redutor Líquido de óxidos de nitrogênio automotivo) no Brasil. Solução composta por uma mistura de 32,5% de ureia premium, também chamada de ureia de alta pureza, e água desmineralizada, o Arla 32 foi introduzido no Brasil em 2012 para atender às exigências do PROCONVE (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores) P 7 – Euro 5 com objetivo de reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio. Segundo pesquisa da consultoria da Argus Media Group, o Arla 32 teve aumento de 17% na demanda nacional em janeiro 2021 com relação a janeiro de 2020 e projeção para este ano de crescimento de 20% no mercado.

Esse incremento, de acordo com a pesquisa, é diretamente proporcional à frota SCR que registrou incremento de 13% em relação ao ano de 2019 e reflexo do bom desempenho do setor agrícola que não parou durante a epidemia.

É o caso da Usiquímica, uma das maiores fabricantes do Arla 32, que registra aumento da produção nos últimos anos, comprovando que o crescimento da frota de veículos diesel atendendo às exigências do PROCONVE P7 movimentou o mercado do produto.

O Arla 32  age como um redutor dos gases poluentes emitidos pela queima do diesel nos motores a combustão. A sua composição química converte as moléculas de óxido de nitrogênio (NOx) em nitrogênio e água., substâncias inertes ao meio ambiente. Com isso, ocorre uma redução de até 95% das emissões de óxido de nitrogênio, uma substância extremamente poluente que atrapalha a realização da fotossíntese pelas folhas das plantas, já nos seres humanos pode causar doença pulmonares.

O consumo estimado de Arla 32 é de cerca de 3% em relação ao consumo de óleo diesel. Isso significa que para cada 30 litros de óleo diesel é esperado uso de 1 litro do reagente.

O reabastecimento deve ser realizado sempre que os indicadores no painel mostrarem uma baixa quantidade de Arla 32 no reservatório, pois, na falta do reagente, o veículo começará a perder potência, podendo chegar a 40% da sua capacidade.

Para se adequar a estas novas restrições, boa parte dos caminhões e ônibus, fabricados a partir de 2012, passaram a utilizar o ARLA 32. Foram desenvolvidas duas tecnologias – o sistema de escape dos veículos movidos a diesel –  o EGR e o SCR.

O sistema EGR – Recirculação de Gases de Exaustão – reduz a emissão de NOx por meio da diminuição da temperatura interna da câmara de combustão, ao promover a recirculação de parte dos gases de escape.

Enquanto isso, o Sistema de Redução Catalítica – SCR faz a conversão química dos óxidos de nitrogênio em água e nitrogênio. Para que esta reação ocorra, é pulverizado no catalisador um reagente, o Arla 32. Este sistema é considerado mais eficaz do que o EGR e por isso, mais amplamente utilizado nos veículos movidos  a óleo diesel

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