Neoenergia desenvolve equipamento para monitorar qualidade da energia elétrica fornecida
Portal Fator Brasil -
Criação é inovadora por fazer medições de oscilografias contínuas, utilizando técnicas de compactação de dados superior a referências internacionais
Iniciativa reforça um diagnóstico mais preciso do fornecimento de energia, localizando ocorrências em tempo real. Comprometida com a busca constante por inovação e prestação de serviço com qualidade, a Neoenergia está investido no desenvolvimento de um qualímetro, equipamento voltado a aferir a qualidade da energia entregue aos clientes. A criação é inovadora por fazer medições de oscilografias contínuas, utilizando técnica de compactação de dados com uma exatidão considerada superior a referências internacionais. O projeto faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Neoenergia, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e auxiliará a melhorar não apenas a qualidade do produto, como também reforçará a qualidade do serviço por meio do sistema de localização de faltas que integra o projeto.
O qualímetro é um equipamento instalado na rede que registra os parâmetros de qualidade da energia elétrica, identificando perturbações, tais como variações de tensão de curta duração (VTCD). Os modelos existentes atualmente só registram essas variações quando a variação de tensão acontece, o diferencial do qualímetro está no fato de realizar um acompanhamento contínuo possibilitando a realização de um diagnóstico mais preciso das ocorrências, além de garantir a existência do registro nos casos em que exista alguma demanda do cliente.
O projeto da Neoenergia utiliza a oscilografia contínua, uma forma de medição que oferece uma maior extensão de registro, ao captar a forma da onda de tensão e de corrente. — É como se o equipamento filmasse tudo o que acontece naquele ponto da rede e isso só é possível porque criamos uma tecnologia de compressão de dados que compacta a medição, assim, ele monitora continuamente a qualidade do produto — explica Gustavo Travassos, gerente do projeto e especialista da Neoenergia.
Outro ponto de destaque é a integração do qualímetro com um sistema de localização de defeitos em tempo real. Com isso, o operador tem acesso à informação na mesma hora para resolver a ocorrência o mais rápido possível. O sistema permite localizar diferentes tipos de situações, desde a ocorrência de curtos-circuitos provocados por galhos de árvores encostados na rede até ocorrências de rompimento de cabo. — Esse tipo de registro contribui para o plano de manutenção preventiva da companhia e o qualímetro se torna um aliado no reforço da qualidade do serviço — afirma o gerente corporativo de Pesquisa e Desenvolvimento da Neoenergia, José Antonio Brito.
O equipamento da Neoenergia está na fase de transformação do protótipo em produto. A previsão é que em 2023, 27 qualímetros serão entregues para serem utilizados nas distribuidoras da Neoenergia.