Titan implanta plataforma 3Dexperience para acelerar transformação digital no Brasil

Sistema é da Dassault Systèmes e projeto foi tão bem sucedido que será replicado em outras filiais da empresa


REDAÇÃO AB

Um dos maiores fabricantes de pneus agrícolas e fora de estrada do mundo, a Titan anunciou a implantação da plataforma 3Dexperience, da Dassault Systèmes, para acelerar a transformação digital dentro da filial brasileira.

Nessa nova fase de digitalização, a Titan tinha como meta modernizar sua estrutura tecnológica sem interromper o dia a dia do operação, ao mesmo tempo que precisava tornar sua produção mais eficiente com o apoio de fornecedores e detentores de tecnologias amigáveis, intuitivas e capazes de acompanhar toda sua jornada de produção de pneus.

O processo iniciado pela filial brasileira foi tão eficiente que, segundo a empresa, será exportado para outras subsidiárias do grupo no mundo que estiverem entrando em fase de transformação digital. Entre as melhorias que estão em análise, destaca-se o uso da Digital Twins, tecnologia da Dassault que simula na tela do computador novos materiais e modelos antes mesmo da etapa de produção.

“As características da plataforma 3Dexperience atenderam às necessidades da Titan nos pilares de pessoas, processos e tecnologia”, disse Rodrigo Baptista, diretor de business transformation da Dassault para a América Latina. A partir de agora um grupo de 300 funcionários da Titan consegue acompanhar todas as etapas de produção dos pneus, com maior visibilidade de cada processo.

A adoção da nova plataforma demandou a automatização de processos, a integração com o sistema de gestão empresarial ERP da Titan e a migração do sistema anterior, que exigiu o estudo de um histórico de 25 anos. Devido à complexidade da ação, participaram equipes da Dassault do Brasil, dos Estados Unidos, da Índia (Global Services) e da parceira Multittech.

“Agora, com a tecnologia da Dassault Systèmes, a Titan está ainda mais preparada para se destacar no mercado global, com maior liberdade para adequar seu portfólio de produtos e fazer todos os ajustes de parâmetros que sejam necessários para sua estratégia de produção por meio de aplicações mais amigáveis”, diz Meire Santório, gerente sênior de qualidade e tecnologia da Titan.
 

Publicidade