Divisão de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil apresenta novos serviços digitais
Automotive Business -
Manutenção com realidade aumentada e parceria com Sascar em recuperação de roubo e gerenciamento de frotas são duas das novidades da empresa
WILSON TOUME, PARA AB
A divisão de caminhões da Mercedes-Benz do Brasil apresentou na quarta-feira, 14, seus novos serviços digitais, entre os quais destacam-se a parceria com a Sascar na gestão de risco de caminhões e carga, que já está disponível para a linha de extrapesados da marca e, em breve, será estendida a toda linha de caminhões. Com isso, o sistema Fleetboard, da Mercedes-Benz ganha mais eficiência.
Empresa integrante do grupo Michelin, a Sascar é líder na América Latina em gestão de frota e segurança de cargas e de veículos, contando atualmente com cerca de 54 mil clientes e 270 mil veículos conectados. Com a parceria “Fleetboard powered by Sascar”, o frotista não precisará instalar um novo equipamento no caminhão, aproveitando o fornecido pela Mercedes-Benz.
“Com o Fleetboard, já oferecemos as funções de rastreamento e controle”, explicou Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Agora agregamos mais experiência e conhecimento à gestão de risco para os clientes dos nossos caminhões, uma vez que a Sascar atua há mais de 20 anos e é líder deste setor na América Latina”, completou.
A parceria vai permitir que os clientes Mercedes-Benz tenham à disposição alguns diferenciais da Sascar, como o apoio à recuperação de roubo de veículo e de carga com o melhor índice do mercado nacional, assim como a tecnologia de monitoramento, que combina sistemas de localização GSM e por satélite, homologada pelos principais embarcadores e seguradoras do País.
REALIDADE AUMENTADA PROPORCIONA MAIS AGILIDADE NA MANUTENÇÃO
Outro destaque tecnológico apresentado pela Mercedes-Benz foi a utilização de óculos de Realidade Aumentada (RA) por parte dos técnicos das concessionárias da marca. O equipamento proporciona mais agilidade na realização de diagnósticos, e, consequentemente, menos tempo na manutenção e nos reparos de caminhões e ônibus, permitindo que os veículos voltem ao trabalho com maior rapidez.
Não tão sofisticado, mas importante, a garantia estendida foi outra novidade destacada no evento. Criada pela Banco Mercedes-Benz, essa proteção garante cobertura para eventuais problemas que possam ocorrer com o caminhão após o período de garantia original de fábrica, com serviços realizados por técnicos da montadora, com peças originais.
Essa garantia adicional – similar à que já é oferecida em automóveis – estará disponível a partir de maio para períodos complementares de 12 e 24 meses para o conjunto motriz. Com isso, a cobertura da garantia do veículo pode chegar a quatro anos, dependendo do modelo.
A Mercedes-Benz informou ainda que o Uptime, serviço de monitoramento que permite acompanhar o desempenho dos novos Actros, alertando o cliente sobre qualquer necessidade de manutenção, já possui mais de 1 mil caminhões ativados em 725 clientes. Segundo a montadora, houve registro de 25 casos de pane evitadas, além de mais de 100 contatos feitos com clientes envolvendo 71 alertas de manutenção preventiva e 285 corretivas, o que comprova a eficácia e a importância do sistema.