Stellantis entrará na era da eletrificação com sistemas híbridos e elétricos fabricados no Brasil
Automotive Business -
Novas motorizações seriam produzidas na fábrica de Betim (MG) e poderiam equipar modelos da Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, diz site
REDAÇÃO AB
Grupo que reúne no Brasil as marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën e Ram, a Stellantis entrará na era da eletrificação com sistemas híbridos e elétricos fabricados no Brasil, segundo reportagem publicada pelo site Autos Segredos.
De acordo com o matéria, o grupo vai produzir no Polo Automotivo Fiat, em Betim (MG), motores Firefly com tecnologia híbrida e motores 100% elétricos, que deverão equipar os primeiros veículos entre 2024 e 2025.
Essa motorização híbrida já equipa veículos da Stellantis na Europa, o que facilitaria o processo de nacionalização da tecnologia. No mercado europeu, a Jeep oferece o Renegade e o Compass híbridos, com a tecnologia chamada 4xe, que utiliza o motor 1.3 turbo Firefly a gasolina com potência entre 130 e 180 cv combinado a um motor elétrico, que fornece mais 60 cv.
Nesse sistema, o motor a combustão gera tração para as rodas dianteiras e o elétrico movimenta o eixo traseiro, o que na prática faz com que esses veículos tenham tração 4x4. Esses modelos podem rodar até 50 km apenas no modo elétrico e têm uma bateria que pode ser recarregada na tomada ou pelo próprio motor a combustão, conforme a necessidade.
Fruto dafusão entre PSA e FCA concluída em janeiro, a Stellantis inaugurou em março a linha de produção dos motores GSE Turbo, que se integrou às dos motores Fire e Firefly, em Betim, resultado de um investimento de R$ 500 milhões. Esse aporte já fazia parte do programa de R$ 16 bilhões que a companhia planejou para a operação brasileira no período 2019-2025, o que pode indicar que os planos de eletrificação já estavam previstos dentro desse ciclo de investimento.
Como a fábrica de Betim pertence à Stellantis, o caminho natural é que esses motores que atualmente equipam modelos da Fiat e Jeep sejam também utilizados nos próximos lançamentos da Peugeot e Citroën, inclusive numa configuração híbrida , dependendo da estratégia de cada marca.
A reportagem diz que, depois da estreia de produção dos sistemas híbridos, haverá um segundo ciclo que terá o foco na produção de motores 100% elétricos em Betim. “No caso, a estreia deverá ser no final década. Porém, isso não quer dizer que os motores a combustão serão deixados de lado imediatamente aqui no Brasil. Na Europa, o presidente da Fiat confirmou que a partir de 2030 seus modelos não serão mais a combustão”, explicou o texto publicado.
A matéria afirma ainda que já há “estudos para que a fábrica de motores da PSA em Porto Real (RJ) seja desativada e a produção de motores do grupo Stellantis fique concentrada na fábrica da Fiat em Betim (MG)”.