Stellantis planeja o lançamento da linha da vans a hidrogênio até o final de 2021

Novos modelos usarão a mesma plataforma das três vans elétricas que já são vendidas hoje pelo grupo, mas adaptadas a uma célula de hidrogênio


REDAÇÃO AB

Com seu próximo lançamento, a Stellantis pretende ampliar ainda mais sua liderança no segmento de comerciais leves na Europa, onde foi líder no primeiro bimestre deste ano (leia aqui). O grupo vai lançar até o fim de 2021 uma linha de vans movidas hidrogênio.

Os novos modelos usarão a mesma plataforma das três vans elétricas que já são vendidas hoje pelo grupo (Peugeot e-Expert, Citroën e-Dispatch e Opel Vivaro-e), mas adaptadas a uma célula de combustível de hidrogênio. Nessa tecnologia, os veículos são abastecidos com hidrogênio pressurizado – assim como abastecemos um carro a GNV no Brasil – e esse hidrogênio será convertido dentro do veículo em eletricidade, que vai movimentar o motor elétrico.

A maior alteração em relação às versões elétricas convencionais é no conjunto de baterias. Os três tanques com 4,4 kg de hidrogênio são instalados sob o assoalho, onde ficariam as baterias de 50 kWh. Adicionalmente, há uma bateria menor (10,5 kWh), colocada sob os bancos, que também pode ser recarregada na tomada. A Stellantis estima que a autonomia será de 400 km. A capacidade de carga vai variar dependendo da versão, podendo chegar até 1,1 tonelada.

A maior vantagem desse sistema é a rapidez de recarga: em vez de esperar mais de uma hora para recarregar completamente as baterias, bastam alguns minutos para encher os tanques com o gás. Outro benefício é a redução de peso, já que a pequena bateria e o tanque de hidrogênio são mais leves que o grande conjunto de baterias da van elétrica convencional. Porém essa tecnologia traz a dificuldade logística de criar uma rede própria para fornecer hidrogênio.
 

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