Publicidade

Montadora de carros elétricos Tesla está próxima de estabelecer presença na Rússia

Segundo a imprensa americana, CEO da montadora afirmou que a Tesla está próxima de estabelecer presença na Rússia


REDAÇÃO AB

O CEO da Tesla, Elon Musk, afirmou que a inovadora – e polêmica – montadora de carros elétricos está próxima de estabelecer presença na Rússia e que, além disso, está estudando a possibilidade de produzir naquele país, de acordo com reportagem publicada pela agência Automotive News, com colaboração da Bloomberg e da Reuters. A declaração, segundo a matéria, foi feita durante um evento por videoconferência organizado pelo governo russo.

"Acho que estamos perto de estabelecer a presença da Tesla na Rússia e isso seria ótimo", disse Musk, segundo a reportagem. "Com o tempo, procuraremos ter fábricas em outras partes do mundo, com potencial para a Rússia em algum momento" acrescentou.

O principal executivo da Tesla disse ainda que a montadora já possui plantas na China e nos Estados Unidos, mas que planeja ter instalações fabris em outras partes do mundo, lembrando que a empresa tem planos de inaugurar uma fábrica de carros e de baterias na Alemanha ainda neste ano.

SEM MERCADO PARA ELÉTRICOS NA RÚSSIA

Na sequência da conversa, Elon Musk – que também é o CEO da Space Exploration Technologies, mais conhecida com SpaceX – pediu que haja mais diálogos entre os governos de Washington e de Moscou (o evento do qual Musk participou faz parte dos esforço do Kremlin para retomar a Sociedade do Conhecimento, organização educacional da época da União Soviética).

"Há muito talento e energia na Rússia", afirmou Musk, conforme relato da Automotive News. "Espero que essa energia continue no futuro, e eu gostaria apenas de encorajar muito as pessoas a se empenharem para tornar o futuro melhor do que o passado e a serem otimistas sobre o futuro", completou. Segundo a agência russa Tass, Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, disse a repórteres que ainda espera que ocorra um encontro entre Putin e Musk, mas que, até o momento, não existe nenhum planejamento para isso.

A Rússia é um grande exportador de petróleo e de gás e sua indústria automotiva não possui nenhum projeto de veículo elétrico bem sucedido – muito por conta da infraestrutura de carregamento deficiente. Os analistas locais não enxergam grandes perspectivas de mudança no futuro próximo, mas uma pequena fabricante local, a Zetta, anunciou que está projetando um modelo elétrico e que planeja lançá-lo ainda neste ano.
 

Publicidade