Montadoras foram o grande destaque no estudo da consultoria Brand Finance especializada em avaliação de marcas

Valendo quase € 50 bilhões, Mercedes-Benz lidera a lista, que ainda tem 7 nomes diretamente ligados à indústria automotiva; Ferrari é a marca mais forte


ZECA CHAVES, AB

A consultoria Brand Finance, especializada em avaliação de marcas, divulgou nesta quarta-feira, 16, sua tradicional lista com as 500 marcas mais valiosas da Europa. Apesar de toda inquietação que cerca a indústria automotiva com mudança de hábito dos novos consumidores, legislações de emissão mais restritivas e preocupação cada vez maior com segurança no trânsito, as montadoras foram o grande destaque no estudo: conquistaram quatro posições entre as 10 mais valorizadas do continente.

Encabeçando o ranking está justamente um fabricante de veículos, a Mercedes-Benz, cuja marca foi avaliada em € 49,57 bilhões. A empresa levou a liderança pelo segundo ano seguido, apesar de ter perdido 16% do seu valor de marca, em grande parte causado pela pandemia, que desvalorizou 9 marcas do Top 10. As montadoras alemãs, aliás, dominaram a lista das 500 marcas: a Volkswagen ficou na terceira colocação, avaliada em € 40,03 bilhões, a BMW na quinta posição (€ 34,44 bilhões) e a Porsche na sexta (€ 29,22 bilhões).

Se considerarmos as empresas que estão diretamente ligadas à indústria automotiva, o número de marcas sobe para sete. Há ainda duas petrolíferas, a anglo-holandesa Shell (4º lugar) e a britânica BP (7º lugar), além da alemã Siemens (8º lugar), uma tradicional fornecedora de componentes eletroeletrônicos e de automação das montadoras.

A pesquisa Brand Finance Europe 2021 deixa bem claro que o setor automotivo é o mais valioso do continente: as 27 marcas europeias de veículos respondem por 14% do valor total do ranking, com € 237,7 bilhões. Dentro desse universo veicular, há sete marcas alemãs, que juntas totalizam € 171,5 bilhões ou três quartos do total do setor.

EFEITOS DA PANDEMIA

O estudo mostra também que valor total das 500 marcas mais valiosas da Europa caiu 10% durante a pandemia, de € 1,96 trilhão em 2020 para € 1,76 trilhão em 2021. As marcas mais afetadas do último relatório da Brand Finance foram as do setor bancário, que perdeu 20% de valor.

“A pandemia devastou a Europa e o mundo, e o impacto sobre as principais marcas do Velho Continente não pode ser ignorado, com o valor total de marca das 500 melhores do ranking diminuindo 10% ano a ano. A pandemia testou a determinação das principais marcas da Europa – algumas realmente prosperaram e se beneficiaram à medida que os consumidores mudaram completamente seus hábitos, enquanto outras esperam que o programa de vacinação rápida do continente lhes permita retornar às operações normais em breve”, comentou Richard Haigh, diretor da Brand Finance.

FERRARI É A MAIS FORTE

Além da lista das marcas mais valiosas, a consultoria também elabora um segundo ranking, das marcas mais fortes. As empresas recebem uma pontuação que é baseada nos investimentos em marketing, no patrimônio das partes interessadas e no desempenho dos negócios.

Seguindo esses critérios, a Ferrari foi eleita a marca mais forte da Europa e a segunda marca mais forte do mundo, de acordo a pesquisa Brand Finance Global 2021, com uma pontuação do BSI (Brand Strength Index, em português Índice de Força da Marca) de 93,9 em 100 possíveis. Ela é a única montadora no Top 10 europeu, que traz nomes como Lego (4º lugar), Rolex (6º lugar) e Gucci (9º lugar).

Confira abaixo a lista das 10 marcas mais valiosas e clique neste link para terá acesso à pesquisa completa com as 500 empresas.

1º Mercedes-Benz (veículos): € 49,57 bilhões
2º Deutsche Telekom (comunicações): € 43,51 bilhões
3º Volkswagen (veículos): € 40,03 bilhões
4º Shell (petrolífera): € 35,89 bilhões
5º BMW (veículos): € 34,44 bilhões
6º Porsche (veículos): € 29,22 bilhões
7º BP (petrolífera): € 18,19 bilhões
8º Siemens (eletrificação/automação): € 17,58 bilhões
9º Ernst & Young (publicidade): € 17,27 bilhões
10º Allianz (seguros): € 17,20 bilhões


 

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