Toyota sobe à terceira posição entre as marcas mais vendidas de 1º a 16 de junho
Automotive Business -
Fiat consolida liderança no mês com quase um quarto das vendas na quinzena
PEDRO KUTNEY, AB (COM DADOS DA AUTOINFORME)
Em um mês com fábricas paradas por falta de componentes e redução no ritmo de vendas de veículos leves, a Toyota é a grande surpresa até agora: com cerca de 8,2 mil unidades vendidas, subiu à terceira posição entre as marcas mais vendidas de 1º a 16 de junho, abocanhando participação de 10,2% dos emplacamentos no período de 11 dias úteis, segundo números obtidos pelo Autoinforme.
Para se ter ideia do avanço, em maio passado a Toyota foi a quinta marca mais vendida, com 15.537 emplacamentos e 8,8% de participação de mercado (leia aqui). O bom desempenho da marca japonesa na primeira quinzena de junho pode ser atribuído à rampa crescente de vendas do SUV Corolla Cross lançado no fim de março, que segundo a própria montadora poderia elevar em cerca de 60% as vendas do modelo se não fosse a crise dos semicondutores. Ainda assim, graças ao relacionamento muito próximo dos fornecedores a Toyota vem conseguindo operar sem paralisações completas por falta de componentes nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, ambas no interior paulista.
A Toyota subiu para o lugar onde até o fim de maio estava a GM, que na primeira metade de junho despencou para a sexta posição, com cerca de 6 mil unidades emplacadas e apenas 7,6% do mercado, uma perda de 2,2 pontos porcentuais somente em relação ao mês passado. A GM vem enfrentando dificuldades para produzir por falta de componentes eletrônicos (semicondutores), interrompeu completamente a produção em Gravataí (RS) desde março e recentemente anunciou a paralisação da fábrica de São Caetano do Sul (SP).
Na mão oposta, a Fiat segue absoluta na liderança, dominando quase um quarto das vendas (24,2%), com perto de 19,5 mil unidades emplacadas de 1º a 16 de junho. Destaque também para outra marca do Grupo Stellantis, a Jeep, que subiu mais uma posição no ranking, da sexta para a quinta, do fim de maio para a primeira metade deste mês com participação de 7,7%, equivalente a cerca de 6,2 mil emplacamentos, ficando inclusive à frente da GM.
A Volkswagen se manteve na segunda posição do ranking até agora em junho, mas baixou o porcentual de participação de mercado de 16,5% no fim de maio para 15,7% nos 11 primeiros dias úteis deste mês, com pouco mais de 12,6 mil emplacamentos no período. Também por causa da falta de semicondutores, na semana passada a Volkswagen anunciou que vai suspender por 10 dias a produção em três fábricas no Brasil, em São Bernardo do Campo, Taubaté e na planta de motores em São Carlos, todas em São Paulo. Isso depois de paralisar pelo mesmo período a linha de São José dos Pinhais (PR).
A Hyundai que esta semana colocou o hatch HB20 no posto de automóvel mais vendido do País, superando o Chevrolet Onix, por pouco não subiu à terceira posição do ranking. Manteve a quarta colocação registrada em maio, mas aumentou sua participação de mercado de 9,6% para 10,1%, com 8,1 mil emplacamentos em 11 dias úteis. Contudo, essa situação pode mudar e a marca coreana tende a cair, pois esta semana informou que precisou suspender por 10 dias um turno de produção na fábrica de Piracicaba (SP), também por falta de semicondutores.