ZF equipa nova Fiat Toro com tecnologias de segurança de alta performance
Portal Fator Brasil -
Picape vem equipada com câmeras frontais que possuem processamento de imagem continuo e ajudam em tomada de decisões
A ZF é fornecedora da nova picape média Toro que acaba de ser lançada pela Fiat. Atual líder de mercado na categoria, o veículo vem equipado com tecnologias de segurança de alta performance da ZF em todas as versões disponíveis aos consumidores brasileiros. Os itens de direção elétrica e segurança ZF presentes na nova picape contribuem para uma condução mais eficiente, confortável e segura. A Toro é o primeiro veículo produzido no Brasil a ter uma versão equipada de série com uma câmera frontal.
— Para nós da ZF é uma satisfação darmos continuidade à parceria de longo prazo que temos com a Fiat e poder oferecer o que há de melhor em tecnologias de segurança ao seu portfólio. Além de estarmos presentes neste importante lançamento que é a Fiat Toro, fornecemos também sistemas para a líder de todas as categorias, a Fiat Strada. Seguimos em conjunto para tornar a mobilidade brasileira cada vez mais eficiente e segura disse a gerente sênior de vendas da ZF América do Sul, Kelly Monzani.
A direção elétrica (EPS) é um dos componentes ZF que integram o lançamento. Dentre seus diferenciais, a EPS da ZF na Fiat Toro garante eficiência energética e melhora o conforto e segurança ao dirigir, além de proporcionar redução de emissões.
Para acrescentar ainda maior segurança e confiabilidade à nova picape, a Fiat optou por equipá-la com câmeras frontais desenvolvidas pela ZF, que fazem parte de seu portfólio global de sistemas avançados de assistência ao motorista – ADAS (Advanced Driver Assist Systems). As câmeras frontais recebem a informação do ambiente e as imagens capturadas são processadas continuamente. Com esse sistema, a nova Fiat Toro realizará o reconhecimento e classificação de objetos com excelente precisão.
Esse componente de segurança tem a capacidade de processamento de imagem e tomada de decisão, como por exemplo a frenagem autônoma e alerta de saída da faixa de rodagem com correção no volante. Além de ser possível prover outras funcionalidades ligadas a conforto, como acionamento de farol alto automático, com forma de ampliar o campo de visão do condutor, ou baixar o farol para não ofuscar a visão de outros condutores à frente ou que estejam na direção contrária. A tecnologia das câmeras frontais é primordial e representa uma das principais inovações para se atingir um sistema mais abrangente de assistência ao motorista.
Outro item ZF que equipa a nova picape são os airbags de passageiros, já presentes de versões anteriores do veículo. Na ZF América do Sul essa e outras tecnologias como cintos de segurança e sistemas de freios são produzidas na unidade de Limeira, SP. A ZF atua fortemente com sistemas de segurança ativa e passiva para o setor automotivo com amplo portfólio de soluções tecnológicas que equipam os carros para ajudar na proteção dos ocupantes, como os airbags.
A ZF também está presente nas versões diesel da nova picape Toro, com a transmissão automática 9hp, que possui design compacto e sistemas modulares. Entre suas características, a ZF destaca a eficiência nas trocas de marchas, devido ao escalonamento próximo entre as nove velocidades, o que torna as mudanças praticamente imperceptíveis. Em todos os modelos da nova picape com transmissões automáticas, a ZF fornece também os comandos de câmbio, ou a alavanca de mudança de marcha.
A Fiat Toro 2022 será oferecida em três motorizações: 1.3 Turbo Flex de 180/185 cv, 1.8 Flex de 139/135 cv e 2.0 diesel de 170 cv. Eles podem ser encontrados acoplados aos câmbios automáticos de seis e nove marchas.
A picape será oferecida ao mercado em nove versões: Endurance 1.8 Flex AT6, Endurance Turbo 270 Flex AT6, Freedom Turbo 270 Flex AT6, Volcano Turbo 270 Flex AT6, Endurance Turbo Diesel AT9 4x4, Freedom Turbo Diesel AT9 4x4, Volcano Turbo Diesel AT9 4x4, Ranch Turbo Diesel AT9 4x4 e Ultra Turbo Diesel 4x4.