Toyota soma 24.320 veículos exportados nos cinco primeiros meses deste ano

Montadora somou quase 25 mil veículos nos cinco primeiros meses do ano, 18% mais que em 2019. Corolla Cross é o grande destaque, com 4 mil unidades


REDAÇÃO AB

A Toyota do Brasil tem motivos para comemorar, apesar dos desafios impostos pela pandemia. É que, de acordo com comunicado divulgado na terça-feira, 22, a montadora contabilizou 24.320 veículos exportados para os países da América Latina e Caribe nos cinco primeiros meses deste ano, o que representa aumento de 18% em relação ao total embarcado no mesmo período de 2019, ou seja, antes do surgimento da Covid-19 e de suas implicações.

Em nota, a Toyota afirma que dois motivos colaboraram para a obtenção desse resultado nas exportações deste ano: o fortalecimento e a manutenção das estruturas operacionais das fábricas de Indaiatuba e de Sorocaba – ambas no Estado de São Paulo – e a oferta de produtos adequados às preferências do consumidor da região.

Um dos destaques entre os modelos enviados pela Toyota do Brasil a outros mercados é o Corolla Cross, o primeiro SUV da marca produzido no País e que também está disponível com motorização híbrida. Somando mais de 4 mil veículos exportados em apenas três meses, o novo modelo se destacou na retomada ao proporcionar a expansão da Toyota brasileira para 22 países da América Latina e Caribe. Com isso, a subsidiária nacional se tornou a maior base exportadora de Corolla Cross em todo o mundo.A própria Toyota já havia reconhecido que, se não fosse pela crise dos semicondutores, o Corolla Cross poderia ter um volume de vendas 60% maior do que a previsão inicial.

“Temos o desafio e o objetivo de reforçar nossas operações na América Latina e de tornar Brasil e Argentina bases sólidas de exportação para toda região, além de alcançar outros mercados. Por isso, é tão importante trabalharmos cada vez mais uma agenda de competitividade no País, de termos a previsibilidade necessária para fazermos investimentos de longo prazo e, com isso, gerar mais empregos e renda e contribuir para o setor automotivo no Brasil e na Argentina”, afirmou Masahiro Inoue, CEO da Toyota para América Latina e Caribe.

BOA ACEITAÇÃO NO EXTERIOR

Outros modelos produzidos pela Toyota no Brasil são bem recebidos no exterior. O compacto Etios, produzido na planta de Sorocaba, por exemplo, segue bem procurado pelos consumidores da região e alcançou quase 10 mil unidades exportadas, embora já não seja oferecido no País. O Corolla sedã, fabricado em Indaiatuba, contabilizou mais de 5 mil carros embarcados, enquanto o Yaris chegou a mais de 4,5 mil.

Recentemente, a Toyota conquistou o certificado de Operador Econômico Autorizado (OEA), emitido pela Receita Federal. Essa certificação proporciona maior agilidade e previsibilidade ao fluxo de exportação, graças à adoção de procedimentos em acordo com os critérios exigidos pelo programa como conformidade aduaneira e a segurança na cadeia logística. A conquista premia os esforços de diversas áreas da empresa para alcançarem processos de gestão que minimizem os riscos existentes nas operações de comércio exterior.

Publicidade