Renault se torna signatária da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial
Automotive Business -
Movimento formado por empresas em 2015 tem como objetivo combater o racismo no mundo corporativo
REDAÇÃO AB
A Renault é a primeira fabricante do setor automotivo no Brasil a se tornar signatária da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, movimento pelo combate ao racismo e promoção da equidade de oportunidades no mundo corporativo. A assinatura aconteceu nesta quinta-feira, 13, data que marca os 133 anos da abolição da escravatura no país.
Com a adesão, a Renault se compromete com os 10 princípios do movimento, que inclui engajar a alta liderança com o tema, promover a diversidade racial na comunicação e no marketing (um dos temas discutidos pela AB Diversidade em seu encontro mais recente), e estimular a criação de grupos de afinidade.
No setor automotivo, as pessoas negras ainda são subrepresentadas. Apenas 10% do quadro funcional das empresas é composto por homens ou mulheres negras. A desigualdade racial é ainda maior na alta liderança: os negros ocupam apenas 6% das cadeiras de direção, presidência ou conselho, segundo o estudo Diversidade no Setor Automotivo realizado por Automotive Business com a coordenação técnica da MHD Consultoria.
A iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial foi criada em 2015 por empresas e instituições, que somam R$ 1,3 trilhão em faturamento e englobam mais de 800 mil pessoas globalmente. A iniciativa tem o objetivo de enfrentar o racismo nos negócios e em toda a cadeia de valor.
OS 10 COMPROMISSO DA INICIATIVA EMPRESARIAL PELA IGUALDADE RACIAL
1. Comprometer-se – presidência e executivos – com o respeito à promoção da igualdade racial.
2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo a todas as pessoas.
3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para todas as pessoas.
4. Sensibilizar e educar para o respeito e a promoção da diversidade racial.
5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade sobre diversidade racial.
6. Promover o respeito à diversidade racial na comunicação e marketing.
7. Promover o respeito a todas as pessoas no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes.
8. Promover ações de desenvolvimento profissional para se alcançar a igualdade racial no acesso a oportunidades de trabalho e renda.
9. Promover o desenvolvimento econômico e social na cadeia de valor dos segmentos étnico-raciais em situação de vulnerabilidade e exclusão na cadeia de valor.
10. Promover e apoiar ações em prol da igualdade racial no relacionamento com a comunidade.