JAC Motors amplia a sua linha de veículos comerciais leves totalmente elétricos com o furgão iEV750V
Automotive Business -
Modelo iEV750V chega às lojas em julho, com capacidade para até 1,54 tonelada; preço parte de R$ 387 mil
REDAÇÃO AB
Após lançar a picape e um caminhão urbano (VUC), a JAC Motors vai ampliar sua linha de veículos comerciais leves totalmente elétricos com o furgão iEV750V. Com porte (e visual) semelhante ao da Mercedes Sprinter e capaz de transportar até 1,54 tonelada de carga e autonomia para 235 km (que pode chegar a 280 km com o modo Eco acionado), o modelo deve se destacar em operações de entrega urbana – especialmente em áreas de circulação restrita –, já que não emite gases poluentes e nem produz ruído.
De acordo com a representante da marca no País, o custo por quilômetro rodado do furgão elétrico é duas vezes e meia menor que o de um modelo equivalente com motor convencional. Além disso, o iEV750V apresenta a vantagem do torque imediato de 76,5 kgfm, além da potência de 163 cavalos. O compartimento de carga oferece 12,3 m³ de área.
Ainda segundo a empresa, o primeiro furgão 100% elétrico de grande porte do mercado nacional apresenta valor de manutenção seis vezes menor que o de um similar com motor a diesel, já que não possui câmbio, embreagem, bicos injetores, bomba de combustível, filtros e catalisador, entre outros componentes que necessitam ser substituídos com frequência. O furgão JAC iEV750V será vendido por R$ 386.990 ainda em junho, com as primeiras entregas ocorrendo no mês seguinte.
No segmento de furgões elétricos, a BYD domina o mercado, mas ela oferece opções que têm menor porte e capacidade de carga. O modelo BYD eT3 pode transportar até 720 kg e tem até 300 km de autonomia, de acordo com o fabricante.