Qatar Petroleum fecha acordo com a Shell
Revista Fator Brasil -
Para se tornar parceira em dois blocos de exploração na costa da República da Namíbia
A Qatar Petroleum celebrou um acordo com a Shell para se tornar parceira em dois blocos de exploração na costa da República da Namíbia.
Nos termos do contrato, que está sujeito às aprovações habituais, a Qatar Petroleum terá uma participação de 45% na licença de exploração PEL 39 pertencente ao Bloco 2913A e Bloco 2914B, enquanto a Shell (a Operadora) terá uma participação de 45%, e a National Petroleum Corporation of Namibia (Namcor) deterá os 10% restantes.
Comentando sobre o acordo, Sua Excelência o Sr. Saad Sherida Al-Kaabi, ministro de Estado para Assuntos de Energia, presidente e CEO da Qatar Petroleum, disse: — Com este segundo acordo de exploração e partilha de produção na Namíbia, temos o prazer de expandir nossa pegada de exploração no país, e para fortalecer ainda mais nossa presença na região da África Austral. Trabalhar nesses blocos promissores e prospectivos com nosso valioso parceiro de longo prazo, a Shell, é mais um passo em nossa caminhada rumo a nossa estratégia de crescimento internacional. Esperamos trabalhar em conjunto com o Governo da Namíbia, a Namcor e a Shell nesses blocos—.
Esta é a segunda licença de exploração da Qatar Petroleum na Namíbia. Em agosto de 2019, a Qatar Petroleum celebrou acordos para participação nos blocos 2913B e 2912 offshore da Namíbia.
Os blocos PEL 39 estão localizados no mar da Namíbia em águas ultraprofundas de cerca de 2.500 m, cobrindo uma área de aproximadamente 12.300 km2.