Peugeot e Citroën têm novas lideranças na América do Sul
Automotive Business -
Marcas francesas do grupo serão dirigidas por Felipe Daemon e Vanessa Castanho, que vão substituir Ana Theresa Borsari
PEDRO KUTNEY, AB
Peugeot e Citroën, marcas francesas do Grupo PSA que desde janeiro passado integram o portfólio do Grupo Stellantis (fusão entre PSA e FCA), têm novas lideranças na América do Sul. Desde o mês passado, Vanessa Castanho foi escalada para dirigir a Citroën na região e Felipe Daemon fica à frente da Peugeot. Os dois substituem parte das funções que eram de Ana Theresa Borsari, diretora geral de ambas as marcas no Brasil desde 2018, que deverá ser transferida para a Europa, onde vai ocupar nova função global no grupo, em mudança a ser confirmada em breve.
Os cargos ainda não foram oficialmente informados pela empresa, mas em suas respectivas páginas no LinkedIn, Felipe Daemon se identifica como head (diretor) da marca Peugeot na Stellantis América do Sul, enquanto Vanessa Castanho indica que é vice-presidente da marca Citroën na região.
Vanessa Castanho já era diretora da marca Citroën na América Latina no Grupo PSA, onde começou há exatamente um ano, em maio de 2020. Antes, de 1996 a 2018, trabalhou em outra empresa francesa, a Renault, passando por vários postos de gerência nas áreas comercial e institucional. A executiva é graduada pela Unip em administração de empresas com ênfase em comércio exterior e fez pós-graduação MBA em gestão empresarial na FGV.
Felipe Daemon vem do lado “italiano” da Steellantis, estava desde 2015 na FCA, onde ocupou cargos de gerência na área de marketing. Desde 2019 e até março passado era gerente de marketing de produto para picapes e veículos comerciais leves do grupo. Antes, passou pela Nissan e Banco Votorantim. Daemon é economista graduado pelo Ibmec e cursou MBA na FGV.
Conforme indicou na semana passada Antonio Filosa, presidente da Stellantis América do Sul, nos próximos dois anos os dois novos chefes de Peugeot e Citroën têm a missão de recolocar as duas marcas na mesma posição que tinham há 10 anos no mercado brasileiro, quando sustentavam participação combinada nas vendas em torno de 5%, contra menos de 2% atualmente.
As outras duas marcas em atividade da Stellantis na América do Sul, Fiat e Jeep, continuam sob a direção de Herlander Zola e Alexandre Aquino, respectivamente. Não se sabe ainda se haverá mudanças nas funções de ambos. No caso da Fiat, Zola se ocupa do marketing da marca e acumula a gestão de operações comerciais, enquanto na Jeep essas atribuições são divididas, Aquino lidera o marketing e Everton Kurdejak é diretor comercial de todas as marcas americanas do antigo Grupo Chrysler, incluindo Jeep, Ram e Dodge.
Segundo informações, é esperado que a Stellantis divulgue ainda esta semana a nova estrutura de direção da empresa na América do Sul.