Setor de ônibus registra melhor resultado do segmento desde janeiro de 2020
Automotive Business -
Mês de maio teve 1,9 mil ônibus licenciados, uma alta de 35,5% em relação ao mês de abril
MÁRIO CURCIO, PARA AB
O mês de maio teve 1,9 mil ônibus licenciados, melhor resultado do segmento não só de 2021, mas também desde janeiro do ano passado. Na comparação com abril houve alta de 35,5%. O quinto mês do ano também teve a melhor média diária de emplacamentos, acima de 90 unidades.
No acumulado do ano foram emplacados 7.549 ônibus, crescimento de 14,8% sobre os mesmos meses do ano passado, bastante comprometidos com a chegada da Covid-19. Os números foram divulgados na terça-feira, 2, pela Fenabrave, que reúne as associações de concessionários.
"Apesar da alta expressiva em maio, a comparação se dá em uma base baixa. As vendas de ônibus, ainda que tenham melhorado, continuam afetadas pela pandemia da Covid-19, que impactou a circulação e viagens", recorda o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.
É fácil comprovar o que diz o executivo com os números pré-Covid. Quando os emplacamentos de ônibus dos cinco meses de 2021 são comparados com igual período de 2019, a queda é de quase 30%. A retração em 2021 só não foi maior por causa do programa governamental Caminho da Escola.
O transporte coletivo permanece como o mais atingido pela pandemia do novo coronavírus. Como comparação, as vendas de caminhões no acumulado do ano cresceram mais de 60% (leia aqui).
A redução do número de viagens urbanas e rodoviárias, o adiamento de licitações para renovação de frotas e a redução na atividade turística permanecem como principais motivos para a queda nas vendas do setor.
Em todo o ano passado foram licenciados apenas 18,2 mil ônibus e a estimativa da Fenabrave para este ano é que o setor cresça somente 8,2%, para 19,7 mil unidades.