Mercedes-Benz entrega ônibus para renovação de frota do sistema de transporte coletivo na região metropolitana de Vitória (ES)
Automotive Business -
Serão 50 ônibus do modelo OF 1721 L com suspensão pneumática e que trazem o menor custo por quilômetro no fim da vida útil do veículo
REDAÇÃO AB
A Mercedes-Benz anunciou na sexta-feira, 28, que entregou 50 ônibus para quatro empresas que operam o sistema de transporte coletivo Transcol na região metropolitana de Vitória (ES), como parte do plano de renovação de frota. São 50 unidades do modelo OF 1721 L com suspensão pneumática, sendo que 15 foram para a Viação Serrana, 18 para o Expresso Santa Paula e 17 para a Unimar Transportes. Já a Viação Praia Sol adquiriu quatro exemplares do chassi articulado O 500 MA.
Modelo mais vendido no País, os ônibus OF 1721 que vão atuar na capital do Espírito Santo possuem ar-condicionado, plataforma elevatória, espaço para cadeirante e banco com dimensão diferenciada. A renovação de frota faz parte das exigências do órgão gestor do transporte coletivo local.
“Minha formação é de engenharia, de ciências exatas, gosto de matemática e de números; escolhi o ônibus Mercedes-Benz porque é o que me dá o menor custo por quilômetro no fim da vida útil do veículo, considerando todas as despesas”, afirmou Fábio Couto de Araújo Cançado, sócio diretor das empresas Viação Serrana e Expresso Santa Paula. “Geralmente, trabalhamos com uma expectativa de 720 mil km com um ônibus, numa média de 72 mil km por ano, sempre realizando o programa de manutenção preventiva e corretiva”, acrescentou.
“O governo do Espírito Santo vem fazendo uma gestão do transporte coletivo urbano extremamente eficiente durante a pandemia”, afirmou Cançado. “Mesmo com a demanda reduzida, oferecemos um serviço com quase 100% da frota, ajudando a evitar aglomerações nos ônibus, para ajudar as empresas operadoras o governo fornece o diesel, a fim de manter a prestação desse serviço essencial à população, assim, ganhamos fôlego para renovar a frota. Ou seja, cada um fazendo a sua parte fica mais equilibrado para todos”, completou.
Projetado para receber carroçarias de até 13,2 metros, o OF 1721 possui motor eletrônico OM 924 LA de quatro cilindros, com 208 cavalos e 79,6 kgfm, reconhecido pela economia de combustível e pelo elevado torque disponível em baixas rotações.