Scania e Comgás anunciam que vão passar a realizar ações conjuntas com o objetivo de acelerar o uso de GNV

Objetivo é fortalecer o uso do gás natural e, mais tarde, o do biometano como opção sustentável ao diesel


REDAÇÃO AB

Scania e Comgás (a maior distribuidora de gás natural do País) anunciaram que vão passar a realizar ações conjuntas com o objetivo de acelerar o uso de GNV (Gás Natural Veicular) pelos veículos pesados no Brasil. Desde março do ano passado, a Scania produz caminhões com motores que podem ser abastecidos com GNV, biometano ou uma mistura dos dois combustíveis.

“Essa iniciativa é fundamental para impulsionar o desenvolvimento da infraestrutura de distribuição e ampliar as opções de abastecimento”, afirmou Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America. “Estamos empenhados em promover a transformação sustentável do setor de transportes e tornar os combustíveis alternativos ao diesel o novo normal, considerando os benefícios sociais, ambientais, econômicos e financeiros que este caminho pode gerar”, completou.

Mapear as principais vias e rotas utilizadas pelos veículos e aumentar o número de postos de abastecimento de GNV e de biometano no Estado de São Paulo será a primeira tarefa a ser feita pelas parceiras. Além disso, elas vão avaliar a instalação de postos em garagens de frotistas e de operadoras de ônibus.

“Uma empresa de ônibus que tenha um posto de abastecimento a gás em sua garagem ganha em produtividade, pois pode encher os tanques em horário sem circulação”, explicou o presidente da Scania.

MESMA ORIGEM, MAS IMPACTOS DIFERENTES

É importante lembrar que, embora o GNV também seja um combustível de origem fóssil, sua vantagem ambiental em relação ao diesel é expressiva. A frota pesada movida a GNV emite até 90% menos poluentes de ação local (como óxido nitroso e material particulado), na comparação com um similar a diesel.

“Nas cidades, onde o gás natural pode ser aplicado no transporte público, com a tecnologia de nossos ônibus movidos a gás podemos reduzir a quase zero a emissão de material particulado, um poluente de ação local cancerígeno e responsável pelo aumento de mortes provocadas por doenças respiratórias. Com isso, temos ganhos para as pessoas, para o planeta e para os negócios”, explicou Podgorski.

Outra vantagem proporcionada pelo uso do GNV é que o Custo Total de Operação dos veículos movidos a gás pode ser menor do que o do diesel em todo o seu ciclo de vida, dependendo da região e modelo de abastecimento, o que viabiliza o retorno sobre o investimento feito na aquisição desses veículos.

“O Gás Natural é uma solução energética utilizada por diversos países desenvolvidos e em desenvolvimento, pois apresenta baixos índices de poluição e oferta abundante no mercado mundial. O trabalho conjunto com a Scania é importantíssimo para desenvolver e estimular ainda mais a utilização desse combustível nas frotas de veículos comerciais pesados”, declarou Antonio Simões, CEO da Comgás.

A Comgás também tem como meta futura inserir o biometano em sua rede de dutos, possibilitando a todos os seus consumidores desfrutarem de uma fonte energética com quase zero emissão de CO2, como ocorre há vários anos em diversos países europeus.

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