Publicidade

Mercado de caminhões atinge melhor mês para o segmento desde dezembro de 2014

Mês de maio obteve 11.358 unidades licenciadas, uma alta de 15,7%. em comparação com abril de 2021


MÁRIO CURCIO, PARA AB

Os caminhões atingiram em maio 11.358 unidades licenciadas. Foi o melhor mês para o segmento desde dezembro de 2014. A comparação com abril de 2021 revela alta de 15,7%. Maio também atingiu a melhor média diária de vendas do ano, superior a 540 unidades.

O acumulado de 2021 teve 46,9 mil caminhões emplacados, o resultado mais expressivo para o período em sete anos. A comparação com iguais meses de 2020 indica aumento de 62,8%. Os números foram divulgados na quarta-feira, 2, pela Fenabrave, que reúne as associações de concessionários.

"Este aquecimento demonstra a melhora da economia, o que é corroborado pelo Índice de Confiança da Indústria Automotiva. Se a produção de caminhões fosse maior, teríamos mercado para isso", afirma o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.

O crescimento das vendas ainda é puxado pelo agronegócio. Cerca de metade dos caminhões vendidos é de modelos pesados, mas os números de 2021 divulgados pelos fabricantes no início de maio apontavam alta em todos os segmentos, desde os modelos semileves (com Peso Bruto Total de 3,5 a 6 toneladas).

O varejo e a movimentação gerada pelo comércio eletrônico também impulsionam o crescimento do setor de caminhões, que, segundo a Fenabrave, dispõe de boa oferta de crédito neste momento.

Publicidade