Honda Automóveis anuncia que vai passar a oferecer o Accord apenas na versão híbrida

Sedã tem inovador sistema com dois motores elétricos e vai substituir a versão atual a gasolina; preço não foi revelado


WILSON TOUME, PARA AB

A Honda Automóveis anunciou na sexta-feira, 9, que vai passar a oferecer o Accord, o sedã mais sofisticado de seu portfólio, apenas na versão híbrida, que chega ao mercado nacional até o fim do primeiro semestre deste ano. Por conta disso, a empresa não revelou o preço do novo modelo, mas é de se esperar que ele custe bem mais do que a versão atual, cotada em R$ 210 mil, aproximadamente.

Visualmente, vai ser preciso estar muito atento para perceber as diferenças do híbrido para o modelo atual, que se limitam à parte inferior dos para-choques, filetes cromados na grade, rodas com novo desenho e os emblemas na tampa traseira. Na parte interna, a principal novidade é que a central multimídia agora dispensa o uso de cabos para se conectar aos celulares (Android e iOS). O carregador por indução no console também está mais potente – e rápido – segundo a Honda.

A grande atração do Accord híbrido é mesmo o conjunto motriz, que utiliza um sistema exclusivo da Honda (batizado de e:HEV), com dois motores elétricos e um a combustão. Embora possa ser classificado como um híbrido misto – no qual a central eletrônica escolhe o tipo de propulsão mais indicado para a situação – o Accord é movimentado quase sempre pelo motor elétrico de tração, que entrega 184 cavalos e 32,1 kgfm no modo totalmente elétrico ou no híbrido. Já o 2.0 de ciclo Atkinson com 145 cavalos e 17,8 kgfm só é usado em condições nas quais proporciona mais eficiência que o elétrico, como em viagens e longos trechos em velocidade constante. Por fim, o outro motor elétrico (gerador) trabalha em conjunto com o convencional, mas apenas para fornecer energia para a bateria.

LIMPO E SILENCIOSO

Na prática, de acordo com a Honda, esse sistema proporciona maior economia e eficiência, além de mais conforto ao rodar, já que o motor a combustão trabalha sempre próximo de sua condição ideal, em baixas rotações. Assim, o Accord híbrido pode alcançar consumo de 17,6 km/l na cidade e de 17,1 km/l na estrada. Outra vantagem do conjunto híbrido e:HEV é o tamanho compacto. Por conta disso, o espaço interno é exatamente o mesmo da versão a gasolina, inclusive no porta-malas, já que o conjunto de baterias é alojado sob o banco traseiro.

O Honda Accord híbrido também traz aprimoramentos no quesito segurança, com a nova função Low Speed Braking Control no Honda Sensing, que freia o carro caso detecte uma possibilidade de colisão. Controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência e assistente de manutenção em faixa com alerta de desvio são outras funções do equipamento.

O Honda Accord será o primeiro dos três automóveis com sistema híbrido que a empresa prometeu lançar no País até 2023, como parte de seu plano de eletrificação para o mercado nacional (os outros dois ainda não foram confirmados). O objetivo da montadora é que dois terços de suas vendas globais sejam de modelos eletrificados até 2030, alcançando a neutralidade de emissão de carbono até 2050.

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