Schneider Electric e Wärtsilä firmam parceria para criar solução de energia sustentável
Assessoria de Imprensa -
Novo sistema de energia permite mineração de lítio sustentável em áreas sem acesso à rede, desbloqueando o abastecimento do mercado global
A Schneider Electric, líder global em transformação digital e gerenciamento e automação de energia, e a Wärtsilä, líder global em tecnologias inteligentes e soluções de ciclo de vida completas para os mercados marinho e de energia, firmaram uma parceria para criar uma solução de energia sustentável e ininterrupta para as minas de lítio mais isoladas do mundo. O sistema de energia holístico inclui consultoria e projeto de fornecimento de energia sob medida, construção de infraestrutura de energia, entrega de equipamento, instalação, operação de microrredes digitais e comissionamento disponível para operadores de mineração em todo o mundo.
A solução da Schneider e da Wärtsilä, desenvolvida ao longo de 20 anos de colaboração abrangendo mais de 200 projetos, otimiza o fornecimento e uso eficiente de energia. Ela unifica e aproveita microrredes, geração de energia térmica, armazenamento de energia e outras fontes renováveis para fornecer uma solução de alta relação custo-benefício com um impacto ambiental mínimo para a indústria de mineração. Com base em projetos piloto, os resultados incluem:
- Uma redução média geral do CapEx de 27%;
- Uma redução de emissões de CO2 de até 20% ou 18.500 toneladas por ano por mina;
- Uma redução do custo de energia de 40% ao mudar para a solução conjunta Schneider - Wärtsilä de energia gerada a diesel fora da rede local.
“Os benefícios vão muito além da mineração de lítio”, diz Vivek Kapoor, vice-presidente e líder do segmento regional de mineração, minerais e metais da Schneider Electric. “Para criar um futuro líquido zero, os veículos elétricos e o armazenamento de energia renovável devem se tornar mais baratos e acessíveis. Essa solução permitirá que os operadores de mineração reduzam o impacto ambiental de seus locais e o custo de produção. Ele tem o potencial de impulsionar a próxima geração de tecnologia e, em última análise, atuar como a base de uma sociedade líquida zero”, explica o executivo. Segundo ele, os operadores globais de minerais, metais e mineração precisam descarbonizar suas operações com rapidez e avançar no sentido de se tornarem 100% renováveis. Essa solução fornece as respostas para esses desafios, trazendo transparência e eficiência para operações.
“A crescente demanda global por lítio, necessária para aplicações de armazenamento de bateria, está pressionando as operações de mineração para que sejam mais eficientes e econômicas possíveis”, disse Jean Nabb, diretor de Parceria Estratégica da Wärtsilä Energy. “A fonte de alimentação é um elemento fundamental de resiliência e confiabilidade. Juntamente com a Schneider, projetamos uma solução que aproveita os pontos fortes e a experiência de nossas duas empresas. Isso não só garantirá um fornecimento confiável de energia, mas irá trazer benefícios econômicos e ambientais devido ao aumento da eficiência das operações de mineração.”
O conceito de design do projeto se estende ao ciclo de vida da mina, fornecendo e permitindo o nível exato de energia para garantir a produtividade da mina. Como resultado, os custos operacionais são reduzidos e a disponibilidade de energia é otimizada para atingir as metas de produção da mina.
A previsibilidade de peças, fornecimento de energia e custos de manutenção reduzem a necessidade de capital de giro dentro do ciclo 24/7. Esta solução funciona para novas minas que estão sendo projetadas e também para conversões de projetos de mineração. Em particular, a Argentina tem o maior potencial de mineração de lítio nos próximos cinco anos, à medida que a energia sustentável ininterrupta se torna disponível.
A Schneider Electric e a Wärtsilä assinaram o acordo de cooperação para o desenvolvimento do projeto para soluções de energia de mineração em março de 2020. Ambasvisam otimizar o benefício do cliente em projetos de mineração, oferecendo soluções baseadas em tecnologias mutuamente complementares. O whitepaper de negócios foi publicado em março de 2021.