Acea anuncia que as vendas de automóveis de passeio cresceram 4,1%
Automotive Business -
As montadoras comercializaram 1,08 milhão de veículos no continente, o que representa um aumento de 4% no mês e 31% sobre 2020
REDAÇÃO AB
A Acea (European Automobile Manufacturers Association), entidade que reúne as montadoras europeias, anunciou na quinta-feira, 17, que as vendas de automóveis de passeio em maio naquele continente (incluindo os países da União Europeia e do Efta – Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suécia) cresceram 4,1% em relação a abril, somando 1,084 milhão de unidades, frente aos 1,040 milhão comercializados no mês anterior.
Também de acordo com a entidade, o total de veículos novos licenciados no acumulado do ano é de 5,2 milhões de exemplares, o que significa evolução de 31,1% na comparação com o resultado do mesmo período do ano passado, quando foram emplacados pouco mais de 3,9 milhões de carros novos. A Espanha foi o país que registrou a maior elevação nas vendas na comparação com 2020, com crescimento de 177,8% em maio deste ano, frente ao mesmo mês do ano passado. Em seguida aparecem França (46,4%), Itália (43%) e Alemanha (37,2%).
Os números repercurtiram no mercado de modo positivo, já que a indústria automotiva no mundo tem enfrentado uma severa escassez de semicondutores, que tem paralisado a produção de veículos. Em maio, fábricas na Europa, EUA e México tiveram que suspender suas atividades pela falta de componentes eletrônicos. Apesar dessas interrupções, a produção conseguiu atender parcialmente à demanda do mercado europeu.
Com relação às fabricantes, o grupo Volkswagen segue como o detentor dos melhores números de vendas na região, com 28% de participação no mercado europeu, seguido pela Stellantis, com 20,7%, grupo Renault (8,3%), grupo Hyundai (8,1%) e grupo BMW (7,2%) nas cinco primeiras colocações do ranking.