Dürr anuncia novos negócios com a fábrica de automóveis elétricos chinês Enovate
Assessoria de Imprensa -
Um bloco importante da construção para este fim são os veículos guiados automatizados (Automated Guided Vehicles - AGV) EcoProFleet
A Enovate é uma empresa de tecnologia de ponta para o transporte, que está integrando P&D, produção, vendas e serviços de veículos elétricos. A fábrica do novo modelo de carros elétricos, atualmente em construção pela fabricante chinesa, tem data prevista para o início da produção ainda este ano. A unidade conta com uma linha de pintura escalonável, construída pela Dürr, que crescerá flexivelmente de acordo com a demanda. Um bloco importante da construção para este fim são os veículos guiados automatizados (Automated Guided Vehicles - AGV) EcoProFleet.
O conceito da marca Enovate está focado no design, na qualidade de ponta e na conectividade inteligente. Segundo esse conceito, a empresa planeja reformular a mobilidade inteligente e verde, implementando uma tecnologia inovadora. O primeiro modelo ME7 foi oficialmente lançado no outono passado. A nova unidade fabril em Changsha, uma das principais cidades da China, foi projetada para uma capacidade anual inicial de 60.000 unidades. Para que a Enovate possa ampliar rapidamente sua produção em resposta ao aumento da demanda, a empresa optou pelo uso de AGVs em suas estações de trabalho manual. Os AGVs são uma tecnologia flexível de transporte que não está vinculada a tempos de ciclos e pode ser facilmente ampliada à medida que os números da produção crescerem.
Investimento ideal, quando necessário
Ao contrário da tecnologia convencional de chão de fábrica, mais AGVs podem simplesmente ser adicionados à medida que estações de trabalho adicionais forem construídas. Trata-se de uma solução econômica, particularmente para os recém-chegados à mobilidade elétrica; uma vez que inicialmente poderão ser produzidas pequenas quantidades, que podem se expandir gradualmente à medida que a demanda aumenta. Veículos de transporte sem motorista oferecem a flexibilidade para prorrogar a expansão até o momento em que a fabricante de fato precisa dela.
Pronto para a operação 24 horas por dia
Resistente a tintas e solventes, equipado com um scanner a laser integrado e um limitador de velocidade para garantir a máxima segurança, o EcoProFleet da Dürr é o primeiro AGV feito especificamente para linhas de pintura. Quatro dos veículos de transporte autônomos serão utilizados na Enovate, em uma área de 60 por 36 metros, para transferir carrocerias entre as estações de trabalho manual e a área de armazenamento intermediário. Os AGVs não precisam de intervalos para carga, portanto, estão prontos para o uso 24 horas por dia. Os pontos de carga são instalados nos pontos do layout da fábrica em que os AGVs parariam de qualquer forma, para a carga ou descarga de carrocerias. Em apenas 90 segundos, eles acumulam energia suficiente para cobrir a próxima seção. A Dürr desenvolveu diferentes adaptadores para transportar as carrocerias até os AGVs e distribui-las sem interrupções para outras tecnologias de transportadores, como, por exemplo, de um transportador de roletes para um AGV. Com os adaptadores corretos, os AGVs podem ser utilizados tanto em conjunto com skids, como na Enovate, quando sem skids.
Total flexibilidade, mesmo na área de pré-tratamento e eletrodeposição catódica
A nova linha de pintura da Enovate também é a primeira na China a funcionar no processo RoDip® E de imersão rotacional, com pré-tratamento em processo com camada fina e eletrodeposição catódica. Ao contrário da variante do produto, o RoDip® M, em uso em diversas fábricas na China, o RoDip® E funciona com energia elétrica. Isto quer dizer que cada carrinho móvel pode ser individualmente programado para a carroceria de um carro específico. Este recurso aumenta a flexibilidade de definir uma curva de imersão otimizada em termos de velocidade de giro e de deslocamento de cada tipo de carroceria, resultando na melhor drenagem possível e no mínimo de etapas consecutivas. Todas as variantes do RoDip® têm um tanque de imersão relativamente pequeno, com um volume reduzido, para manter o consumo de água, produtos químicos e energia o mais baixo possível.
Separação seca do excesso de tinta, de baixo impacto ambiental
O sistema EcoDry X da Dürr é instalado em uma cabine de pintura para revestimento de acabamento. São utilizadas caixas de filtros de papelão, como agentes de separação para o excesso de tinta, gerando assim um impacto ambiental mais baixo do que os processos que utilizam misturas de produtos químicos e água. O ar do processo é redirecionado ao sistema de recirculação de ar, para maior eficiência energética. Isto reduz o consumo total energia da linha de pintura em cerca de 30%, em comparação a um sistema convencional de separação a úmido, que funciona sem a recirculação de ar. O EcoDry X também se destaca em relação ao manuseio, pois os filtros de papelão descartáveis podem ser substituídos facilmente, se necessário, mesmo com a produção em andamento.