Publicidade

Parceria VWCO e Eaton produz série de inovações no mercado de transportes

Empresas trabalham juntas há 40 anos no Brasil e parceria deve ganhar novos capítulos com a expansão dos caminhões elétricos


NATÁLIA SCARABOTTO, AB

Você sabia que todos os caminhões do segmento leves e médios da Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) são equipados com transmissões da Eaton? Além disso, dois terços dos semipesados também contam com caixa da sistemista. Esse é o resultado da parceria e colaboração entre as duas empresas conhecidas pela capacidade de gerar inovação para a indústria automotiva.

A Eaton equipa veículos da montadora desde que ela se estabeleceu no Brasil, há 40 anos, e é responsável hoje por fornecer 100% das transmissões dos veículos comerciais para família Delivery. A parceria já produziu uma série de inovações no mercado de transportes.

Uma das mais recentes foi o lançamento dos novos modelos 9.170 e 11.180 do VW Delivery V-Tronic – atual líder de vendas no segmento de caminhões leves. Equipados com a caixa automatizada Eaton EAO-6106 de 6 velocidades e a embreagem 362mm, a tecnologia embarcada no câmbio garante ao veículo menor consumo de combustível, redução da necessidade de manutenção, conforto e, principalmente, segurança.

O interesse pelas transmissões automatizadas foi tanto que hoje a Eaton também está presente nos caminhões da família de médios e semipesados, destacando o Constellation 17.280, 24.280 e 30.280 V-Tronic, com caixa automatizada Ultrashift PLUS MHD de 10 velocidades. “Foi um grande passo desenvolver uma solução em conjunto com a VW que vem apresentando aceitação tão grande no mercado”, afirma o diretor geral para Veículos Comerciais e Fora-de-Estrada da Eaton, Sergio Kramer. E prossegue:

"Ao conduzir um veículo com apenas dois pedais, o motorista tem um nível de dirigibilidade muito próximo da experiência com um carro de passeio com caixa automática, o que é vantajoso em termos de conforto, segurança, redução dos custos de manutenção e consumo de combustível", diz ele.

Os modelos também são equipados com a embreagem EATON 395mm, que possui um revestimento exclusivo que possibilita aumento da sua vida útil em pelo menos duas vezes. “Essas embreagens têm sido uma diferenciação importante no segmento, mesmo nas aplicações mais severas”, diz Kramer.

SOLUÇÕES CRIADAS PARA AS ESTRADAS BRASILEIRAS

Tecnologias como as transmissões automatizadas para o VW Delivery e para o VW Constellation V-Tronic são fruto do trabalho das engenharias brasileiras da Eaton e da VWCO. Com isso, as empresas são capazes de atender demandas do mercado regional com rapidez e qualidade, garantindo produtos adequados às particularidades brasileiras, assim como um serviço de campo próximo. Além disso, por oferecerem conteúdo local para os componentes das transmissões, as peças são acessíveis para a manutenção e o segmento de reposição.

"As diversas aplicações e questões geográficas que temos aqui exigem um nível alto de dedicação para deixar os veículos mais robustos para as condições da América do Sul. Dificilmente uma tecnologia que venha direto dos Estados Unidos ou da Europa vai ter um bom resultado aqui", conta o executivo.

Kramer exemplifica que enquanto em São Paulo há estradas pavimentadas e tráfego intenso, em uma série de regiões do Brasil os caminhões precisam percorrer vias de má preservação, áreas pantanosas e, tudo isso, muitas vezes em condições de sobrecarga.

INOVAÇÃO PARA A ERA DOS CAMINHÕES ELÉTRICOS

As tecnologias das transmissões automatizadas da Eaton são desenvolvidas na unidade de Valinhos (SP), onde fica o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento da América do Sul. “Nossas fábricas contam com automação e controle de processos produtivos com qualidade de nível global”, afirma o executivo.

"Nossas operações no Brasil são reconhecidas pela prática constante de melhorias contínuas e implementação de tecnologias e processos de ponta. Dentre as 45 unidades automotivas globais, as fábricas de Valinhos e Mogi Mirim se diferenciaram e receberam esse ano mais uma vez o reconhecimento da planta modelo, evidenciando o alto nível de desempenho, qualidade e eficiência. Isso demonstra como elas desempenham um papel importante para as empresas globalmente, sendo referências em processos", diz Kramer.

A longeva parceria entre a Eaton e a VWCO deve ganhar novos capítulos com o a expansão dos caminhões elétricos. Há dois anos, a fornecedora criou a divisão e-Mobility, que conta com um time de especialistas focado em desenvolver inovações para o mercado de mobilidade elétrica. “Estamos avaliando o potencial de mercado para uma gama de produtos na área de eletrificação. Temos expertise global no desenvolvimento e manufatura de soluções para veículos comerciais elétricos, portanto, prontos para darmos continuidade a esta parceria tão importante e sólida para a Eaton”, resume Kramer.

Publicidade