Ford vai formar uma rede de 100 revendas exclusivas para o Bronco nos Estados Unidos

Estratégia nasceu de uma ideia dos distribuidores para enfrentar crescimento da Jeep e terá 100 lojas no país


REDAÇÃO AB

Quando a Ford americana apresentou o novo Bronco em julho do ano passado, ela já havia dito que existiam planos de usar o futuro SUV para criar uma marca à parte. Não é uma estratégia nova, pois já vimos isso com a Ram (que era um modelo da Dodge), DS (Citroën) e Cupra (Seat). Agora o plano começa a ganhar forma, com a notícia de que a Ford vai formar uma rede de 100 revendas exclusivas para o Bronco nos Estados Unidos.

O curioso da notícia é que a ideia partiu dos próprios concessionários, que já pediram à montadora para criar uma programação visual das novas lojas, que estarão próximas ou dividirão o terreno com uma revenda Ford. Seria uma resposta ao movimento da Jeep, que está se preparando para aumentar sensivelmente sua rede autorizada nos EUA.

Ainda nem começou a ser vendido de fato, mas o Bronco já é um sucesso comercial: no primeiro mês de pré-vendas ele recebeu mais de 230 mil encomendas nos EUA, mesmo seus clientes sabendo que as primeiras unidades só seriam entregues depois de 18 meses. O Bronco recupera o nome de um modelo que foi vendido no mercado americano entre 1966 e 1996 e se tornou um ícone por lá. A nova versão foi desenvolvida para ser uma referência no segmento off-road, por isso a grande preocupação de brigar pelas vendas num território que sempre foi dominado pela Jeep.

As futuras concessionárias Bronco não terão na sua fachada o Oval Azul, o famoso logotipo da Ford. No lugar vão trazer apenas o símbolo do cavalo bravio, não muito diferente do que ocorre nos carros. No novo modelo, o Oval Azul não é usado na grade dianteira nem no volante, como é tradicional: ele só aparece em um único local, discretamente na tampa traseira do lado do motorista.

No Brasil, o modelo tem data confirmada de lançamento. Ele será apresentado em maio e já ganhou até um curto vídeo publicitário promovendo sua chegada (veja aqui o vídeo).

Publicidade