Setor industrial tem alavancado sua retomada e acelerado tendências e novas tecnologias
Assessoria de Imprensa -
Além dos ganhos em eficiência, a digitalização e a introdução de serviços remotos no setor representam avanços para a sustentabilidade nas empresas
Assim como todos os setores e negócios ao redor do mundo, a indústria também enfrentou desafios com a pandemia, principalmente, em 2020. Este ano, no entanto, o setor tem alavancado sua retomada e, com isso, acelerado tendências e novas tecnologias. Isso se deve, em boa parte, pela digitalização industrial, que proporcionou ao segmento produção mais eficiente, com menor custo e maior segurança.
De olho nesse mercado, a Schneider Electric, líder global em transformação digital e gerenciamento e automação de energia, tem fortalecido seu portfólio de soluções que proporcionam a execução de serviços remotos, a obtenção de dados em tempo real e o ganho sustentável.
“Nos últimos meses, as empresas tiveram mais urgência em realizar intervenções na linha de produção sem a necessidade de deslocamento de pessoas. Além disso, sentiram a necessidade de ter confiabilidade ainda maior em seu sistema de distribuição elétrica, porque, apesar de haver menos pessoas na planta, ainda era necessário manter a produção”, afirma Patrícia Cavalcanti, diretora de Field Services na Schneider Electric para o Brasil.
De acordo com a executiva, as empresas procuram cada vez mais por soluções remotas, sensoriamento e sistemas de análise a distância e tantas outras soluções. Com isso, o Digital tornou-se uma ferramenta fundamental para a continuidade de processos. Soluções como o software Remote Expert, da Schneider Electric, se tornam cada vez mais importantes para o cenário atual, pois são tecnologias que possibilitam suporte a distância por meio de realidade aumentada, ou seja, sem a necessidade de deslocamento de um técnico especialista até o local.
“Essa solução é um exemplo de como é possível conectar a tecnologia à necessidade do mercado e de como é preciso atuar para que a indústria consiga continuar com a sua produção em segurança em momento tão incerto”, explica Patrícia.
Além dos ganhos em eficiência, a digitalização da indústria e a introdução de serviços remotos no segmento representam grande avanço em sustentabilidade. Ao aumentar a vida útil de um ativo, como as máquinas da linha de produção, a quantidade de lixo lançada no meio ambiente diminui, pois esse equipamento continuará em uso por muito mais tempo do que um equipamento não monitorado.
Com a digitalização e os serviços remotos, a necessidade de visitas de técnicos em campo diminui, já que os dados e riscos são monitorados de maneira online e em tempo real. Como consequência dessa menor quantidade de deslocamento, a emissão de poluentes tende a ser menor.
Com essa finalidade, a Schneider tem a plataforma EcoStruxure Asset Advisor, que acompanha a saúde do equipamento de distribuição elétrica ou IT ao longo de sua vida útil, trazendo recomendações de melhoria, saúde e segurança para os produtos. “Quando aplicada, a tecnologia possibilita que o asset tenha maior vida útil, já que o tempo entre as manutenções se altera e o serviço em si fica mais rápido, pois você se torna mais assertivo”, diz a diretora de Field Services.
Além dessa, a Schneider desenvolve outras soluções que possibilitam serviços remotos no setor industrial. São elas:
Asset Connect — Conjunto de sensores de temperatura sem fio que podem ser instalados em painéis e/ou equipamentos de baixa e média tensão para acompanhamento 24x7 de temperatura de conexão, temperatura ambiente e umidade relativa.
Asset Advisor — Serviço digital de monitoramento remoto, orientado por dados de dispositivos e sensores digitais da Schneider Electric. Os dados são analisados por um time de especialistas e sistemas integrados de inteligência artificial. Além disso, tem um monitoramento 24x7 para entregar tranquilidade durante todo o ciclo de vida do equipamento.
Remote Expert — Atendimentos de técnicos especializados a distância. Por meio da tecnologia de aplicativos de celular e óculos de realidade aumentada, a Schneider Electric pode levar a experiência de atendimento dos seus especialistas a todos os clientes.
Para saber mais sobre as soluções da Schneider, acesse: http://www.se.com/