Volkswagen Caminhões e Ônibus anuncia o início da produção em série do seu primeiro caminhão elétrico
Automotive Business -
Modelo e-Delivery começou a ser montado na fábrica de Resende (RJ), que foi modernizada para receber o projeto
REDAÇÃO AB
Ainda como parte das comemorações de seus 40 anos de atividades, a Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou na terça-feira, 15, que deu início à produção em série do seu primeiro caminhão elétrico, o e-Delivery (que você conhece em detalhes aqui), na fábrica de Resende (RJ). A montadora fez questão de lembrar que o modelo é o primeiro completamente projetado, desenvolvido, testado e aprovado no Brasil, e com isso, a fábrica da empresa no sul fluminense se tornou a primeira do País a contar com montagem em grande escala de veículos de emissão zero. A primeira unidade a sair da linha de montagem – um modelo 4x2 de 11 toneladas – já tem endereço certo e vai compor a frota da própria empresa.
“Criamos um processo sob medida para assegurar uma grande estrutura elétrica de forma eficiente. Vamos produzir os veículos aproveitando ao máximo os recursos já existentes, com um alto nível de sinergia, ao mesmo tempo em que garantimos a inovação que o cliente espera e que o produto exige”, disse Roberto Cortes, presidente e CEO da VWCO. “Todo esse avanço é acompanhando por um amplo trabalho de preparação da cadeia com os envolvidos para viabilizar a mobilidade elétrica no país”, completou.
A montadora investiu R$ 150 milhões no projeto do caminhão elétrico, incluindo a modernização da fábrica, que conta com uma nova área reservada exclusivamente à eletrificação, denominada e-Shop, onde os veículos recebem as baterias e são energizados pela primeira vez. Até chegar nessa etapa, todos os caminhões Delivery – independentemente do tipo de motor que usam – passam pelos mesmos processos de montagem.
A produção do VW e-Delivery conta ainda com diversos processos da indústria 4.0 adotados pela montadora desde o lançamento da atual linha Delivery, que possui nível de automação de 60% na montagem da cabine, por exemplo, e sistema de reconhecimento automático do veículo, que usa um chip específico para cada modelo na programação dos robôs. Segundo a empresa, a fábrica de Resende está equiparada ao que há de mais moderno nas linhas de produção da Europa.