TransMaroni atinge 50 caminhões movidos a gás da Scania

Transportadora paulista adquiriu os primeiros veículos em 2020, que fazem parte de um ciclo de investimentos de R$ 50 milhões


REDAÇÃO AB

A TransMaroni está celebrando uma marca histórica: a transportadora baseada em São Paulo (SP) atingiu um total de 50 caminhões movidos a gás (natural e/ou biometano) da Scania, que é hoje a maior frota desse tipo de veículo no Brasil, de acordo com a empresa.

Fruto de um ciclo de investimentos de R$ 50 milhões, essa frota começou a ganhar forma em outubro de 2020, quando as primeiras 11 unidades chegaram, exatamente um ano depois de a Scania ter dado início às vendas dos seus caminhões a gás – a fabricante comercializou até agora 150 unidades.

“Este ciclo de R$ 50 milhões engloba nossas recentes ações em sustentabilidade, não apenas o valor dos caminhões e implementos. Estamos investindo em logística reversa, projetos de reciclagem, melhor aproveitamento de resíduos, treinamentos de colaboradores, dentre outros. Além disso, para compensar as emissões de nossos caminhões, temos uma parceria com a SOS Mata Atlântica, pela qual já plantamos 14 mil mudas em São Paulo”, explica Gustavo Maroni, diretor operacional da TransMaroni.

O projeto do caminhão da gás da Scania envolveu também uma parceria entre a fabricante e a Comgás (a maior distribuidora de gás natural do País) com o objetivo de acelerar o uso de GNV (Gás Natural Veicular) pelos veículos pesados no Brasil. A Comgás já disse que tem como meta em breve inserir biometano em sua rede de dutos, uma fonte energética com emissão quase zero de CO2, como já é feito há anos em países da Europa.

A grande vantagem do caminhão com essa tecnologia é a redução de emissões de CO2, que pode chegar a 15% em comparação com caminhões a diesel quando abastecido com GNV, e até 90% se o combustível for o biometano. Também são mais silenciosos, comprovando 20% menos ruído.

Os veículos TransMaroni serão usados nos segmentos alimentício, varejo, higiene e limpeza, cosméticos e e-commerce em diversos Estados brasileiros. Parte deles já tem contratos com empresas como B2W, Carrefour, Grupo Big, JBS, L’Oréal, Nestlé e Unilever, que muitas vezes exigem que seus transportadores desenvolvam uma frota com veículos de entrega mais sustentáveis.

“No início das vendas deste pioneiro produto da Scania, eram os embarcadores que estavam orientando as empresas que transferem suas cargas a buscar esta solução alternativa ao diesel. Ou seja, as grandes marcas que têm a sustentabilidade como meta e reconhecem a importância de reduzir os impactos das atividades logísticas, contribuindo para as próprias metas relacionadas a ESG [Environmental, Social and Governance]”, conta Silvio Munhoz, diretor de vendas de soluções da Scania no Brasil.

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