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Ford apresenta plano estratégico a ser aplicado ao longo desta década até 2030

Empresa eleva para US$ 30 bilhões investimentos em eletrificação até 2025, cria nova divisão Ford Pro e espera faturar US$ 20 bilhões


REDAÇÃO AB

Em uma reunião com analistas financeiros e parceiros de negócios na quarta-feira, 26, a Ford apresentou seu plano estratégico a ser aplicado ao longo desta década até 2030. Sem grandes surpresas, o maior foco é na eletrificação da linha de produtos, com aumento para US$ 30 bilhões do investimento em novos veículos elétricos, sistemas e baterias até 2025. A empresa também promete ampliar o volume de modelos conectados da marca, com oferta de serviços que poderão render receitas de US$ 20 bilhões em 2030. No mesmo evento, foi anunciado a criação de uma nova divisão, a Ford Pro, encarregada nas operações de veículos comerciais.

Durante a reunião, o CEO Jim Farley destacou aos analistas que o plano Ford+ está centrado nos objetivos de oferecer novas propostas de veículos e serviços para reduzir custos, ganhar mais fidelidade e gerar maior retorno para todos os clientes.

“Esta é a nossa maior oportunidade de crescimento de criação de valor desde que Henry Ford começou a produzir o Modelo T e a estamos agarrando com as duas mãos”, afirmou Jim Farley.

FOCO NA ELETRIFICAÇÃO

Para justificar o aumento do investimento em eletrificação para US$ 30 bilhões até 2025, a Ford projeta que 40% do seu volume global de vendas sejam de veículos totalmente elétricos em 2030, incluindo modelos já conhecidos como Mustang Mach-E, a recém-apresentada picape F-150 Lightning e a van E-Transit, que estará nas ruas no final deste ano. Com essa expectativa, a empresa está investindo em tecnologia própria de baterias, incluído o desenvolvimento das IonBoost, e na construção de fábricas nos Estados Unidos.

A Ford pretende projetar, desenvolver e fabricar suas próprias baterias. Para isso está criando o Ford Ion Park, centro global de desenvolvimento de baterias composto por mais de 150 especialistas em química, testes, manufatura e gerenciamento da cadeia de valor, com o objetivo de aumentar a autonomia dos veículos elétricos e reduzir custos para os clientes e a própria fabricante.

Está no horizonte uma ampla gama de baterias, incluindo a íons de lítio IonBoost; IonBoost Pro de fosfato de ferro e lítio para veículos comerciais; e baterias de estado sólido de longo alcance e baixo custo, baseadas na própria engenharia da Ford e know-how da Solid Power, na qual a empresa tem participação acionária.

Também está em curso a formação da joint-venture BlueOvalSK, sociedade da Ford com a SK Innovation para produzir células e conjuntos de baterias em duas fábricas nos EUA, que vão equipar futuros veículos Ford e Lincoln.

MAIS VEÍCULOS CONECTADOS

Até o fim de 2021 a Ford estima que terá nas ruas uma frota de 1 milhão de veículos capazes de receber atualizações por conexão com a internet over-the-air (OTA), superando o volume da Tesla em julho de 2022. A perspectiva é que o número de modelos conectados Ford e Lincoln habilitados ao OTA vai saltar para 33 milhões em 2028. A ideia é usar essa conexão para oferecer novos serviços conectados ao longo dos próximos anos.

A conectividade possibilita aos clientes o uso de ferramentas digitais como Ford Pass e Lincoln Way, fazer pedidos on-line, opções simplificadas de financiamento e renovação, serviço de retirada e entrega de veículos e reparos móveis, bem como detecção e solução de problemas de qualidade com o uso de dados, ajudando a aumentar a satisfação do cliente e reduzir custos de garantia. Os carros também deverão conectar-se a plataformas de serviços de provedores como Apple, Amazon, Google e Baidu.

A Ford projeta que o desenvolvimento de tecnologias de assistência ao motorista, como a BlueCruise, novos softwares e recarga de veículos elétricos têm potencial para melhorar a experiência do usuário e gerar receitas com a oferta de serviços conectados, da orcem de US$ 20 bilhões em 2030.

NOVA DIVISÃO FORD PRO

Na reunião com os analistas a empresa também anunciou a criação de uma nova divisão, a Ford Pro, que vai centralizar todos os negócios globais de serviços e distribuição de veículos comerciais, totalmente dedicada a atender os requisitos de alta produtividade de clientes comerciais e governamentais.

A divisão terá um comando independente. Ted Cannis foi nomeado CEO da Ford Pro. O executivo foi chefe dos negócios de veículos comerciais da Ford na América do Norte e anteriormente dirigiu o Time Edison, de desenvolvimento de modelos elétricos.

A Ford Pro nasce com portfólio de três linhas de produtos: as picapes e caminhões leves da Série F, a picape média Ranger e as vans Transit. Em breve também entram na família de comerciais as versões elétricas e-Transit e a F-150 Lightning Pro. Também faz parte das operações da divisão a oferta de serviços digitais e físicos para gerenciar as frotas dos clientes, bem como o financiamento combinado de veículos, serviços e recarga. No caso dos modelos elétricos, a empresa vai instalar pontos de recarregamento de baterias em locais públicos, garagens e até na casa de empregados para o trabalho no dia seguinte.

Com a nova divisão a Ford espera aumentar sua atuação no mercado de veículos comerciais, com a oferta de produtos, acessórios e serviços, o que deverá elevar as receitas do segmento de US$ 27 bilhões em 2019 para US$ 45 bilhões em 2025.

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