Bosch anunciou Stefan Hartung como novo CEO do grupo
Automotive Business -
Ele vai substituir Volkmar Denner, que vai se concentrar em pesquisas, após dez anos à frente do conglomerado
REDAÇÃO AB
A Bosch anunciou, por meio de comunicado, que o atual CEO do grupo, Volkmar Denner, vai deixar o cargo, sendo sucedido pelo atual presidente do conselho de administração da empresa, Stefan Hartung, a partir de 1º de janeiro do próximo ano. De acordo com o comunicado, a mudança faz parte de um plano de mudança geracional planejado há muito tempo, e não significa a aposentadoria de Denner. Pelo contrário, como consultor científico do grupo, o executivo vai se dedicar às pesquisas em tecnologia quântica.
No comando da maior fabricante mundial de componentes automotivos, Volkmar Denner conseguiu superar a crise gerada pelo escândalo das emissões de veículos a diesel da Volkswagen (o chamado “Dieselgate”), além da situação atual, com falta de insumos, provocada pela pandemia de Covid-19. Ele também foi o responsável por comandar as operações de expansão da empresa, com ênfase no desenvolvimento da Internet das Coisas (IoT) e da Indústria 4.0.
Denner também foi um dos primeiros a alertar sobre a escassez global de semicondutores e os riscos que isso representa para a lucratividade das empresas. Por fim, foi sob seu comando que a Bosch inaugurou uma fábrica de chips de € 1 bilhão na Alemanha, no início de junho, que vai contribuir para reduzir os impactos da crise desses componentes não só na indústria automotiva.
Ainda de acordo com o plano de mudanças de geração, foram anunciadas outras novidades no comando do grupo Bosch (que também passam a vale a partir do ano que vem): Franz Fehrenbach, presidente do conselho fiscal, vai se aposentar, e em seu lugar assumirá Stefan Asenkerschbaumer. Christian Fischer será o novo vice-presidente do conselho de administração e Markus Heyn será o presidente do setor de negócios de soluções de mobilidade. Por fim, o recém-criado conselho de administração vai ser completado com Markus Forschner, novo diretor financeiro. A Bosch conta atualmente com quase 400 mil funcionários ao redor do planeta e contabilizou € 72 bilhões em vendas no ano passado.