Publicidade

Siemens tem foco na sustentabilidade com a ambiciosa estrutura “DEGREE”

Criando o máximo impacto no cliente combinando os mundos real e digital como nenhuma outra empresa


Como parte do seu Capital Market Day virtual intitulado “Acelerando o Crescimento de Alto Valor,” a Siemens AG apresenta sua nova estratégia de crescimento, que também se reflete em novas metas ambiciosas da Estrutura Financeira e inclui uma ampla agenda de sustentabilidade.

“Nossos clientes se beneficiam com a nossa capacidade de combinar os mundos real e digital. Essa capacidade única permite que a Siemens dê suporte a seus clientes de uma maneira que nenhuma outra empresa faz”, disse Roland Busch, presidente e CEO da Siemens AG. “A digitalização, automação e sustentabilidade são os motores do crescimento da companhia. Aqui, nosso negócio principal e nosso negócio digital se reforçam mutuamente em um círculo virtuoso. Esse efeito forma o alicerce da nossa estratégia de crescimento para obtermos um crescimento mais lucrativo. Como uma empresa focada em tecnologia, queremos fortalecer nossa posição em todos os mercados onde atuamos e entrar em mercados adjacentes lucrativos. E, agora, estamos tornando nosso compromisso com a sustentabilidade mais claro do que nunca. Portanto, em tempos de grandes desafios globais, estamos criando um nítido valor agregado para nossos clientes, nossos stakeholders e para a sociedade.”

“Depois de nos transformarmos com sucesso em uma empresa focada em tecnologia, agora estamos estabelecendo novas metas financeiras ambiciosas para nossa empresa: Queremos acelerar ainda mais nosso crescimento lucrativo e, ao mesmo tempo, estamos colocando um foco ainda mais concentrado em nosso fluxo de caixa livre. Além disso, estamos oferecendo ainda mais transparência e clareza que também se estende além dos nossos Negócios Industriais”, acrescentou Ralf P. Thomas, CFO da Siemens AG. “Nossa sólida classificação em termos de investimento é um fator de sucesso importante em nosso caminho para o crescimento acelerado de alto valor e estamos claramente nos comprometendo a manter essa classificação. Além disso, a Siemens continua sendo um retorno total atraente para o acionista - com base na continuação do nosso programa de recompra de ações e de uma política de dividendos progressivos.”

“A sustentabilidade faz parte do nosso DNA. Não é uma opção. É um imperativo empresarial”, explicou Judith Wiese, Diretora de Recursos Humanos, Diretora de Sustentabilidade e membro da Diretoria da Siemens AG. “Com base em nosso histórico de sucesso, estamos estabelecendo agora metas ainda mais ambiciosas para nossa empresa. Vamos acelerar nossos esforços e elevar os desafios para criar muito mais valor para todos os nossos acionistas. O crescimento sustentável dos negócios ocorre junto com o valor que criamos para as pessoas e para o nosso planeta.”

A Siemens está posicionada de maneira exclusiva para ajudar seus clientes a atingir suas metas de sustentabilidade - com ofertas excepcionais para a eficiência de recursos e descarbonização.

Foco na transformação digital como um desafio-chave

Depois do spin-off da Siemens Energy (2020), a Siemens de hoje é uma empresa focada em tecnologia, atendendo os setores industriais, de infraestrutura, transporte e saúde. Assim, a Siemens atua em setores que constituem a espinha dorsal da economia global e proporcionam grande potencial para a transformação digital e maior sustentabilidade - os maiores desafios da nossa era. A Siemens possui as tecnologias necessárias para permitir que empresas e economias incrementem sua produtividade, eficiência, flexibilidade e sustentabilidade.

Somente os mercados específicos da Digital Industries, Smart Infrastructure, Mobility e Siemens Healthineers totalizam um volume de 440 bilhões de euros (tomando 2020 como o ano base). Esses mercados devem crescer de 4% a 5% ao ano até 2025. Graças à estreita interação entre profundo conhecimento de domínio e recursos digitais, a Siemens tem os pré-requisitos ideais para expandir ainda mais sua posição nesses mercados, e a empresa está se esforçando para continuar a crescer lucrativamente neles.

Ao mesmo tempo, a Siemens pretende entrar em mercados adjacentes altamente atraentes com um volume adicional de 120 bilhões de euros. Para explorar esses mercados, a empresa está se concentrando em uma combinação de crescimento orgânico e inorgânico. A aquisição da Supplyframe - um importante mercado global para componentes eletrônicos - e a aquisição da Varian são exemplos dessa estratégia.

Tecnologias inovadoras - em uso na empresa inteira

A capacidade singular da Siemens em combinar os mundos real e digital é baseada em três elementos: Usando o profundo conhecimento de domínio dos seus especialistas, a Siemens está desenvolvendo aplicações digitais para mercados específicos. Além disso, a Siemens está juntando conhecimentos especializados para impulsionar tecnologias básicas, utilizadas em toda a empresa. E, graças a um forte ecossistema que inclui clientes, parceiros e startups, a Siemens pode superar seus concorrentes oferecendo ao mercado inovações orientadas ao cliente.

Para conseguir isso, a empresa está impulsionando rapidamente seu portfólio de tecnologia: soluções de software e automação e uma plataforma líder de IoT, além de tecnologias essenciais em áreas como inteligência artificial (IA), gêmeos digitais, 5G, Edge industrial e segurança cibernética. Como o negócio principal da Siemens e seu negócio digital se fortalecerão cada vez mais no futuro, a empresa espera ver um crescimento lucrativo acima da média do mercado. Para o futuro, a Siemens espera que a sua receita digital do exercício fiscal de 2020, de 5,3 bilhões de euros, cresça a uma taxa composta de crescimento anual aproximada de 10% ao longo do ciclo de negócios até 2025.

Transformando o modelo de negócios em Software como Serviço (SaaS)

A partir do ano fiscal de 2022, a Digital Industries (DI) iniciará uma transformação fundamental no modelo de negócios à medida que faz a transição de uma parte significativa do seu negócio de software para "Software como Service (SaaS)" e - além dos indicadores de desempenho estabelecidos - começará a informar a receita recorrente anual (ARR). A DI Software planeja lançar novas ofertas de SaaS que proporcionarão maior acessibilidade, colaboração sem esforços e escalabilidade ilimitada para ajudar os clientes a acelerarem sua transformação digital. Para a Siemens, a transição para o modelo SaaS vai gerar uma receita mais resiliente e previsível para a DI e impulsionará o crescimento, abrindo o acesso a novos mercados verticalizados, usuários e clientes, especialmente em pequenas e médias empresas que podem reduzir o investimento em infraestrutura de TI complexa.

DEGREE - Claro compromisso com a sustentabilidade, com metas ambiciosas

A Siemens reforça seu compromisso com a sustentabilidade com sua nova estrutura denominada DEGREE, sigla que significa os termos Descarbonização, Ética, Governança, Eficiência de recursos, Equidade e Empregabilidade. Essa nova estrutura se aplicará a todas as atividades nos negócios da empresa, em todo o mundo.

A Siemens apoia suas ambições em termos de sustentabilidade com metas sistematizadas, mensuráveis e específicas a longo prazo para os setores ambientais, sociais e de governança (ESG). Além disso, a empresa está adotando oficialmente o tema da sustentabilidade como um imperativo estratégico adicional para as suas decisões de investimento.

Aproveitando seu portfólio de tecnologia, a Siemens pode apoiar os setores público e privado na transformação digital de operações industriais, construção e infraestrutura para redes elétricas, transporte e saúde, oferecendo ao mesmo tempo soluções inovadoras com um caso de negócio atraente para conduzir a transição para uma economia neutra em termos de carbono. Essas tecnologias ajudam os clientes a atingir seus objetivos usando menos recursos.

Em 2015, a Siemens se tornou uma das primeiras empresas industriais em todo o mundo a se comprometer em obter a neutralidade no uso de carbono em suas próprias operações empresariais até 2030. Desde então, a empresa cortou suas emissões de CO2 em mais da metade. Ao mesmo tempo, a Siemens tem intensificado suas atividades atuais para a descarbonização física em toda a sua cadeia de valor e está buscando o caminho de redução orientado por dados que a iniciativa Science-Based Targets defende. Essa abordagem garante que os esforços de proteção do clima aplicados pela empresa estejam em harmonia com os níveis mais elevados de aspiração do Acordo de Paris. Em sua cadeia de suprimentos, a própria Siemens está se comprometendo a reduzir as emissões em 20% até 2030, e a empresa pretende obter uma cadeia de suprimentos neutra em carbono até 2050. Até o final desta década, a Siemens também pretende avançar ainda mais na direção de obter circularidade e, por exemplo, aumentar claramente a compra de materiais secundários para metais e resinas.

O programa DEGREE possui várias metas - por exemplo, proteger a empregabilidade a longo prazo das pessoas que trabalham na empresa e promover a inclusão, o respeito e a igualdade de tratamento. A empresa está perseguindo sua meta declarada de garantir que as mulheres representem 30% das pessoas no nível de alta gerência até 2025. Ao mesmo tempo, a Siemens continuará a investir em educação e treinamento para todos os seus colaboradores. A empresa investe cerca de 250 milhões de euros por ano (sem incluir a Siemens Healthineers AG) em tais medidas em todo o mundo.

Metas financeiras novas e ambiciosas para um crescimento acelerado de alto valor

A Siemens também apresenta uma Estrutura Financeira atualizada que, a partir do exercício fiscal de 2022, estabelecerá metas financeiras ainda mais ambiciosas, ao mesmo tempo em que fornece mais transparência e clareza. A Siemens tem como objetivo, entre outras coisas, atingir um crescimento anual comparável de 5% a 7% (anteriormente de 4% a 5%) para a receita do Grupo ao longo do seu ciclo de negócios de três a cinco anos. Como resultado, a empresa planeja crescer a uma taxa que supere claramente o mercado. O lucro por ação antes das alocações do preço de compra (EPS antes da PPA) deve crescer a uma taxa anual na faixa elevada de porcentagem de um dígito. De uma perspectiva relativa, portanto, o pré-PPA EPS deve crescer mais rápido do que a receita. Além disso, a empresa continuará a perseguir rigorosamente a meta de converter o lucro em fluxo de caixa livre. A Siemens está elevando sua meta de taxa de conversão de caixa para o nível do Grupo para tornar a responsabilidade geral mais clara. Como parte da sua Estrutura Financeira atualizada, a empresa está comprometida com uma política de dividendos progressivos.

Devido ao crescimento lucrativo em mercados atraentes e às suas melhorias estruturais, a Siemens está aumentando sua meta de margem de lucro para a Smart Infrastructure e a Mobility. Apesar dos encargos temporários da transição para um modelo de negócios do tipo SaaS, a Digital Industries está mantendo sua meta ambiciosa de margem de lucro na faixa de 17% a 23%. Para o futuro, a Smart Infrastructure almeja uma margem de lucro de 11% a 16% (anteriormente 10% a 15%). A Mobility tem como meta uma margem de 10% a 13% (anteriormente 9% a 12%).

Compromisso com uma sólida classificação de grau de investimento

A sólida classificação do grau de investimento da Siemens continuará a ser um fator chave de sucesso. Também é um pré-requisito para permitir à empresa manter o acesso a opções de financiamento em condições extremamente atraentes.

A Siemens continua a representar um retorno total atraente para o acionista

Como parte do seu Capital Market Day, a Siemens está anunciando que lançará um novo programa de recompra de ações de até 3 bilhões de euros, começando no exercício fiscal de 2022. Além disso, a Siemens continua a garantir uma rigorosa alocação de capital. Junto com sua política de dividendos progressivos, esses fatores também devem gerar um retorno total extremamente atraente para o acionista no futuro.

Projeção para o ano fiscal de 2021:
O desenvolvimento favorável dos negócios continua no trimestre atual. Além disso, desde meados de abril, estamos integrando a Varian Medical Systems, Inc.; os efeitos da aquisição da Varian foram anteriormente excluídos dessa projeção. Nosso cenário para o lucro líquido continua na faixa de 5,7 bilhões a 6,2 bilhões de euros, entretanto, incluindo agora os encargos previamente anunciados em relação a aquisição da Varian.

Publicidade