Cummins e Plus vão desenvolver caminhões autônomos movidos a gás natural no Brasil

Planejamento é de que a nova tecnologia já esteja operando no ano que vem


REDAÇÃO AB

A fabricante de motores Cummins e a empresa de tecnologia Plus (antiga Plus.ai) acabaram de fechar uma parceria para desenvolver os primeiros caminhões autônomos (supervisionados pelo motorista) movidos a gás natural do Brasil, segundo comunicado oficial divulgado nesta quinta-feira, dia 29. O planejamento é que a nova tecnologia já esteja operacional no ano que vem.

A Cummins vai fornecer os motores a gás natural Near Zero, que produzem 90% menos emisso~es de NOx do que o exigido no atual padra~o norte-americano da Age^ncia de Protec¸a~o Ambiental (EPA). Já a Plus vai entrar com seu sistema de direção autônomo para caminhões, o Plus Drive, já testado em outros mercados e que deve entrar na fase de produção em massa neste segundo semestre nos EUA, China, Europa e outras partes da Ásia.

Um dos direcionamentos do projeto, além de permitir o uso autônomo do caminhão, é obter um baixo nível de emissões e de consumo de combustível, já que a programação do sistema busca garantir que a condição de trabalho seja a mais próxima da eficiência total do conjunto mecânico.

“Integrar os motores movidos a gás natural de última geração da Cummins aos caminhões autônomos supervisionados líderes do setor permite um novo tipo de solução de transporte e oferece aos clientes opções ainda maiores para cumprir suas metas de emissões”, diz J. Michael Taylor, gerente geral de integração global de powertrain da Cummins Inc.

“O transporte sustentável é bom para os negócios e para a humanidade. Esta é uma colaboração extraordinária que reúne duas excelentes equipes de engenharia para criar uma solução inovadora e pronta para a produção que terá um enorme impacto comercial e ambiental. ”, afirma Shawn Kerrigan, COO e cofundador da Plus.
 

Publicidade