Bosch anuncia contrato de longo prazo de fornecimento de compressores de ar elétricos com potência eletrônica integrada

Empresa anunciou um contrato de longo prazo com a cellcentric, joint venture das montadoras alemã e sueca


REDAÇÃO AB

A Bosch anunciou que fechou um contrato de longo prazo de fornecimento de compressores de ar elétricos com potência eletrônica integrada para a cellcentric, joint venture cellcentric, formada pelos grupos Daimler e Volvo para a produção de células de combustível que serão usadas em caminhões.

A fabricante de componentes automotivos explicou que o compressor controla o suprimento de oxigênio da célula de combustível, sendo vital, portanto, para o funcionamento do sistema. Lembrando que nas células de combustível, o hidrogênio reage com o oxigênio da atmosfera para produzir energia elétrica. Como o hidrogênio é produzido a partir de fontes de energia renovável, o conjunto motriz não gera impactos no meio ambiente.

“A Bosch está dedicando um grande esforço no desenvolvimento deste componente. Temos 15 equipes de diferentes divisões trabalhando para comercializar o compressor de ar elétrico”, declarou Uwe Gackstatter, presidente mundial da divisão powertrain solutions da Bosch.

Da mesma forma que a Bosch, a joint venture cellcentric pretende se tornar uma produtora global líder em sistemas de células de combustível para serem usados em caminhões, contribuindo para tornar o transporte neutro em carbono até 2050. A fabricação em larga escala das células está prevista para começar em meados deste década.

A Bosch está fazendo grandes investimentos em setores relacionados com o hidrogênio, e até 2024 a empresa pretende investir aproximadamente € 600 milhões em aplicações móveis de células de combustível e mais de € 400 milhões em conjuntos estacionários para geração de eletricidade e calor.

Publicidade