Mercedes-Benz lança um novo projeto de inovação aberta com a Liga Ventures
Automotive Business -
Fabricante busca soluções para melhorar experiência do cliente e eficiência em logística, mobilidade, serviços e digitalização
PEDRO KUTNEY, AB
Baseada em experiências bem-sucedidas ao longo dos últimos cinco anos, a Mercedes-Benz decidiu lançar um novo projeto de inovação aberta com a Liga Ventures, para atrair startups interessadas em compartilhar suas soluções digitais disruptivas com a fabricante de caminhões e ônibus. Aberto para inscrições de 22 de abril a 23 de maio, o programa Movemos o Mundo com Você é direcionado a empresas que tenham propostas para melhorar o ecossistema de transporte de cargas e passageiros em seis áreas: experiência do cliente, eficiência e sustentabilidade para mobilidade, integração do processo logístico, novos negócios além dos veículos comerciais, oficina do futuro e plataforma de serviços e digitalização do setor automotivo.
Desde 2016 a Mercedes-Benz já mantém parceria com a Liga Ventures no AutoTech, um recorte da plataforma de startups direcionado ao setor automotivo que reúne outras empresas patrocinadoras em busca das soluções tecnológicas. A fabricante de veículos comerciais continua a participar deste programa, mas agora decidiu abrir este outro exclusivo, como única patrocinadora, para temas de várias áreas da corporação. A Mercedes também tem outra parcerias de inovação aberta, como com a AHK (Câmara Brasil-Alemanha),.
Segundo Cristiane Bulchi, gerente de governança e planejamento de projetos de TI da Mercedes-Benz do Brasil, as parcerias com as startups trazem mais agilidade aos processos de inovação e abrem novos horizontes. Foi o caso, por exemplo, do desenvolvimento em apenas três semanas, com a ajuda da Mobiauto, do canal digital de vendas Showroom Mercedes-Benz Star Online , desenhado para contornar o fechamento das concessionárias cerca de um ano atrás, quando a pandemia de coronavírus atingiu o País. “Não queremos uma solução pronta, mas desenvolver e validar em conjunto com a empresa parceira”, explica a executiva.
Outro exemplo bem-sucedido de projeto conjunto foi o caminhão com sistema de condução autônoma na colheita da cana-de-açúcar desenvolvido com a Grunner. Também há iniciativas fora da atividade-fim da empresa, como a Fazenda Urbana idealizada pela BeGreen, inaugurada em 2019 dentro da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que fornece verduras frescas aos funcionários.
“A Daimler tem a inovação em seu DNA desde a invenção do primeiro automóvel em 1886, mas ao longo de todos esses anos precisamos acrescentar novos conhecimentos, diversificar iniciativas para outras áreas de atuação, as parcerias com startups nos trazem isso com agilidade. Com esses programas, não substituímos nossos modelos internos, mas agregamos novas fontes de inovação”, explica Cristiane Bulchi.
PROCESSO RÁPIDO
A Mercedes-Benz criou recentemente a plataforma Movemos o Mundo com Você (movemosomundo.com.vc) onde os clientes podem informar à fabricante quais problemas precisam resolver dentro do ecossistema do transporte de cargas e passageiros. A ideia é levantar esses e outros desafios da empresa e fomentar soluções rápidas no ambiente das startups. O programa lançado agora com a Liga Ventures é uma vertente dessa plataforma de captação de problemas.
“Este novo projeto com a Mercedes complementa a estratégia de inovação da empresa e se conecta com todos os públicos. Para desenvolver o programa nós ouvimos diretores de todas as áreas, a associação dos concessionários e clientes”, afirma Guilherme Massa, co-fundador da Liga Ventures. “Cliente não é só aquele que compra os veículos, mas também o motorista, o passageiros dos ônibus e frotistas. Por isso buscamos propostas não só para nossos produtos, mas para todo o ecossistema. Nesse sentido, desta vez incluímos também o Banco Mercedes-Benz no programa”, acrescenta Cristiane Bulchi.
As startups interessadas em desenvolver soluções para os desafios propostos devem se inscrever no site movemosomundocomvc.liga.ventures até 23 de maio. A fabricante de veículos vai escolher as propostas que julgar mais interessantes e organizar um pitch day para apresentação dos projetos. A ideia é escolher quatro empresas que vão participar de um ciclo de desenvolvimento de apenas quatro meses, envolvendo a mentoria da Liga Ventures e patrocinadores internos da Mercedes.
“Com esse processo nós ajustamos rapidamente cada projeto para assegurar bons resultados, porque trazemos o cliente para perto. Por exemplo, já trouxemos motoristas para testar as soluções e ferramentas desenvolvidas com startups, assim logo sabemos se funciona ou não na prática, e o que precisa ser ajustado”, explica Cristiane Bulchi. “As grandes corporações têm burocracias que são importantes para que elas continuem assim. As startups não anulam esses processos, mas provocam novas formas de pensar, porque trazem formas diferentes e ágeis de trabalhar e desenvolver soluções, as entregas são mais rápidas”, completa.