Tecfil e a gestão da felicidade das pessoas

Uma das pioneiras em desenvolver e aplicar o conceito, há 15 anos, a empresa direciona muitas ações do RH ao bem-estar e à felicidade dos colaboradores


O tema da felicidade no ambiente de trabalho ganhou relevância nos últimos anos, principalmente com a pandemia da Covid-19, diante dos desafios impostos pelo distanciamento social e as mudanças nas atividades diárias. Na Tecfil, maior fabricante de filtros automotivos da América Latina, gerenciar esses desafios têm sido mais fácil graças ao trabalho de gestão da felicidade das pessoas realizado há mais de 15 anos, e que tem ajudado a manter a saúde mental e a satisfação dos colaboradores neste momento desafiador.

Os resultados deste trabalho de longo prazo voltado à felicidade são visíveis nos diversos indicadores como o baixo índice de turnover e de absenteísmo, na grande atratividade dos candidatos aos processos seletivos e nos índices de produtividade, além do Índice de Felicidade no Trabalho que integra o ranking "As Melhores Empresas para Você Trabalhar", da Revista Você S.A, no qual a Tecfil foi eleita por 12 vezes, e que aponta o índice de 92% de satisfação dos seus colaboradores.

A Gestão de Felicidade na Tecfil envolve compartilhar objetivos, ajudar os colaboradores a realizarem seus sonhos, se sentirem satisfeitos no âmbito pessoal e a garantia de condições de trabalho que os fazem se sentir seguros e acolhidos sob diversos aspectos - seja pela segurança quanto à manutenção do emprego, pelos benefícios e estrutura oferecidos, o olhar voltado a eles, promovendo um diálogo constante e um sentido para o trabalho.

Na Tecfil, a função de Chief Happiness Officer (CHO) ou Diretor de Felicidade tão falado no mercado, é ocupada por Ana Paula de Oliveira, gerente de Recursos Humanos, e é apenas a formalização de um trabalho já realizado por ela desde que ingressou na empresa, há 15 anos. "Já no processo seletivo fui informada que meu principal desafio era ser a gestora da felicidade. Este era o desejo dos acionistas que acreditavam em uma mudança cultural em que as pessoas deveriam ser respeitadas e terem orgulho em participar do propósito da companhia", lembra Ana Paula, cujas atribuições incluem a responsabilidade de engajar a liderança, medir o cenário da felicidade na empresa, além de planejar e implantar as ações.

Segundo ela, não existem segredos para estruturar um plano de felicidade corporativo. O primeiro passo é conhecer e entender o perfil dos colaboradores, interesses, objetivos, sonhos, propósitos pessoais e profissionais, e construir uma jornada que faça sentido. "A felicidade no trabalho tem que ser compartilhada por todos, sempre resgatada e valorizada. Um CHO não consegue trabalhar sozinho, por isso, todos os líderes da empresa devem estar em sintonia. É muito importante que a alta administração esteja engajada e apoiando esta jornada, acreditando que pessoas felizes trazem mais resultados", explica.

Na Tecfil, onde grande parte dos mais de 1.500 colaboradores é da área fabril, as ações desenvolvidas buscam valorizar especialmente a família e transmitir segurança para que todos desempenhem seu trabalho com tranquilidade. No final de 2020, por exemplo, a companhia atendeu a cartinha dos filhos dos colaboradores para o Papai Noel. A ação incentivou as crianças a escreverem seus desejos e, então, os surpreendeu levando o Papai Noel até suas casas com os presentes, respeitando todas as normas de segurança devido à pandemia da Covid-19.

Ainda neste período de pandemia, a empresa buscou garantir a estrutura de segurança e conforto para preservar também a saúde mental dos colaboradores. "Ofereceremos toda a estrutura de assistência médica, alimentação, transporte e outros cuidados que integram um conjunto de ações que garantem um ambiente de trabalho saudável", conta.

Outras ações buscam compartilhar e comemorar os resultados atingidos, por meio de churrascos, refeições especiais e brindes para reconhecer as conquistas. "Não deixamos passar nenhuma data comemorativa. O segredo está na ação adequada ao público da empresa, não existe uma fórmula, nem a necessidade de grandes investimentos. A atenção e a simplicidade fazem a diferença no dia a dia", diz.

A fim de aprimorar ainda mais este conceito na Tecfil e as ações junto aos colaboradores, Ana Paula participou, em novembro do ano passado, da primeira turma de certificação internacional de CHO no Brasil, promovido pela Reconnect, empresa especializada em felicidade no trabalho. "O nome do curso me chamou a atenção e, ao saber do conteúdo, vi que seria uma excelente oportunidade para me aprofundar neste assunto e trocar experiência com pessoas que também acreditam que é possível ser feliz no trabalho", conta Ana Paula, ao destacar que é importante manter um olhar renovado, constantemente, para a gestão da felicidade. "A empresa são as pessoas, cuide bem delas e os resultados virão", conclui.

 

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