Nova edição no ar da Revista TAE

Permacultura representa uma visão abrangente relacionada à sustentabilidade


O saneamento em harmonia com a natureza e a sociedade

Permacultura é uma expressão originada do inglês “permanent agriculture” e significou inicialmente, “agricultura permanente”. Foi criada na Austrália na década de 70 por Bill Mollison e David Holmgren, evoluiu com o tempo e hoje representa uma visão abrangente relacionada à sustentabilidade, unindo práticas ancestrais aos modernos conhecimentos de diversos campos do conhecimento, aplicável em áreas rurais e urbanas.

Segundo Mollison, permacultura consiste na “elaboração, implantação e manutenção de ecossistemas produtivos que mantenham a diversidade, a resiliência e a estabilidade dos ecossistemas naturais, promovendo energia, moradia e alimentação humana de forma harmoniosa com o ambiente”.

O saneamento – normalmente relacionado à geração de resíduos e problemas – pode usufruir muito dessa técnica como mostramos em nossa matéria de capa, ainda mais em tempos nos quais a valorização e a importância do meio ambiente ganham relevância em todo o mundo. Assim, substitui-se o conceito ruim do esgoto pela positividade do saneamento ecológico que gera recursos, diminui a poluição, doenças e contribui para a manutenção do ecossistema e da própria natureza. É um conceito ainda inovador, que vale a pena conferir e empregar, seja nas pequenas ou grandes cidades.

E para nós, este mês de maio é ainda mais significativo: celebramos dez anos da Revista TAE, fruto de muitos esforços, trabalho e a superação de tantos desafios que nos conduziram até aqui, com um especial agradecimento aos nossos leitores, anunciantes, equipe de trabalho, parceiros e amigos, na certeza de que fazemos cada edição com muito carinho e dedicação.

Nesta edição trazemos ainda: operação de clarificadores e flotadores mais assertiva, rápida e segura; tratamento descentralizado, saída viável para universalização do saneamento; as mudanças e perspectivas do novo marco legal do saneamento; estações de tratamento de esgoto compactas, sistemas MBBR e as novas biomídias; saneamento engata com 13 milhões de crianças e adolescentes ainda sem acesso e precisa mostrar resultados; novo paradigma no saneamento: Estações de Tratamento de Esgoto Sustentável e muito mais. Contamos com vocês para muitos anos de sucesso e realizações, movidos pela paixão de evoluir sempre no compartilhamento de informações relevantes aos nossos leitores, para o desenvolvimento do saneamento no Brasil e no mundo.

Clique aqui e boa leitura!

Rogéria Sene Cortese Moura
Editora
 

Publicidade